Ir para página principal

Ações Evangelizadoras

A ação evangelizadora da RENSC tem a função de formar agentes multiplicadores para atuarem nas comunidades, através de reuniões realizadas mensalmente, todo 3º sábado, 14h às 17h, com a participação de todas as pastorais organizadas em nível regional. 

 

1) Catequese 

- Prepara, acompanha e assessora os Colegiados de Catequese das 10 foranias.

- Promove encontro de Educadores da Fé, Congressos e Seminários com a participação de representantes paroquiais da Pastoral Catequética. 

- Realiza a Escola Catequética, destinada a catequistas iniciantes. 

Assistente eclesiástico:  Pe. Roberto Rubens (robertofilo@yahoo.com.br)

Coordenadora Regional: Maria Aparecida R. da Silva (cidarssocial@hotmail.com); Joelma dos Santos Cruz (jojosancruz@gmail.com)

 

2) Liturgia 

O Colegiado de Liturgia, através de suas lideranças promove formação para equipes paroquiais nos tempos fortes do ano litúrgico.

Assistente eclesiástico:   Pe Antônio Marcos Monteiro 

Coordenação Regional: Maria de Fátima Tameirão (fatima.tameirao@gmail.com); Maria das Graças Ramos da Silva (magracabr@yahoo.com.br)

 

3) Juventude

O Colegiado Regional da Juventude promove, durante o ano, encontros de formação para lideranças juvenis, chamados Encontro Regional de Articuladores da Juventude - ERAJ.

Assistente eclesiástico: Pe. Igor Batista dos Santos (paroq.saojoao@hotmail.com)

Coordenação Regional: Glauber Tadeu de Abreu (glauberpbh@hotmail.com); Fernando Acácio(fernando.acacio06@gmail.com)

 

4) Pastoral Familiar

O Colegiado do Setor Família se propõem à evangelização de todas as situações familiares através de encontros, reuniões, seminários. Incentiva a realização da Semana Nacional da Família em todas as Paróquias e promove a missa de encerramento da Semana na RENSC.

Assistente eclesiástico: Pe Filipe Gouvêa

Coordenação Regional: Romeu Fonseca Fuscaldi e Wanda (fuscaldif@yahoo.com.br)

 

 5) Pastorais Social

Em sintonia com o Vicariato para Ação Social e Política, o Colegiado Social faz acompanhamento das ações sociais da RENSC, além de promover a Semana Social, participação do Grito dos Excluídos e nos encontros de formação do Núcleo de Estudo Sócio Político (NESP).

Assistente eclesiástico: Pe. Nelson Severino de Souza 

Coordenação Regional: André Luiz de Oliveira (aspa.nas@gmail.com); Zuleima Moreira (zuleimamoreirafranca@yahoo.com.br)

 

6) Carcerária

A Pastoral Carcerária é a ação da Igreja Católica que, por meio do trabalho voluntário de um grupo de pessoas, promove a dignidade dos presos, leva a palavra de Jesus Cristo, oferece um caminho para a reabilitação do preso e sua reinserção na sociedade e busca a defesa dos direitos humanos para os encarcerados. Conta com a colaboração de agentes que fazem visitas regulares aos presídios.

Assistente eclesiástico:   Pe José Geraldo de Souza (geraldojosepadre@hotmail.com)

Coordenação Regional: Assis Francisco Ribeiro (pcrarquidiocesebh@gmail.com); Diácono Gleivison Felipe (glevison.felipe@yahoo.com.br)

 

7) CEBs

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) proporcionam às comunidades, oriundas de várias realidades paroquiais da RENSC, a celebração das diversas conquistas. Elas incentivam a dinâmica: refletir, julgar, agir à luz da Palavra de Deus, através dos Grupos de Círculos Bíblicos. Outra função é propagar a espiritualidade das CEBs, chamada a ser uma espiritualidade encarnada, garantindo a centralidade da Palavra, com a ligação da fé com a vida e o compromisso com a inserção social. Por fim, elas buscam ser um espaço de conscientização eclesial, social, política e, econômica.

Assistente eclesiástico:  Pe José Geraldo de Souza (geraldojosepadre@hotmail.com)

Coordenação Regional: Édina Evangelista Córdova (edina_cordova@yahoo.com.br)

 

8) Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pastoral da Comunicação integra todas as pastorais já existentes, formando e mantendo as redes comunicadoras nas paróquias e foranias para sensibilizar e gerar processos de comunicação na Região. Divulga eventos da RENSC na Rede de Comunicação da Arquidiocese. Cobre os encontros, reuniões, celebrações da RENSC; visita as Foranias (CPF), com objetivo de conhecer a realidade da comunicação; oferece suporte as Foranias e Pastorais (confecção de cartazes, folhetos, etc); incentiva a criação da equipe de comunicação nas Paróquias e Foranias; promove e realiza oficinas capacitando os agentes que já trabalham ou possuem um interesse especial pela comunicação nas paróquias.

Assistente eclesiástico:  

Coordenação Regional: Glenda Patrícia de Souza e Cremilda de Almeida Moreira 

9) Dízimo

O Colegiado do Dízimo tem a importante missão de acompanhar e animar a Pastoral do Dízimo das paróquias e foranias da RENSC. Ao longo do ano, são realizados encontros de formação para agentes de pastoral e, em novembro, é celebrado o Mês do Dízimo.

Assistente eclesiástico:  Pe Vicente Custódio Menezes 

Coordenadora Regional: Maria do Carmo Araújo (Kakacarmoaraujo@gmail.com)

 

10) Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação auxilia os educadores a promoverem, no ambiente de sala de aula, reflexões sobre as virtudes humanas e cristãs que são capazes de fortalecer valores indispensáveis para a convivência social. Articula, anima e fomenta o compromisso de fé de educadores cristãos; fornecendo subsídios de reflexão e ação pastoral na RENSC.

Assistente eclesiástico:  Pe. Edecildo José A. Prado da Silva (senhoradapazbh@gmail.com)

Coordenação Regional: Wenderson (wendersonbhz@yahoo.com.br)

 

11) Pastoral da Sobriedade 

A Pastoral da Sobriedade propõe:

- ação de prevenção ao uso de drogas que se destina a quem nunca experimentou substâncias psicoativas;

- ação de intervenção para quem já experimentou, porém não faz uso de drogas frequentemente;

- ação de recuperação para quem já se tornou dependente químico, que necessita de apoio e tratamento;

- ação da reinserção familiar e social do dependente em sobriedade;

- encontros, seminários nas paróquias e foranias capacitando novos agentes para atuarem junto à pastoral.

Assistente eclesiástico:  

Coordenação Regional: Raymundo Wilson Cunha (raimundowilson@yahoo.com.br) - Vilma Miranda Saraiva 

 

12) Pastoral Presbiteral

A Pastoral Presbiteral Regional promove momentos de espiritualidade, formação integração entre os padres, através das Assembleias Regionais do Clero. Auxilia e acompanha os padres idosos, promovendo reuniões específicas com temas voltados para a Maturidade e promove uma vez por ano um passeio turístico com a participação de todos os padres com mais de 60 anos.

Assistente eclesiástico: Pe. Antônio Luzia Ferreira (alefaquila01@gmail.com)

Coordenação Regional: Pe. Sebastião Diogo de Melo (rensc@arquidiocesebh.org.br)

 

13) Secretários e Secretárias Paroquiais

Organiza encontro com secretárias e secretários paroquiais, com o objetivo de capacitá-los para um melhor atendimento nas secretarias das paróquias. No dia do secretário (a) realiza um encontro de confraternização e no final do ano organiza um Retiro Espiritual.

Assistente eclesiástico:  Pe. Antônio Moacir Rocha, vigário episcopal 

Coordenação Regional: Cremilda Moreira (rensc@arquidiocesebh.org.br)