Atuação

O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (www.igrejaboaviagem.org.br) é um dos poucos santuários católicos no mundo a oferecer a oportunidade de Adoração ao Santíssimo Sacramento todos os dias da semana e ao longo das 24 horas.

HISTÓRIA

Uma solenidade reunindo milhares de fiéis marcou o início da adoração perpétua na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em 31 de outubro de 1937. A partir desta data, os fiéis passaram a dedicar ao menos uma hora do dia para orações e reflexões diante da Eucaristia.

Os momentos de adoração são realizados individualmente ou em grupos que se revezam durante 24 horas.

FUNCIONAMENTO
Os adoradores, que realizam a contemplação de 6h às 21h, são chamados Guardas de Honra. Após esse horário, a Catedral abre espaço para a adoração noturna, oferecendo acomodações para o culto eucarístico no espaço na Casa dos Adoradores.

Há também as chamadas Horas Santas - horários programados para orações diárias entre as missas.

FESTIVIDADES
A padroeira Santuário, Nossa Senhora da Boa Viagem, é também a padroeira de Belo Horizonte. A grande festa em sua homenagem é realizada no dia 15 de agosto. A novena sempre começa dia 6 de agosto.

6 a 14 de agosto: Novena em homenagem à padroeira
9 de agosto - último domingo antes da festa: Caminhada com Maria. Nessa ocasião, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Boa Viagem parte da Catedral, em carreata, com um grupo de romeiros para visitar 15 paróquias com títulos marianos.
15 de agosto: Procissão luminosa e missa campal com a participação de milhares de pessoas.

PRINCIPAIS MOMENTOS DE VISITA

Semana Eucarística: acontece uma semana antes da Festa de Corpus Christi com celebrações especiais, adorações eucarísticas comunitárias e momentos de estudo e reflexão.
Retiro de Carnaval: com a pregação dos senhores bispos, há uma numerosa presença de adoradores.
Adorações eucarísticas semanais: toda quinta-feira, às 15 horas, é realizada a adoração eucarística, com uma grande participação de fiéis.

CELEBRAÇÕES DIÁRIAS
Domingo: 7h, 9h, 11h, 18h, 19h30m e 21h
Segunda a quarta-feira: 7h, 8h e 18h15
Quinta e sexta-feira: 7h, 8h, 12h15 e 18h15