Número 101 | 30 de janeiro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Desafios da Ação Social da Igreja é tema de Seminário na Arquidiocese de BH

O Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste 2 da CNBB refletirá a temática “A Ação Social da Igreja: Desafios e Perspectivas”. O encontro visa contribuir para a formação social dos leigos e leigas atuantes nas pastorais e movimentos e repensar as ações socais diante da conjuntura atual.

Vencer o mal pelo bem
O crescente processo de desumanização que atinge a sociedade contemporânea é assustador. Tem origem diversa - da violência à indiferença, da corrupção ao conformismo com situações aviltantes da dignidade humana.
A Santíssima Trindade e a vida cristã
Pe. Paulo Sérgio Carrara
A fé cristã não se resume em palavras. Não é uma teoria que aceitamos. A realidade à qual aderimos pela fé revela, ao mesmo tempo, a verdade mais sublime e a salvação mais plena.
A vinda do reino
Em cada momento de nossas vidas que dedicamos à leitura do Novo Testamento, estamos entrando em contato com os ensinamentos de Jesus. E assim, a cada dia, nossa compreensão evolui, pois são ensinamentos que nos falam a partir de nossa realidade, mas que têm seu fundamento na Palavra de Deus vivida e partilhada pelo povo de Israel.

Espaço-Eclesiogênico: lugar onde se concebe e nasce a Igreja
Pe. Márcio Pimentel

A orientação litúrgica do espaço sagrado da Catedral Cristo Rei recebe comentários positivos do teólogo e artista plástico padre Marko Rupinik. Ele considera um valor o altar não estar situado exatamente sob o centro da cúpula, espaço que será ocupado pela Igreja reunida.

Papa Francisco recebe dom Walmor em audiência no Vaticano
Durante o encontro, dom Walmor convidou o Santo Padre para participar, em 2017, das celebrações dos 250 anos de história do povo mineiro peregrinando na fé ao Santuário da Padroeira de Minas.
  Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora de Lourdes - 2 a 11 de fevereiro
A Igreja Católica celebra o Dia Mundial do Enfermo e a devoção a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes, dia 11 de fevereiro. Data em que a Arquidiocese de Belo Horizonte completa 94 anos.
  21 de fevereiro: início da Campanha da Fraternidade 2015 na Arquidiocese de BH
Com a CF-2015, a Igreja busca aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. O evento será na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves.
  Comissão prepara estudo para a Assembleia Geral dos Bispos
A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, reunida no Santuário da Padroeira de Minas, realizou importante estudo sobre o documento Sensus Fidei (Sentido da Fé).
Comunidade Villaregia: inscrições abertas para a Escola de Vida
O serviço objetiva oferecer formação a jovens evangelizadores.

Paróquia São Sebastião - Inscrições abertas para Crisma
Os encontros serão realizado aos domingos, às 16h30, a partir do dia 1º de março.

Terço dos Homens na Paróquia Santo Inácio de Loyola
O grupo do Terço dos Homens da Paróquia se reúne às quartas-feiras, às 20h.

Jovens da Forania São Dimas participam de tarde de espiritualidade
Momento especial de louvor, partilha, adoração, comunhão e fortalecimento da juventude forânea.
IMAGEM DA SEMANA
Fiéis são premiados em promoção da Praça das Famílias.
Pais ausentes deixam graves lacunas nos filhos
Na audiência geral, o Papa Francisco retomou a catequese sobre a família, refletindo sobre as consequências da ausência do pai. Durante a semana, o Santo Padre também divulgou a mensagem para a Quaresma.
  VIDA PLENA
O drama da fé
Pe. Ederson Larochevski
Durante nossa caminhada existencial empreendemos a ascensão a Deus. Logicamente, e é certo, que não será uma travessia de poética planície, mas, antes, subida por vereda íngreme e pedregosa, a vereda da fé.
  BEM VIVER
A oração é a saúde da alma e do corpo
Frei Patrício Sciadini, ocd
A geografia da oração é feita de desertos e mananciais, de montanhas ermas e solitárias e florestas verdejantes, de noite escura e de luzes... É o entrelaçar-se da vida, do amor e da cruz.
Inovar e empreender
Elton Simões
Thomas Edison ensinou que meritocracia e ética de trabalho deveriam ser recompensadas. “Frequentemente perde-se oportunidades porque elas se parecem e vêm vestidas de trabalho”, afirmava.