Opinião e notícias

31/07/2015

Projeto Beira Linha ajuda comunidades a construir a cidadania


 

O Projeto Beira Linha, desenvolvido pela Pastoral PUC Minas, Unidade São Gabriel,  apoia comunidades pobres com projetos que visam ampliar os horizontes de crianças, adolescentes e jovens em situação risco social. As principais ações são voltadas para a profissionalização e a capacitação para o mercado de trabalho.

Os cursos são gratuitos e ministrados preferencialmente  no ambiente da Universidade, embora alguns sejam realizados nas comunidades. Os interessados podem optar  pela formação para  auxiliar  administrativo, informática básica ou avançada, inglês básico ou intermediário e manutenção de computadores. São oferecidas, ainda, de forma alternada, as oficinas Clicando na Terceira Idade, Desenhando sua História, Robótica e PUC Mais Idade. A celebração do Natal é uma importante iniciativa que promove a confraternização e dá oportunidade aos profesores e funcionários da Universidade de atenderem os pedidos feitos em cartas, pelas crianças das comunidades.

 

Oficina de Robótica atrai a  atenção dos jovens

Segundo Frei Mário Taurinho, OP, coordenador do Projeto, o objetivo é proteger o jovem do risco social e inseri-lo em outra realidade que o incentive, por exemplo, a almejar o ingresso na faculdade. “Desejamos criar inquietude nesses jovens para o estudo e a conquista, com esforço próprio, de uma qualidade de vida diferente”.

O Beira Linha integra o programa de extensão da PUC Minas, com ação transformadora também na Universidade. “É um trabalho social que possibilita a sensibilização de alunos, professores e funcionários para que desempenhem seu saber e, ao mesmo tempo, adquiram características próprias de Universidade Católica, no que diz respeito à questão ética, humana e social” – explica frei Mário Taurinho.

O esforço na comunidade acadêmica é o de favorecer a realização de um trabalho complementar que combine a articulação pastoral com elementos da universidade, sendo  multidisplicinar, à medida que tem a participação de todos, e transdisciplinar, no sentido de que os saberes obtidos nos diversos cursos se cruzam para ajudar a comunidade.

São beneficiadas por esse trabalho populações de vários bairros, desde o São Gabriel, onde se localiza a Unidade da PUC Minas, até o bairro Capitão Eduardo, ao longo de um trajeto onde iniciou-se a  construção de uma linha de trem de ferro, que não foi adiante. Contudo, pessoas de qualquer idade e de outros bairros  podem se candidatar aos cursos oferecidos.

Essas comunidades enfrentam diariamente a precariedade de serviços públicos como política habitacional, falta de água tratada, de rede de esgoto, iluminação pública, escolas e postos de saúde.  Segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte, 2708 adolescentes e jovens vivem esse cotidiano.

A Universidade Católica, segundo frei Mário Taurinho,  criou a unidade no bairro São Gabriel sabendo que ali é região carente e, por isso mesmo, busca não ficar alheia à realidade de seu entorno. Uma conduta que se concretiza por ações que vão além do Projeto Beira Linha, por meio de outras ações da comunidade acadêmica. Muitos que frequentam a Unidade moram na região e alguns alunos são do Beira Linha .

Manter a perseverança daqueles que frequentam os cursos e precisam vencer obstáculos para prosseguir é um dos grandes desafios apontados por aqueles que estão diretamente envolvidos com o Projeto. O esforço também é constante no sentido de atrair voluntários: “Como  a rotatividade é alta, com muitos alunos ingressando e concluindo seus cursos, sempre temos que recomeçar”, conclui o coordenador do Projeo Beira Linha.

 

Resultados do Projeto Beira Linha  2008/2013

OFICINAS E CURSOS OFERECIDOS BENEFICIADOS CURSOS DE ORIGEM DOS VOLUNTÁRIOS
Auxiliar Administrativo                  626 Administração de Empresas
Criação de Personagens        151 Jogos Digitais
Vendas          16   Administração de Empresas
Informática Básica      1714  Tecnologia da Informação
Inglês Básico         371  Tecnologia da Informação
Inglês Intermediário          142  Tecnologia da Informação
Reciclagem e Manutenção de Computadores         219  Tecnologia da Informação
Curso da OAB         140  Direito
Oficina de Matemática            26   Ciências Atuariais
Telemarketing          111  Administração de Empresas
Web Designer            16  Tecnologia da Informação
PUC Minas Mais idade            140  Engenharia da Computação

 

 

 

 

 

 

 
Compartilhe:

Veja mais


--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
--------------------------------------------
Ver Todas [+]

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-007 | Belo Horizonte - MG
Geral: 31 3269-3100 | Mitra: 31 3269-3131 | Chancelaria: 31 3269-3103