Número 114 | 30 de abril de 2015

AÇÃO SOCIAL
Feira de Economia Solidária na PUC Minas

Neste ano, o evento deve reunir oitenta empreendimentos, de 6 a 9 de maio, na Unidade Coração Eucarístico. A iniciativa é uma estratégia de comercialização de produtos como cosméticos, alimentos e artesanatos, cujo modo de produção, além da geração de renda, visa ao desenvolvimento integral da pessoa. Haverá, também, seminário de formação e apresentações culturais.

Artigo do Arcebispo
No artigo da semana, dom Walmor propõe uma reflexão sobre a importância e a dignidade do trabalho, à luz da Doutrina Social da Igreja. Leia, aqui, o artigo do Arcebispo, a partir desta sexta-feira.
Vigiai e orai
Pe. Inácio José do Vale
Jesus Cristo é o perfeito exemplo do que é ser orante e a maior autoridade sobre o ensino da oração. Ele deixou para nós a maior e a mais poderosa prece do universo: “A oração do Pai Nosso” (Mt 6,9-13).
O Senhor nos conduz e nada nos faltará
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Percorrendo o caminho do Cristo, deixando-nos conduzir por ele, somos levados aos verdes prados e campinas verdejantes, junto às fontes da doutrina sagrada: a Bíblia e a liturgia. Esses são os lugares onde nos encontramos com o Bom Pastor. É Ele quem nos conduz por caminhos seguros. Oferece-nos catequese salutar e nos dá segurança e firmeza na fé.

Cristo, plenitude da Palavra
Pe. Márcio Pimentel

O objetivo de Deus, com a encarnação, é tornar-nos parte de sua intimidade, inscrevendo-nos no seio da comunhão trinitária. Associados a Cristo, assumindo em nós sua morte e ressurreição, adentramos no coração familiar dessa comunidade que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, os três que eternamente se doam. Esse é o conteúdo da revelação, origem de nossa fé.

1º de maio: fiéis celebram o Dia de São José Operário
Na Arquidiocese de Belo Horizonte, paróquias prepararam programação especial. Na Praça da Cemig, em Contagem, a Rensa celebra a 39ª Missa pelo Dia do Trabalhador.
  Dom Wilson convida para Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição
Nomeado bispo de Taubaté, dom Wilson quer agradecer pessoalmente a amizade e a colaboração recebida dos fiéis na Arquidiocese de BH e convidá-los para a celebração de início do seu ministério na nova diocese.
  17º Encontro Regional da Pastoral Carcerária do Regional Leste-2 da CNBB
Representantes da Pastoral em Minas e Espírito Santo se reunirão na diocese de São João Del Rei, de 1º a 3 de maio. O assessor do encontro será o religioso, frater Henrique.
  Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra
Além do aprofundamento dos temas relacionados à arquitetura, liturgia e arte, o encontro visa difundir a aplicação de conhecimentos nos projetos de espaços para celebrações.
  CNBB e Cáritas preparam campanha de ajuda ao Nepal
Para atender as vítimas do terremoto, a Rede Caritas e as entidades parceiras identificaram como prioridade as doações de casacos, lonas e tendas, água e alimentos.
  CRB promove formação para a Vida Religiosa Consagrada
Com o tema Espiritualidade Missionária, o encontro será na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte, e contará com a assessoria da Irmã Téa Frigerio, Missionária de Maria - Congregação Xaveriana.
28º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião
O evento propõe a reflexão do tema “Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos”.

Inscrições abertas para o Fórum Social Arquidiocesano
O Fórum é importante momento de formação dos agentes das pastorais, projetos e grupos de ação social.

Mutirão de Evangelização na Paróquia São José e São Gabriel Passionista
Em comunhão com a Escola de Evangelização 2000, o Mutirão será realizado, no dia 3 de maio.

Rensc: ADCE apresenta programa Empresa com Valores
A apresentação será no dia 27 de maio, na Paróquia Santo Antônio, região da Pampulha.

Jovens realizam Momento Mariano na Paróquia Santo Antônio, no bairro Vila Belém
Durante a programação, haverá oração do Terço, músicas, reflexões e apresentação de teatro.

Forania Nossa Senhora das Neves promove formação para coordenadores de grupos de jovens
O objetivo é promover a partilha, a vivência da identidade jovem e a missão da Pastoral da Juventude.

Paróquia Santa Cruz prepara-se para a Festa de São José Operário com Missas e novena
Centenas de catequistas participam de encontro arquidiocesano: momento de interatividade e aprendizado, por meio de oficinas temáticas
Convidai Jesus para o vosso matrimônio
Na audiência geral desta semana, o Santo Padre propôs mais uma catequese sobre o matrimônio, partindo da passagem sobre as bodas de Caná. “Jesus não só participou das bodas, mas ‘salvou a festa’ com o milagre do vinho!”- afirmou.
  VIDA PLENA
A arte do cuidado - onde o divino e o humano se abraçam
Pe. Flávio Sobreiro
Jesus nos traçou o perfil de Deus como um pai misericordioso, exageradamente bom, que cuida de nós. Jesus se dirigia a Deus como Pai, Abbá, papaizinho.
Lugar complicado
Elton Simões
Para tudo tem uma explicação. E um culpado. Normalmente, a explicação justifica o estado de coisas sem resolvê-lo. E o culpado sempre é conhecido. É sempre o outro (ou, os outros), de preferência, os estrangeiros.
  A VOZ DO SACERDOTE
Conversão da espiritualidade
Pe. Magno Maciete
Conversão pastoral sem espiritualidade convertida é corpo sem alma. Pode acabar em outro modelo administrativo sem grandes consequências para o crescimento das pessoas e da Igreja.