Número 131 | 28 de agosto de 2015

AÇÃO SOCIAL
Obra Social investe na alegria e no lazer contra a depressão e o estresse

Uma bonita obra social coordenada pelas Irmãs da Congregação Pequenas Filhas de São José ajuda a população do bairro São João de Deus e região, em Ribeirão das Neves, há quase 20 anos. Agora em setembro, mais uma atividade movimentará a Obra Social Padre José Baldo. Para fazer frente à depressão e ao estresse pessoas a partir dos 40 anos são convidadas a participar de um momento especial de convivência.

Ousadia da Catedral
A construção da Catedral Cristo Rei é realmente uma ousadia que tem força para contribuir com transformações culturais necessárias à sociedade. Vale participar.
Pior é a crise da alma
Floriano Serra
A crise não precisa necessariamente conduzir ao pânico, há um universo de maneiras diferentes e positivas de encará-la. A questão é que sem paz na alma nenhuma boa ideia vem à tona.
O modo de ser de Jesus desperta a fé Nele e na vida
Cada um de nós está sempre à procura de algo, de uma experiência nova, que faça a diferença em nossa vida, mas nem sempre temos com clareza o que queremos. Ser cristão não é uma decisão fácil e nem se decide de imediato, exige reflexão. Nesse sentido, a fé significa buscar o conhecimento e a compreensão daquilo em que se crê.

Contemplar e assimilar a gestualidade de Jesus
Pe. Márcio Pimentel
A Igreja celebra para absorver ou assimilar a pessoa de Jesus, sua vida, e o faz assumindo sua gestualidade. Por essa razão, a participação ativa de que fala o Concílio Vaticano II na Constituição sobre a Sagrada Liturgia, se dá não apenas interiormente, mas, sobretudo, pelo exercício ritual.
  Comunidades de fé da Rensp peregrinam ao Santuário da Padroeira de Minas
O bispo auxiliar referencial para a Rensp, dom João Justino, e o vigário episcopal da Região, padre José Marcilon, convidam todas as paróquias a organizarem caravanas – 12 de setembro.
  Fiéis celebram o Dia do Bem-Aventurado Eustáquio, neste domingo
Durante todo o dia haverá Missas. Dom Walmor preside a celebração das 15h e dom João Justino encerra a programação com a Missa das 19h.
  Mês da Bíblia: Santuário São Judas Tadeu promove Semana da Palavra
O evento tem como objetivo evangelizar, favorecendo a visão de um discipulado missionário comprometido com a Palavra de Deus.
  Anima realiza a palestra “Passos de uma espiritualidade do cotidiano”
A palestra será a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. O evento é gratuito, aberto à comunidade e não é necessário inscrever-se.
  Comissão da CNBB apresenta subsídios para o Mês da Bíblia
O material propõe cinco encontros de oração e reflexão, a partir do Evangelho de São João. O método para os encontros consiste em ouvir, meditar, rezar, contemplar e agir.
30 de agosto: fiéis da Paróquia São José e São Gabriel visitam terreno da Catedral Cristo Rei
Oportunidade importante para conhecer o projeto e acompanhar o andamento das obras.

CNBB emite nota a favor do Brasil
A nota afirma que se paga “alto preço pela falta de vontade política de fazer as reformas necessárias”.

Minha Paróquia na TV: novo programa da TV Horizonte
O programa divulga notícias, eventos e tudo o que acontece nas comunidades de fé e paróquias.

Encontro Arquidiocesano dos Animadores Comunitários de Círculos Bíblicos
O encontro será no dia 5 de setembro, das 14h às 18h, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Nesp promove palestra sobre comunicação como instrumento de transformação social
A palestra, seguida de debate, será proferida pela jornalista e escritora Daniela Arbex.

Catequistas da Rensp participam de retiro em Santa Luzia
Padre George Rateb Massis ( rito siríaco-católico) irá orientar o retiro, no Mosteiro de Macaúbas.

Contagem: paróquia oferece oficina de oração e vida - 6 de setembro
O objetivo é ensinar os caminhos da oração que estabelece permanente diálogo entre Deus e o homem.

Capela recebe pinturas que retratam as dores de Nossa Senhora
As cenas também representam o dia a dia das pessoas que vivem no Aglomerado Santa Lúcia.

SAJ produz vídeos sobre peregrinação dos jovens ao Santuário da Padroeira de Minas
Os participantes podem colaborar enviando fotos e vídeos para as próximas produções.

Paróquia Pai Misericordioso: fiéis celebram padroeiro
Os fiéis participam de celebrações, reflexões e procissão até o dia 30 de agosto.

Juventude e família é tema de formação para jovens na Rensa
É o terceiro encontro do ano de formação de líderes em parceria com o Centro Marista de Juventude.

Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe peregrinação de seminaristas de dioceses do Nordeste
Fiéis participam da 1ª Caminhada da Saúde e da Paz em homenagem ao Bem-Aventurado Eustáquio
Papa Francisco concede sua centésima audiência-geral
Nessa semana o Pontífice continuou com as catequeses sobre a família. Em agosto, ele já dissertou sobre três dimensões da vida familiar: a festa, o trabalho e a oração.
  OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO - ANO I
Uma Rede de Comunidades que se constrói continuamente
Ao celebrarmos um ano de caminhada do Observatório da Evangelização, apresentamos, nesta edição, um olhar especial sobre a Paróquia São Francisco Xavier.
  ENTREVISTA
O crime só inclui quando o Estado exclui
Por Patricia Fachin (IHU On-Line)
Nesta entrevista, o coordenador Estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos – SP afirma que a aprovação da PEC 171, que trata da redução da maioridade penal, “vai gerar mais insegurança pública”.
Um rádio ligado
Braulio Tavares
Pense numa casa bem silenciosa. O sujeito entra, fecha a porta, acende a luz, abre a janela… Está sozinho. Vive só. Barulho, só o ronronar da geladeira, e o zum-zum do mundo lá fora.