Opinião e notícias

18/06/2015

Encíclica do Papa Francisco pede conversão ecológica - leia o documento na íntegra em português

O Vaticano divulgou na manhã de hoje, 18 de junho, a nova Encíclica do Papa Francisco, "Laudato si - sobre o cuidado da casa comum”. O pontífice apresenta suas preocupações quanto ao clima e aponta problemas e desafios de preservação e prevenção, como também questões como a fome no mundo, a pobreza, a globalização e a escassez.

Este é o primeiro documento escrito integralmente pelo pontífice, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente. Em 2013, no início do pontificado do Papa Francisco, o primeiro documento publicado foi "Lumen Fidei", que já tinha sido iniciado pelo Papa Emérito Bento XVI.

Em consonância com a encíclica, em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica da CNBB terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. A atividade será coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

Ao final da Audiência Geral da quarta-feira,  dia 17, Francisco disse que a Terra tem sido maltratada e saqueada. “Esta nossa casa está sendo arruinada e isso prejudica a todos, especialmente os mais pobres. Portanto, o meu apelo é à responsabilidade, com base na tarefa que Deus deu ao ser humano na criação: cultivar e preservar o jardim em que ele o colocou. Convido todos a acolher com ânimo aberto este Documento, que está em sintonia com a Doutrina Social da Igreja”, alertou Francisco. O Papa explicou que o nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco  “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra pode ser comparada com uma irmã e uma mãe.

A nova Encíclica é composta por seis capítulos, são eles: “O que está a acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”.

Confira a versão em português da Encíclica, clique aqui.

--------------------------------------------
Ver Todas [+]