Caso não visualize este documento clique aqui
Número 76 | 8 de agosto de 2014
  AÇÃO SOCIAL
Pastoral do Menor ajuda na reeducação de crianças e adolescentes

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de BH desenvolve projetos de proteção a crianças e adolescentes em situação de risco social. Uma das iniciativas que merecem destaque é o projeto “Estive preso e fostes me visitar”, que tem como linha de atuação a presença pastoral junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Espetáculo e aberração
Merece atenção o predomínio da perversa dinâmica pendular entre espetáculo e aberração, que infelizmente confere tônica à comunicação, ao funcionamento das relações interpessoais, ao jeito de fazer política e, até mesmo, ao modo de se usufruir da liberdade religiosa.
Ser simples e verdadeiro, ser amigo de Jesus
Ludmila Rocha Dorella
Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele como filhos e uns com os outros como irmãos. Esta realidade está impressa em nossa identidade.
  A VOZ DO SACERDOTE
A mística de ser Pai
Pe. Márcio Paiva
Ser pai é um dom e uma tarefa. Acredito que, antes de tudo, a paternidade seja um dom, um reflexo de Deus Pai no banquete da vida: o Pai que cria, liberta, encaminha e doa seu próprio Filho.
O simbolismo da aliança na leitura bíblica (8)
Jesus é o elo de ligação entre a antiga e a nova aliança e, por meio do envio do seu Espírito, vem fazer morada em nós e nos mantêm ligados à aliança com Deus. Essa Aliança que é pura graça e dom de Deus, que se doa a cada ser humano, e que sempre contará com uma resposta pessoal e comunitária, que seja livre, responsável, gratuita e consciente: Tomar-vos-ei por meu povo e serei o vosso Deus (Ex 6,7).

A Sagrada Escritura, as leituras na Missa e a homilia
Pe. Danilo César dos Santos Lima
A Instrução Geral do Missal Romano evoca o princípio conciliar que apresenta a Palavra de Deus como sinal da sua presença real. Deus, quando nos fala, merece ser escutado. Sua Palavra goza de eficácia, tem caráter performativo: é realização. Por isso, todos, sem distinção entre ministros e fiéis, devem escutar esta Palavra.
  Comunidades de fé celebram o Mês da Família
No mês de agosto, as paróquias da Arquidiocese de BH realizam celebrações especiais em homenagem à família. Na programação, celebrações temáticas, reflexões e palestras.
  Peregrinação Mineira do Terço dos Homens: inscrições até 18 de agosto
Momento especial de oração e bênçãos, no dia 30 de agosto, no Santuário da Padroeira de todos os mineiros - Nossa Senhora da Piedade.
  Missas em memória dos pais falecidos
A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Pastoral da Esperança, realiza Celebrações Eucarísticas em memória dos pais falecidos. As celebrações serão no próximo domingo, dia 10 de agosto.
  Peregrinação da Juventude ao Santuário da Padroeira de Minas
O evento reunirá os jovens no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no dia 15 de agosto, data em que é celebrada a Assunção de Nossa Senhora. Inscrições até o dia 14 de agosto.
  [VÍDEO] Entusiasmo marca visita de fiéis às obras da Catedral Cristo Rei
Entre os visitantes, estão Paulo Henrique e Fátima Azeredo. Eles afirmam sentirem-se profundamente tocados por saberem que o nome deles estará gravado para sempre em uma das contas do Terço que circulará a Praça das Famílias.
Dom Mol concede entrevista sobre atuação da Igreja na formação cidadã dos fiéis
Ao lembrar o Papa Francisco, o Bispo disse que a fé cristã deve lançar luz sobre todas as realidades.

Encontro Regional de Coordenadores dos Círculos Bíblicos
Presidido por dom Wilson, o evento tem como objetivo colocar em prática o Plano Pastoral 2014.

2ª Caminhada da Família da Rensc - 30 de agosto
Esse momento especial de comunhão terá como tema “A espiritualidade cristã na família”.

Gincana Solidária da Forania Nossa Senhora do Pilar arrecada doações
O objetivo é promover a união entre as paróquias, incentivando a solidariedade, o esporte e a oração.

Encontro de Jovens com Cristo: 30 anos na Arquidiocese de BH
O evento também irá reunir jovens de outras cidades para celebrar a alegria de encontrar Cristo.

Aluna do Colégio Santa Maria doa a 10ª cadeira de rodas com a ajuda da comunidade escolar
Júlia Fernandes doou mais quatro cadeiras para instituições que cuidam de crianças e idosos.

107º aniversário natalício de Irmã Benigna - 16 de agosto
Será celebrada Missa em Ação de Graças às 18h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Fiéis celebram a Festa de Nossa Senhora Virgem dos Pobres
Até o dia 17 de agosto, os devotos participam de Missas e orações, além dos momentos de confraternização.

Devotos celebram Dia de Santa Clara – 11 de agosto
Confira a programação na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Momento de escuta: dom Walmor ouve setores da Igreja sobre participação na Pastoral Familiar   Pesquisador da Unesco (ao centro) visita Santuário Nossa Senhora da Piedade
Papa Francisco orienta fiéis a estudarem as Bem-Aventuranças
Depois de um mês de pausa das audiências gerais, o Papa retomou o encontro semanal com os fiéis. Durante a catequese, recomendou a todos que relessem o Evangelho de Mateus, sobre as Bem-Aventuranças.
Nova responsabilidade política
Paulo Nassar
Diante da crise de representação que se manifesta no número de indecisos nas pesquisas eleitorais e nas ruas, o pacto de responsabilidades precisa substituir as meras alianças políticas.
  BEM VIVER
Não dá para ignorar a velhice
Lucila Cano
Se a velhice é uma fase difícil, senão a mais desafiadora, a proporção que ela toma depende, e muito, da maneira como a encaramos.
Educação e Formação Humana
Ricardo Fenati
Há reclamação generalizada, e justa, em favor da educação. Educação tem a ver com o fato de que não nascemos prontos. Somos, desde sempre, inacabados. E é desse vazio que a educação se ocupa.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH