Ir para página principal

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC) foi criada em 7 de setembro de 1986. Com ela, foram criadas a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida e a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade.

A RENSC abrange 10 municípios: parte de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia, Confins, São José da Lapa, parte de Sabará e de Esmeraldas. Na Região Episcopal existem 80 paróquias e 477 comunidades reunidas em 10 foranias: Forania Nossa Senhora das Neves, Forania Nossa Senhora da Saúde, Forania Nossa Senhora de Lourdes, Forania Nossa Senhora da Piedade, Forania Nossa Senhora da Paz, Forania Santo Antônio de Venda Nova, Forania Santo Antônio da Pampulha, Forania Santa Luzia, Forania São José Operário e Forania São Paulo Apóstolo, com uma população de 1.626.000 habitantes. Na Região contamos com a presença de 48 comunidades religiosas sendo 31 femininas e 17 masculinas.

Pastoralmente, contamos com os colegiados da: Catequese, Juventude, Liturgia, e, em fase de organização a Pastoral Familiar, Pastoral social (Sobriedade, Carcerária), Pastoral da Educação e Pastoral da Comunicação.

A ação da RENSC enfatiza a formação de agentes multiplicadores que atuam  nas comunidades. Promovem encontros de Educadores da Fé, com a participação de catequistas, e das forças vivas evangelizadoras  das paróquias.

A cada ano, no mês missionário, a RENSC organiza o Dia da Missão em que cada Paróquia realiza ações missionárias em vista de uma melhor evangelização e harmonia de seus movimentos e pastorais.

Numa perspectiva de formação permanente dos presbíteros, a RENSC faz acontecer em suas Assembleias Regionais do Clero uma significativa formação teológico pastoral.

BISPOS REFERENCIAIS ANTERIORES

Nov/ 2007 a Jul/ 2011 - Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães