O Conselho Arquidiocesano Pró-Vida é um organismo de assessoramento à Arquidiocese de Belo Horizonte, constituído por especialistas de diversos ramos do saber, comprometidos em promover na sociedade os valores cristãos que dizem respeito à dignidade da vida humana, desde a sua concepção até o nascimento.
PRINCIPAIS OBJETIVOS E ATRIBUIÇÕES
O principal objetivo do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida é o de estudar as questões relacionadas com a dignidade da vida, suscitadas pelo avanço das ciências e pela implementação de políticas governamentais, que requerem o esclarecimento da teologia e da doutrina cristã católica.
Além disso, cabe ao Conselho opinar sobre matérias bioéticas controversas, tais como a utilização de células-tronco, a eutanásia e a distanásia, o aborto, a anencefalia e outros temas pertinentes que dizem respeito à preservação da dignidade do ser humano.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO ARQUIDIOCESANO PRÓ-VIDA
Fazem parte do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida:
• Representantes do Núcleo de bioética da PUC Minas.
• Representantes do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte.
• Vigário Episcopal para a Comunicação e Cultura.
• Vigário Episcopal para a Ação Social e Política.
• Peritos e Consultores, nacionais e internacionais, nas seguintes áreas: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Jurídicas, Ciências Biomédicas, Ciências filosófico-teológicas.
Para mais informações: http://www.arquidiocesebh.org.br/provida