Atuação

Arquidiocese de Belo Horizonte contra a Dengue

A Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta uma campanha que envolve toda a comunidade na prevenção contra a dengue.

Há risco de epidemia da doença, que, em 2010, foi responsável pela morte de quatro vezes mais pessoas do que no ano anterior. A picada do mosquito Aedes aegypti transmite o vírus e não há vacina para se proteger.

Todos são chamados para ajudar na divulgação da campanha, orientar os vizinhos, amigos e familiares, e observar os locais onde há risco de proliferação do mosquito da dengue.

Pelo telefone 08002832255 é possível fazer denúncias sobre locais que apresentam algum risco.

Padres, religiosos, leigos e toda a comunidade se mobilizam contra a dengue. Participe conosco!

Baixe aqui o cartazete da campanha, imprima e divulgue na sua paróquia.

Vídeos da campanha:

Versão 01:

Versão 02:

Versão 03:

Como combater:

A maioria dos focos de criação e reprodução do mosquito está dentro das casas e nos quintais. Água parada é dengue na certa. Fique atento às dez principais missões de combate:

1. Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.

2. Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.

3. Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.

4. Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles.

5. Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.

6. Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.

7. Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.

8. Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.

9. Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais.

10. Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-007 | Belo Horizonte - MG