Número 127 | 31 de julho de 2015

AÇÃO SOCIAL
Projeto Beira Linha ajuda comunidades a construírem a cidadania

O Projeto Beira Linha, desenvolvido pela Pastoral PUC Minas, Unidade São Gabriel, apoia comunidades pobres com projetos que visam ampliar os horizontes de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. As principais ações são voltadas para a profissionalização e a capacitação para o mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e estão com inscrições abertas.

O Coração de Minas
O Santuário Nossa Senhora da Piedade é verdadeiramente o Coração de Minas. Sua história, detalhada por infinitas riquezas, se confunde com a história desse “Estado Diamante”.
O valor das pequenas coisas
Se deixamos de viver pequenos detalhes da vida, nos tornaremos escravos da cultura do produzir, do corre-corre. Cultura essa em que o homem vale pelo que produz. Não encontra tempo para o Criador, para o próximo e muito menos para si mesmo.
Desafios da catequese com adultos
Vivemos um tempo de rápidas transformações e mudanças. O progresso da ciência e da técnica é tão grande que muitos se sentem perdidos, incapazes de acompanhar tanta novidade. O mundo da informática é um exemplo, cada vez mais sofisticado, faz os mais velhos se sentirem “à margem”. O mesmo ocorre em outros segmentos da vida pessoal e em sociedade. Tudo isso representa desafio na catequese com adultos.

Sobre a “utilidade” da Liturgia
Pe. Márcio Pimentel

A Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium vê na Liturgia fonte e cume da vida cristã (culmen et fons). Isso porque, nela se pode reconhecer presente o evento máximo da Revelação Divina, que é o Filho amado do Pai encarnado. No encontro litúrgico, isto é, quando fazemos assembleia para celebrar, tornamo-nos contemporâneos deste fato.

Jubileu da Padroeira de Minas: inauguração da Praça Alcides da Rocha Miranda - nesta sexta-feira
A inauguração marca a celebração dos 55 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais.
  Tenda Cristo Rei: use o WhatsApp para pedidos de intenções nas Missas
Para enviar os seus pedidos de intenções por meio do aplicativo WhatsApp, o número do telefone é (31) 8876-3039. Você pode ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  Semana da Família no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
O objetivo é reunir as famílias em oração, reflexão e ação em torno do tema "Ide e anunciai: o amor é a nossa missão". A Semana da Família será celebrada de 9 a 15 de agosto.
  Homenagem especial da Arquidiocese de BH pelo Dia do Padre
Neste sábado, bispos, padres, diáconos permanentes e seus familiares, irão participar, com grande alegria, de confraternização, celebração litúrgica e homenagens.
  Curso de Liturgia: A Pastoral Litúrgica à luz do Concílio Vaticano II
O curso será realizado no dia 8 de agosto, sábado, na sede do Comidi. Podem participar padres, diáconos, religiosos, catequistas e membros da Pastoral Litúrgica.
20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
O encontro dos jovens será no dia 15 de agosto, data em que é celebrada a Assunção de Nossa Senhora.

Rensa promove Curso Igreja e Sociedade
O objetivo é capacitar agentes pastorais por meio de fundamentos do ensino social da Igreja.

Paróquia apresenta filme sobre a vida de Santa Teresinha
A exibição, na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, será nesta sexta-feira, às 20h.

Infância e Adolescência Missionária do Taquaril participa de congresso em Caratinga (MG)
O grupo também realizou caminhada com cartazes expressando o desejo melhorias na educação.

Caeté: celebrações dos padroeiros Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano
As festividades começam no dia 3 de agosto e prosseguem até o dia 16.

Dia de Santo Afonso de Ligório - fundador da Congregação dos padres redentoristas
Confira a programação que se estende até o dia 2 de agosto em paróquias da Arquidiocese de BH.

ImageM da semana
Coral Mater Ecclesiae - Meninos Cantores de Santa Luzia, durante apresentação no segundo dia do Tríduo pelo Jubileu de 55 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade Padroeira do Estado de Minas Gerais. Confira, aqui, a programação.
O testemunho do matrimonio é a vida exemplar dos casais cristãos
Essa mensagem publicada pelo Papa Francisco, no twitter, vem na sequência de outra também postada nesta semana, na qual o Santo Padre encoraja os jovens a não terem medo de se casarem.
Da beleza dos ideais X a crueldade do real
Lidiane Amorim
Em um mundo de mudanças assustadoramente aceleradas, de “velocidade implacável e urgência desvairada”, paralisar é, de certo modo, sair do trilho da história.
  CIDADANIA
Desastres artificiais
Elton Simões
Vendem o lado de lá do Equador como terra alegre, bonita, onde se plantando tudo dá. Nesse mundo dourado, não existe lugar para reconhecer poluição, destruição, pobreza ou desmatamento.
Repensar a Economia
Marcus Eduardo de Oliveira
Não é mais possível postergar o enfrentamento do seguinte dilema: a preservação dos recursos naturais - limitados, finitos - frente à produção econômica para “cobrir” as necessidades humanas, ilimitadas, infinitas.