Número 118 | 29 de maio de 2015

ARQUIDIOCESE DE BH
Torcida de Deus reúne milhares de católicos neste domingo, no Mineirão

Milhares de fiéis são esperados neste domingo, dia 31 de maio, no Estádio Mineirão, para um dos mais especiais eventos realizados pela Arquidiocese de BH: a Torcida de Deus, uma das mais bonitas expressões da fé e devoção do povo mineiro, que tem como centro o Mistério da Eucaristia, fonte inesgotável do amor, Jesus Cristo. Um importante momento de oração e louvor a Deus, com apresentações artísticas e culturais e exibição de um emocionante vídeo.

Torcida da paz
A promoção da paz tem uma fonte certa e insubstituível: o amor de Deus. Participar da Torcida de Deus é comprometer-se com esse amor sem medidas.
Aprender a orar no ritmo da paz
Pe. Flávio Sobreiro
A vida espiritual requer de nós a tranquilidade roubada pelas agitações. As nossas orações necessitam da calma e da paz que nos permitem saboreá-las.
A Igreja depois de Pentecostes
Depois de percorrermos o período do Tempo Pascal, a Igreja celebra a festa de Pentecostes encerrando, assim, esse tempo litúrgico e retomando o Tempo Comum, o tempo da vida pública de Jesus. A Igreja, nascida de Pentecostes, inicia sua peregrinação missionária levando aos povos o anúncio da Boa Nova: o Querígma e a vida missionária de Jesus, à luz do Espírito Santo.

Liturgia e espiritualidade
Pe. Márcio Pimentel

A Igreja no Brasil celebra a Solenidade da Santíssima Trindade no dia 31 de maio. Sua origem remonta ao século IX, quando a Igreja viu nessa ocasião a oportunidade de afirmar sua compreensão a respeito da sua fé em Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo. Cabe-nos torná-la, de fato, um “momentum” da História da Salvação como deve ser toda celebração do Mistério Pascal de Jesus.

Informações para as caravanas
Centenas de paróquias e comunidades de fé prepararam caravanas para a 15ª Torcida de Deus. Saiba por qual portão sua caravana deve entrar e o espaço da arquibancada reservado para sua paróquia.
  Imagem de Nossa Senhora Aparecida é confiada a padres da Arquidiocese de BH
Uma comitiva de padres da Arquidiocese de BH recebeu a imagem da Padroeira do Brasil durante Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
  Sacerdotes refletem sobre as orientações do Papa Francisco em assembleia
O tema central foi apresentado em um painel, composto por leigos engajados e sacerdotes, com reflexões à luz da Exortação Apostólica "Alegria do Evangelho”.
  XXI Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo
O Congresso será realizado na Arquidiocese de BH, com o tema “ECC família evangelizada: alegria da nova paróquia” e lema “Então a glória do Senhor se manifestará” (Is 40,5).
  Corpus Christi: celebrações nas paróquias
A Igreja celebra, dia 4 de junho, o Corpus Christi. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à instituição da Eucaristia.
Comunidades de fé celebram a ordenação presbiteral do diácono Marcelo Soares -30 de maio
A ordenação será na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Primeiro encontro do Terço dos Homens da Forania São João Bosco -30 de maio
Será um momento especial de integração dos grupos da Forania na Paróquia Maria Serva do Senhor.

CNBB apresenta subsídio sobre as Desigualdades Sociais no Brasil
À luz do Evangelho, o subsídio aborda situações como a violência e a corrupção que aumentam a desigualdade.

Pastoral Familiar: padre Jorge Filho é indicado assessor do Regional Leste 2
Também assessor na Arquidiocese de BH, padre Jorge atuará junto às dioceses de Minas e Espírito Santo.

Palestra “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”
A proposta é refletir sobre como a comunicação digital pode contribuir para a formação familiar..

ADCE apresenta programa Empresa com Valores na Paróquia Santo Antônio – 1º de junho
O programa incentiva os empresários a estudarem e colocarem em prática a Doutrina Social da Igreja.

Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra: inscrições abertas
O evento é destinado a profissionais de arquitetura, artes, estudantes, padres, diáconos e religiosos.

Padres da Rense participam de atualização sobre Música Litúrgica
O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e ministrado por frei Gabriel.

Idosos e pessoas com necessidades especiais rezam o Terço com dom Walmor no Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus
Colaboradores e ouvintes celebram o aniversário da Rádio América: são 60 anos dedicados à evangelização e à comunidade
Preparar para o matrimônio
A aliança de amor entre o homem e a mulher para toda a vida não se improvisa, aprende-se e aperfeiçoa-se. Fazer de duas vidas uma só vida é também um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.
Um mundo mais violento e desigual
Boaventura de Sousa Santos
A verdade é que o mundo está hoje mais violento, mais injusto e mais desigual. Mas uma coisa é certa; mesmo se alguns duvidam de que outro mundo é possível, outro mundo é urgentemente necessário.
Felicidade
Elton Simões
As limitações da Terra precisam ser compreendidas e incorporadas à teoria econômica e à maneira como vivemos. A felicidade, através do aumento ilimitado do consumo, não é mais possível como objetivo.
  CIDADANIA
Escravos de nós mesmos
Lúcia Cano
Há 127 anos, o feito de uma princesa nos livrou da escravatura. Pelo menos, é o que aprendemos na escola. Mas não é bem assim. No Brasil e no mundo, a escravidão se disfarça, e persiste manchando a história da humanidade.