Caso não visualize este documento clique aqui
Número 70 | 27 de junho de 2014
  AÇÃO SOCIAL
República Reviver comemora a concessão de 29 Bolsas Moradia

Os contemplados com o benefício darão um passo importante na caminhada que começou com a saída das ruas, a partir do acolhimento da República Reviver - um serviço da Arquidiocese de BH.

Povo brasileiro, campeão?
Neste Mundial de 2014, cresce a esperança de que a sociedade avançará em suas análises políticas e avaliações de impactos sociais. Nesse exercício, devem ser incluídas as reflexões sobre gastos bilionários em detrimento de necessidades básicas.
A santidade é uma necessidade
Frei Raniero Cantalamessa
De duas maneiras entramos em contato com a santidade de Cristo: por apropriação e por imitação. A santidade é antes de tudo dom, graça, já que pertencemos a Cristo mais que a nós mesmos.
  VIDA PLENA
A solidão não faz bem
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña, SJ
Vivemos numa época de grandes mudanças que impactam não só culturas e economias, mas a família e a Igreja. Esta realidade em constante ebulição se define como pós-moderna, pós-cristã e até pós-humana.
O simbolismo da aliança na leitura bíblica (2)
Domingo, dia do sol para os Gregos e Romanos, era o nome do primeiro dia da semana judaica. Para o cristão, o domingo é uma instituição. Sua origem deve ser buscada unicamente no fato de a ressurreição de Cristo ter ocorrido na madrugada posterior ao sábado, ou seja, ao raiar do domingo, quando é percebida pelas mulheres que encontraram o túmulo vazio.

Liturgia, um organismo vivo da Igreja
Pe. Danilo César dos Santos Lima
A liturgia, enquanto elemento da cultura e permeada pelo Espírito do Ressuscitado, responde a algo que está longe de ser estático ou fixado pelas normas do Direito. As normas têm sua importância, mas existem para coordenar, disciplinar e reger uma vida que respira nas celebrações, fazendo-as evoluir continuamente na direção do mistério de Cristo.
  Fiéis são chamados a colaborar com a jornada da caridade do Papa Francisco
A Igreja celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho. Desta forma, no domingo, as paróquias recebem a oferta do Óbolo de São Pedro - contribuição para a jornada da caridade do Papa Francisco.
  Copa do Mundo: jovens vão às ruas para evangelizar
Grupos de jovens vão promover momentos de evangelização nas ruas do Centro de Belo Horizonte a partir do dia 29 de junho. As ações integram a programação da Arquidiocese de BH para a Copa do Mundo.
  Participe da programação cultural da Arquidiocese de BH para o Mundial
Além das Missas em diversos idiomas, uma programação especial oferece apresentações de orquestras sinfônicas e outras manifestações culturais. As atividades fazem parte do programa “Jogar pela Vida”.
  Sagrado Coração de Jesus: celebrações nas paróquias
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada no dia 27 de junho. Uma devoção que começou no ano de 1675. Nas paróquias da Arquidiocese de BH serão celebradas Missas e haverá coroações e procissões.
  Betim: dom Walmor preside Missa na Comunidade São Geraldo
Fiéis de Betim participam de Missa presidia por dom Walmor, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A celebração marcou os 25 anos da Comunidade São Geraldo.
43ª Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade - 27 de julho
São esperadas oito mil pessoas de todas as regiões do Brasil na Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Igreja São Francisco de Assis recebe apresentação de jazz
A saxofonista Maria Bragança se apresenta ao lado de Dudu Lima (contrabaixo) e Marco Lobo (percussão).

Nomeação de coordenadores e conselheiros do Memorial da Arquidiocese
Dom Walmor destacou a importância do Memorial para a história da Arquidiocese de BH e de Minas Gerais.

Projeto Teologia Viva: participe do questionário de avaliação
O objetivo é conhecer as impressões de todos que participaram dos cursos oferecidos pelo projeto.

Rense promove encontro de secretárias paroquiais
O tema “A Alegria do Evangelho” será apresentado pelo professor da PUC Minas Edward Guimarães.

Divino Pai Eterno: celebrações em Betim, de 29 de junho a 6 de julho
Estão previstas Missas, orações e apresentações culturais.

Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Jubileu de Prata da Paróquia São Domingos
Nesta sexta-feira, os fiéis se reúnem para o encerramento das festividades.

Reunião marca planejamento de espaços do Memorial da Arquidiocese de BH na Catedral Cristo Rei   Copa do Mundo: Santuário da Padroeira de Minas recebe visita de torcedores
Ninguém se torna cristão por si mesmo
Na audiência geral, o Papa Francisco retomou a catequese sobre a Igreja. O Santo Padre disse que não se é cristão por conta própria e que ser cristão significa assumir que pertence à Igreja. “A nossa identidade é pertença”, afirmou.
O mundo da Copa
Dom Demétrio Valentini
É certamente salutar vivermos momentos de congraçamento esportivo, que veste ao menos as aparências da fraternidade universal. Mas é urgente que esta fraternidade se torne efetiva.
  CIDADANIA
Lei e Ética
Elton Simões
Ética é obedecer a normas que não têm capacidade de coerção. É basear a ação nas noções de certo e errado, sem que a punição para desvios esteja necessariamente prevista em uma norma jurídica.
  A VOZ DO SACERDOTE
Batismo: fonte de conversão
Pe. Júlio César Gonçalves Amaral
Jesus recebeu um batismo destinado a pecadores em processo de conversão. Com esse gesto, ele se coloca numa atitude de solidariedade com todos os pecadores, com a decisão de nunca se separar deles.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH