Opinião e notícias

17/07/2015

Arquidiocese oferece cursos sobre Igreja e Sociedade

Primeiro módulo do Curso  na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), o Vicariato para a Ação Social e Política e as regiões episcopais, a Arquidiocese de Belo Horizonte oferecem uma série de cursos intitulados “Igreja e Sociedade”.

Os  cursos foram elaborados visando ao aprofundamento de temas contemporâneos pautados pela Campanha da Fraternidade deste ano. O objetivo é recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Segundo o coordenador do Nesp e professor da PUC Minas Robson Sávio, nessa perspectiva, os conteúdos formativos procuram atender a demandas de formação de  agentes de pastorais que atuam nas paróquias e os membros de pastorais sociais, grupos de fé e política, movimentos sociais e conselheiros de políticas públicas.

Os cursos têm carga horária média de 24 horas, divididas em sete ou oito módulos. A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança já encerrou as atividades, com a certificação de 50 participantes, expedida pelo Nesp.

Ainda existem módulos ocorrendo nas regiões episcopais Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora Aparecida, conforme programação abaixo:

- Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade
8 de agosto - Consciência crítica e método VER-JULGAR-AGIR - Professora Raquel Beatriz Junqueira Guimarães
22 de agosto - A realidade que temos: conjuntura política, econômica e social - Professores Robson Sávio e Claudemir Francisco
29 de agosto - A questão social nas sagradas escrituras - Pe. Jaldemir Vitório, SJ
19 de agosto - Doutrina Social da Igreja (Documentos da CNBB) - Frei Leonardo Pereira
3 de agosto - Doutrina Social da Igreja (retomada histórica até o Vaticano II) - Pe. Manoel Godoy
24 de agosto - Evangelii Gaudium - Dom João Justino
7 de agosto - Ser agente de comunhão na construção do Reino - Dom Joaquim Mol
21 de agosto - Planejando a ação social da RENSP

- Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida
1 de agosto - Ser agente de comunhão na construção do Reino - Dom Joaquim Mol
29 de agosto - A realidade que temos: conjuntura política, econômica e social - Professores Robson Sávio e Claudemir Francisco
19 de agosto - Consciência crítica e método VER-JULGAR-AGIR - Professora Raquel Beatriz Junqueira Guimarães

Os interessados em participar dos módulos restantes ou de algum módulo específico deverão entrar em contato com a secretaria das regiões episcopais.

Além dos cursos nas regiões episcopais, o Nesp, em parceria com o Centro Loyola de Belo Horizonte, oferece o curso Diálogos: Igreja e Sociedade, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. No segundo semestre, os módulos ocorrerão nos dias 27 de agosto, 24 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro.

A série de debates "Diálogos: Igreja e Sociedade", conforme explica o professor Robson Sávio, tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre temas contemporâneos relevantes. A participação é aberta ao público e a atividade inicia-se com explanação sobre o tema, realizada por conferencista convidado, e seguida debate.

Outras informações sobre essa série de debates podem ser obtidas no Nesp. Telefone: 3319-4978 ou e-mail: nesp@pucminas.br ou no Centro Loyola, pelo telefone 3342-2847.

--------------------------------------------
Ver Todas [+]