Caso não visualize este documento clique aqui
Número 28 | 6 de setembro de 2013
  AÇÃO SOCIAL
Pessoas em situação de rua recriam obra de Picasso

O Centro POP realiza a mostra Guernica: O Clamor das Ruas, em parceria com a Arquidiocese de BH, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e Providência Nossa Senhora da Conceição. A exposição é uma releitura da tela Guernica, de Pablo Picasso, feita pelos moradores em situação de rua.

Na verdade, a paz
A vivência do jejum e orações no dia 7 de Setembro, convite do Papa Francisco, é uma oportunidade para esse exercício fundamental de se buscar a paz.
Na vontade de Deus tudo dá certo
Ludmila Rocha Dorella

Também na Cruz, o Pai manifesta seu amor por Jesus. Esse amor se apresenta com feições muito particulares. O Pai ama o Filho e, unido ao Filho, à sua imensa dor, ama o homem pecador a quem quer resgatar.

O OLHAR DO TEÓLOGO
Desejos de liberdade
Pe. João Batista Libanio

A dialética da vida humana, que se estende às realidades sociais, joga com liberdade e dependência, com entraves exteriores e autonomia. Nunca viveremos um só dos polos.

Ser missionário. Ide!
Dom Luiz Gonzaga Fechio
Nesta edição, apresentamos a terceira catequese de dom Luiz Fechio ministrada durante a JMJ. A publicação atende a solicitação de jovens e catequistas que se reuniram em torno dos bispos da Arquidiocese de BH, durante o evento. Este roteiro encerra a série apresentada pelo dom Luiz.

Raízes judaicas da homilia (2)
Pe. Danilo César
O midraxe é importante fonte judaica para a compreensão da homilia. Essa “literatura” do riquíssimo patrimônio de nossos irmãos mais velhos oferece elementos para fundamentar a prática homilética de nossas liturgias.
• Síntese Litúrgica
• Sugestão Litúrgica
  Setenário das Dores de Maria Santíssima
- 8 a 15 de setembro
O setenário relembra as principais dores que a Mãe Maria sofreu com a paixão, morte e sepultamento de Jesus. Maria ensina como superar o sofrimento, confiando em Deus.
  19º Grito dos Excluídos - 7 de setembro
O Grito dos Excluídos é realizado no Dia da Pátria com o objetivo de chamar a atenção para as condições sociais brasileiras. Neste ano, a mobilização terá como tema "Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular".
Dom João Justino celebra Missa pelos 92 anos da Legião de Maria
A celebração será na Paróquia São Sebastião. A Legião atua na evangelização por meio de Nossa Senhora.
Colégio Santa Maria organiza momento de oração pela população da Síria
Professores e alunos também vão refletir sobre o contexto mundial e as causas do conflito naquele país.
Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”
Material útil para padres, religiosos e leigos, que contribui para o exercício da missão evangelizadora.
PUC Minas: cursos recebem conceito máximo do Guia do Estudante
Direito, História, Jornalismo e Relações Internacionais e outros 32 cursos mereceram destaque no Guia.
Setembro: no Mês da Bíblia, presenteie com a Palavra de Deus
Um esforço missionário para que cada católico tenha a sua Bíblia como referência de meditação e orações.
Pastoral Carcerária abre inscrições para capacitação de voluntários
A Pastoral busca promover a cidadania dos presos, de seus familiares e egressos do sistema prisional.
Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da 7ª Primavera dos Museus
O evento reúne instituições de todo o país em ações de promoção da cultura e do conhecimento.
Novena de Nossa Senhora de Nazaré
Paróquias terão programação especial até 8 de setembro.

Missa presidida por dom Mol reúne 6 mil peregrinos no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade   Dom Walmor entrega título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade ao padre Éder Amantea
Dom Mol participa de ato público por Reforma Política

A CNBB e diversas entidades trabalham para reunir 1,5 milhão de assinaturas e, assim, garantir a tramitação do projeto de reforma política no Congresso Nacional.

Acolher e escutar
Sônia Eustáquia da Fonseca

O episódio bíblico de Marta e Maria, ainda que interpretado como a contraposição entre ação e contemplação, mostra duas virtudes necessárias para acolher a Deus: a hospitalidade e a escuta.

A VOZ DO SACERDOTE
A força da Palavra
Pe. Marcelo Silva, sss

No mês da Bíblia, gostaria de partilhar com o leitor uma nova direção que a Palavra de Deus tem me feito perceber, em diálogo com a antropologia: que “palavras não são só palavras”.

Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH