Número 92 | 28 de novembro de 2014

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Obra social de Paróquia acolhe pacientes em tratamento de saúde

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, no Bairro Gutierrez, deu origem a importantes instituições que ajudam pessoas em tratamento do câncer, egressos de hospitais psiquiátricos e muita gente que por algum motivo enfrenta dificuldades até mesmo para se alimentar.

Ano da Paz, novo Advento
A vivência do Ano da Paz é a esperança de que ações simples e cotidianas podem provocar grandes mudanças, especialmente as culturais, que contribuem para a manutenção da violência.
Uma força saía de Jesus
Anajúlia Gabino
Essa força é infinita. Busquemos tocar no Senhor. E no tempo em que vivemos, esse toque é místico, espiritual, fato que não diminui em nada nossa experiência. “Felizes os que não viram e creram".
Tempo de Advento
Para a Igreja, esse tempo de Advento representa um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. Tempo de vivermos intensamente na perspectiva da chegada do Menino-Deus, o Natal de Jesus. A Igreja se prepara com muita alegria, enfeita-se, monta presépios, celebra novenas.

Ó Senhor, ó Adonai
Pe. Danilo César dos Santos Lima

A segunda antífona do Ó é uma forte recordação do êxodo. Depois de a primeira antífona ter chamado o Verbo de sabedoria criadora, a segunda propõe o nome com o qual Deus é invocado pelo povo de Israel: Adonai.

8 de dezembro: Celebrações especiais pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição
Devotos celebram os 300 anos do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia, e o Centenário da bênção da pedra fundamental do Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Capital.
  Santuário Santo Antônio de Roça Grande recebe novos sacerdotes
O padre José Marcilon, vigário da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, será o pároco e os padres André Lage e José Emídio, os vigários paroquiais. O início das atividades pastorais dos sacerdotes será no dia 2 de dezembro, com missa às 19h30.
  Novena de Natal da Arquidiocese de BH: vídeos auxiliam nas reflexões
Este ano, foram preparados vídeos com reflexões de padres, bispos, religiosos e leigos para animar a Novena de Natal.
  Concerto de Natal com a Orquestra de Flautas Sonoro Despertar
A Orquestra fará um Concerto de Natal no domingo, dia 30 de novembro, às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, com entrada gratuita.
  CNBB apresenta campanha para diagnóstico precoce do HIV
A Pastoral da Aids da Arquidiocese de BH apoia a caravana de incentivo ao diagnóstico precoce. Além da Capital, os municípios de Ibirité, Itabirito e Betim receberão a caravana.
Participe da palestra "A Espiritualidade do Advento"-29 de novembro
A iniciativa é da Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) e da Paulinas Livraria.

28 de novembro: Encontro dos Conselhos Pastorais Forâneos da Rensc
Os conselheiros irão se reunir nesta sexta-feira, às 20h, na Paróquia Santo Antônio, em Venda Nova.

Formação para Articuladores da Juventude
Durante o encontro com representantes forâneos da Juventude, dom Wilson conduzirá momento de catequese.

Rensc reúne padres eméritos em momento de oração e partilha
A confraternização semestral visa fortalecer os vínculos de amizade entre os sacerdotes.

Paróquia São Francisco Xavier celebra o dia do padroeiro
As celebrações começam nesta sexta-feira e prosseguem até 3 dezembro, dia dedicado ao Santo.

Paróquia São José e São Gabriel Passionista realiza bazar para ajudar trabalhos missionários
A comunidade é convidada a colaborar com a doação de brinquedos, roupas e calçados.

PUC Minas oferece cursos de capacitação para pessoas com deficiência
Para se candidatar, o interessado deve ter idade igual ou superior a 16 anos.

Fiéis se emocionam com reabertura da Ermida da Padroeira de Minas após 10 meses em processo de restauração   Oficina oferece capacitação profissional para pessoas com deficiência visual, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Papa encoraja cristãos no Oriente Médio
Na audiência geral desta semana, o Papa Francisco saudou os peregrinos de língua árabe presentes na Praça de São Pedro e recordou o sofrimento vivido pelas populações da região, invocando para elas proteção e apoio.
  VIDA PLENA
O mundo da mística
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj
Há pessoas que passam a vida no nível da corporeidade. Outras percebem que além do corpo há, também, a mente. Mas, outro grupo coloca o coração na transcendência e mergulha no mistério da interioridade.
Pelas estradas da vida
Dom Abade Felipe da Silva
A partir de hoje, quando você entrar numa estrada, convide Jesus. Ele, sim, o Caminho seguro, é capaz de fazer do seu ir e vir ocasião de encontro, progresso, segurança, esperança e vida nova.
A paz social
Pe. Manfredo Araújo de Oliveira
A verdadeira paz social é o fruto do desenvolvimento integral de todos, de uma nação construída por um povo justo e fraterno; por cidadãos responsáveis pela configuração de sua vida coletiva.