Arquidiocese

Diaconato Permanente

O compromisso missionário da Igreja encontra fecundidade e sustento na ministerialidade, isto é, nos diferentes serviços eclesiais e ministérios, numa Igreja toda ministerial, sustentada, antes de tudo, pelo testemunho de vida, pela audácia da fé de quem deposita em Deus toda a sua confiança e na coragem incansável de anunciar o Evangelho da vida.

A Arquidiocese de Belo Horizonte aposta na missão, fidelidade ao seu Mestre e Senhor, também pela riqueza do ministério diaconal, entendendo, com alegria e esperança, que “alguns discípulos missionários do Senhor são chamados a servir à Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do matrimônio e da ordem. São ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja” (DAp 205).

Esperamos dos diáconos permanentes “um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão”. (DAp 208).

Confiando na graça de Deus, pedimos a proteção materna da amada Mãe Maria, a Senhora da Piedade, nossa Padroeira, sempre dispostos ao labor da missão e incansáveis, por amor, na resposta missionária que nossa Igreja é chamada a dar no coração do mundo, obediente ao mandato do seu Senhor.

+ Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Leitura Necessária
Diretrizes para o Diaconato Permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte

Diretrizes

Encontros Vocacionais

Os encontros são abertos a todos que queiram conhecer a proposta do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte. Não é necessário inscrição, nem candidatura prévia. Contudo, todos os vocacionados, que já se manifestaram formalmente, são convocados, pois estes encontros são necessários no processo de amadurecimento vocacional.

Oportunidade para apoiar o discernimento da vocação, esclarecer dúvidas, assimilar a diretriz do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte, conviver com os irmãos de caminhada.

A presença das esposas é MUITO recomendada.

Pedimos para que levem lanche para partilharmos.

29/Abr, 27/Mai, 01/Jul, 26/Ago, 30/Set, 28/Out

De 14:00 às 17:00 horas

No salão da Igreja São João Batista

Rua Lagoa da Prata, 979 - Entre as ruas Campina Verde e Divisa Nova

Bairro Salgado Filho

Ônibus: 1404A, 1404B, 1404C, 2033, 2034, 3054, 4205, 5250, 9211, 9214, S22

Requisitos Mínimos

a - Idade mínima de 32 anos, para casados e solteiros, e máxima de 59 anos completos. Para os casados, observar também um tempo mínimo de Matrimônio de 5 anos.

b - Iniciação Cristã completa: Batismo, Crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o Matrimônio religioso realizado de forma canônica.

c - Experiência mínima de 5 anos em trabalho pastoral ou social (como voluntariado em ONGs, por exemplo).

d - Domicílio canônico na Arquidiocese de Belo Horizonte.

e - Condições de saúde física e psíquica compatíveis com as atividades previstas.

Documentos iniciais necessários

a- Carta de Apresentação do Pároco atual

b- Carta de pedido pessoal do candidato para ingresso na Escola Diaconal (nome, endereço residencial e de e-mail, idade, experiência pastoral, formação - escolar, doutrinal e pastoral, situação familiar, ...)

c - Ficha de Cadastro devidamente preenchida.

Ficha cadastral

d - Roteiro de Reflexão respondido.

Roteiro para reflexão

e - Carta de avaliação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

Orientações para carta do CPP

Os documentos devem ser enviados em formato digital  (sacejarqbh@gmail.com) e também uma cópia impressa assinada para:

Seminário Coração Eucarístico de Jesus

Arquidiocese de Belo Horizonte

A/C.: CADIPE

Rua Andrelândia, 131 - Bairro Dom Bosco

CEP: 30850-150  BELO HORIZONTE - MG

Instâncias organizativas

Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente - CADIPE - orienta o exercício do ministério e supervisiona a Escola Diaconal São Lourenço e a Comissão  Arquidiocesana de Diáconos. Também avalia e escrutina os candidatos à Escola Diaconal.

Escola Diaconal São Lourenço - EDSL - realiza a preparação inicial dos candidatos para o exercício do ministério. O caminho formativo prevê um ano de Propedêutico e três anos de Formação Básica. O processo tem flexibilidade e depende da experiência anterior de cada candidato. A Formação Continuada dos diáconos está aos seus cuidados.

Comissão Arquidiocesana de Diáconos - CAD - congrega os diáconos permanentes. Promove reuniões e eventos específicos, retiros, atualização e qualificação para o ministério.

Mais informações pelo telefone 3375.2233. Falar com Denize na secretaria do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-007 | Belo Horizonte - MG