23/03/2017
Semeadores de esperança

16/03/2017
Quem priva o homem do trabalho comete grave pecado

08/03/2017
O verdadeiro jejum é ajudar os outros

08/03/2017
As mulheres, segundo o Papa Francisco

22/02/2017
Romper a comunhão com a natureza é romper com Deus

15/02/2017
A esperança cristã é sólida, não decepciona

08/02/2017
Esperança, fonte de conforto

02/02/2017
Responder ao grito da terra e dos pobres

25/01/2017
Confiar em Deus

19/01/2017
A unidade dos cristãos é possível

12/01/2017
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

11/01/2017
Depositar a esperança em Deus, não nos falsos ídolos

06/01/2017
Das lágrimas pode nascer a esperança

07/12/2016
Só a esperança cristã não desilude, proporciona o sorriso

01/12/2016
Rezar pelos vivos e pelos que já se foram

Ver Todas [+]

Palavra da Igreja > Mensagem do Papa

Sem a Mãe Igreja não podemos ir avante

15/09/2014

Cidade do Vaticano (RV) - Como sem Maria não teríamos Jesus, assim “sem a Igreja não podemos ir adiante”. É o que disse o Papa presidindo a Santa Missa na manhã desta segunda-feira, na capela da Casa Santa Marta, no dia em que celebramos a memória de Nossa Senhora das Dores.

A Liturgia – afirma o Papa Francisco - depois de nos ter mostrado a Cruz gloriosa, nos faz ver a Mãe humilde e carinhosa. Na Carta aos Hebreus, “Paulo enfatiza três palavras fortes”: ele diz que Jesus “aprendeu, obedeceu e sofreu”. “É o oposto do que havia acontecido com o nosso pai Adão, que não quis aprender que o Senhor mandava, que não quis sofrer, nem obedecer”. Jesus, no entanto, mesmo sendo Deus “se aniquilou, humilhou-se a si mesmo tornando-se servo. Esta é a glória da cruz de Jesus”:

“Jesus veio ao mundo para aprender a ser um homem, e sendo um homem, caminhar com os homens. Veio ao mundo para obedecer, e obedeceu. Mas essa obediência Ele aprendeu com o sofrimento. Adão saiu do Paraíso com uma promessa, a promessa que foi levada avante durante muitos séculos. Hoje, com esta obediência, com esse aniquilar a si mesmo, humilhar-se, de Jesus, aquela promessa se torna esperança. E o povo de Deus caminha com esperança certa. Também a Mãe, ‘a nova Eva’, como o próprio Paulo chama, participa deste caminho do Filho: aprendeu, sofreu e obedeceu. E torna-se Mãe”.

O Evangelho nos mostra Maria aos pés da Cruz. Jesus diz a João: “Eis a tua mãe”. Maria – afirmou o Papa - é ungida como Mãe”:
É esta é também nossa esperança. Não somos órfãos, temos Mãe: a Mãe Maria. Mas também a Igreja é Mãe e também é ungida Mãe quando faz o mesmo caminho de Jesus e de Maria: o caminho da obediência, o caminho do sofrimento e quando tem o comportamento de continuamente aprender o caminho do Senhor. Estas duas mulheres – Maria e a Igreja – levam adiante a esperança que é Cristo, nos dão Cristo, gerando Cristo em nós. Sem Maria, não existiria Jesus Cristo; sem a Igreja, não poderemos andar adiante”.

“Duas mulheres e duas Mães” – prosseguiu o Papa Francisco – e ao lado delas nossa alma, que como disse o monge Issac, abade de Stella, “é femenina” e assemelha “à Maria e à Igreja”:

“Hoje, olhando junto à Cruz esta mulher, firmíssima em seguir seu Filho no sofrimento para aprender a obediência; olhando-a, olhamos a Igreja e olhamos nossa Mãe. E também, olhamos nossa pequena alma que não se perderá, se continua sendo também uma mulher próxima a estas duas grandes mulheres que nos acompanham na vida: Maria e a Igreja. E como os nossos Pais saíram do Paraíso com uma promessa, hoje podemos ir adiante com uma esperança: a esperança que nos dá nossa Mãe Maria, firmíssima junto à Cruz, e nossa Santa Mãe a Igreja Hierárquica”.

Rádio Vaticana

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana