23/03/2017
Semeadores de esperança

16/03/2017
Quem priva o homem do trabalho comete grave pecado

08/03/2017
O verdadeiro jejum é ajudar os outros

08/03/2017
As mulheres, segundo o Papa Francisco

22/02/2017
Romper a comunhão com a natureza é romper com Deus

15/02/2017
A esperança cristã é sólida, não decepciona

08/02/2017
Esperança, fonte de conforto

02/02/2017
Responder ao grito da terra e dos pobres

25/01/2017
Confiar em Deus

19/01/2017
A unidade dos cristãos é possível

12/01/2017
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

11/01/2017
Depositar a esperança em Deus, não nos falsos ídolos

06/01/2017
Das lágrimas pode nascer a esperança

07/12/2016
Só a esperança cristã não desilude, proporciona o sorriso

01/12/2016
Rezar pelos vivos e pelos que já se foram

Ver Todas [+]

Palavra da Igreja > Mensagem do Papa

Sem esperança, as pregações são vaidades

16/09/2014

Cidade do Vaticano (RV) – Podem-se fazer belas pregações, mas se você não está próximo às pessoas, se você não sofre com as pessoas e não dá esperança, essas pregações não servem, elas são vaidades: foi o que disse o Papa durante a sua homilia nesta manhã de terça-feira na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja recorda o papa São Cornélio, e o bispo São Cipriano, mártires.

O Evangelho do dia fala de Jesus que se aproxima de um cortejo fúnebre: uma viúva de Naim perdeu seu único filho. O Senhor realiza o milagre de trazer à vida o jovem - afirma o Papa -, mas faz muito mais: ele está próximo. “Deus – dizem as pessoas - visitou o seu povo”. Quando Deus visita “há algo a mais, há algo de novo”, “quer dizer que a sua presença está especialmente ali”. Jesus está próximo:

“Estava próximo do povo. Deus está próximo e é capaz de entender o coração das pessoas, o coração do seu povo. Então o Senhor vê aquele cortejo, e se aproxima. Deus visita o seu povo, em meio a seu povo, e se aproxima. Proximidade: é o modo de Deus. Depois, há uma expressão que se repete na Bíblia, muitas vezes: ‘O Senhor, movido de grande compaixão’. A mesma compaixão que, diz o Evangelho, teve quando viu tantas pessoas como ovelhas sem pastor. Quando Deus visita o seu povo, Ele está próximo, Ele se aproxima e sente compaixão: comove-se”.

“O Senhor – continuou o Papa Francisco - ficou profundamente comovido, como tinha ficado diante do túmulo de Lázaro”. Assim como também ficou comovido o pai, “quando viu voltar para casa o filho pródigo”:

Proximidade e compaixão: assim o Senhor visita o seu povo. E quando nós queremos anunciar o Evangelho, levar adiante a Palavra de Jesus, o caminho é esse. O outro caminho é o dos mestres, dos pregadores do templo: os doutores da Lei, os escribas, os fariseus... Afastados do povo, falavam...bem: falavam bem. Ensinavam a Lei, bem. Mas afastados. E isto não era um olhar do Senhor: era outra coisa. O povo não sentia isso como uma graça, porque faltava a proximidade, faltava a compaixão, isto é, sofrer com o povo.”

“E tem outra palavra – sublinhou o Papa – que é própria de quando o Senhor visita o seu povo: ‘O morto se sentou e começou a falar, e ele – Jesus – o restituiu à sua mãe’”:
“Quando Deus visita o seu povo, restitui ao povo a esperança. Sempre. Pode-se pregar a Palavra de Deus brilhantemente: encontramos grandes pregadores na história. Mas se estes pregadores não conseguem semear a esperança, essa pregação não serve. É vaidade!”

Olhando Jesus que restituiu à mãe o filho vivo – concluiu o Papa – “podemos entender o que significa uma visita de Deus a seu povo. E pedir a graça que nosso testemunho de cristãos seja testemunho portador da visita de Deus ao seu povo, isto é, da proximidade que semeia a esperança.”

Rádio Vaticana

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana