23/03/2017
Semeadores de esperança

16/03/2017
Quem priva o homem do trabalho comete grave pecado

08/03/2017
O verdadeiro jejum é ajudar os outros

08/03/2017
As mulheres, segundo o Papa Francisco

22/02/2017
Romper a comunhão com a natureza é romper com Deus

15/02/2017
A esperança cristã é sólida, não decepciona

08/02/2017
Esperança, fonte de conforto

02/02/2017
Responder ao grito da terra e dos pobres

25/01/2017
Confiar em Deus

19/01/2017
A unidade dos cristãos é possível

12/01/2017
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

11/01/2017
Depositar a esperança em Deus, não nos falsos ídolos

06/01/2017
Das lágrimas pode nascer a esperança

07/12/2016
Só a esperança cristã não desilude, proporciona o sorriso

01/12/2016
Rezar pelos vivos e pelos que já se foram

Ver Todas [+]

Palavra da Igreja > Mensagem do Papa

Deus escolhe os pequeninos

21/01/2014

Deus escolhe sempre «o mais pequenino», chama-os pelo nome e estabelece com eles uma relação pessoal: é por isto que para dialogar com ele é preciso antes de mais ser «pequeninos». Recordou o Papa Francisco na missa celebrada na capela da Casa de Santa Marta na terça-feira, 21 de Janeiro, memória litúrgica de Santa Inês virgem e mártir.

Precisamente a leitura do primeiro livro de Samuel (16, 1-13a) que narra a unção de David, sugeriu ao Pontífice a reflexão para a homilia. «A relação do Senhor com o seu povo – disse – é uma relação pessoal, sempre».

É por esta razão, explicou, que «o Senhor nunca fala ao povo» como se se dirigisse a uma «multidão». Ao contrário «fala sempre pessoalmente», chamando cada pessoa com o próprio nome. Além disso o Senhor «escolhe pessoalmente», acrescentou o Papa sugerindo o exemplo da «narração da criação. O próprio Senhor, que com as suas mãos faz artesanalmente o homem, atribui-lhe um nome: chamas-te Adão. Começa assim aquela relação entre Deus e a pessoa».

O Papa indicou depois outro aspecto fundamental: «Há uma relação entre Deus e nós pequeninos. Deus é grande e nós pequeninos». Assim «também quando Deus deve escolher as pessoas, inclusive o seu povo, escolhe sempre os pequeninos». A ponto que «diz ao seu povo: escolhi-te porque tu és o mais pequenino, aquele que tem menos poder entre os povos».

Prosseguindo a reflexão sobre «este diálogo entre o Senhor e a nossa pequenez, a pequenez de cada um de nós», o Papa fez uma pergunta: «Onde está a fidelidade cristã?». E respondeu: «A fidelidade cristã, a nossa fidelidade consiste simplesmente em conservar a nossa pequenez para poder dialogar com o Senhor». Eis por que «a humildade, a suavidade e a mansidão são tão importantes na vida do cristão: são uma preservação da pequenez». São as bases para levar sempre em frente «o diálogo entre a nossa pequenez e a grandeza do Senhor.

Francisco concluiu a homilia com um pedido: «Que o Senhor nos conceda, por intercessão de Nossa Senhora – que cantava jubilosa a Deus porque tinha olhado para a sua humildade – a graça de conservar a nossa pequenez diante d'Ele».

L’Osservatore Romano

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana