Número 109 | 27 de março de 2015

AÇÃO SOCIAL
República Professor Fábio Alves dos Santos acolhe pessoas em situação de rua

A casa começou a funcionar em dezembro de 2014, e acolhe cerca de 20 moradores. O nome, Fábio Alves, é de um professor da Faculdade de Direito da PUC Minas que se dedicou, incansavelmente, a ajudar os pobres e excluídos.

Diálogo entre poderes
É hora de buscar entendimentos que viabilizem a sociedade brasileira para além do nó que ela está experimentando e que produz mais descompassos. É o momento de se construir harmonia nova e contemporânea.
Ungidos para servir
Dom Luiz Gonzaga Fechio
Qual é o verdadeiro sentido que devemos atribuir à vida? A Semana Santa nos dá uma resposta que permanentemente nos desafia, porque nos provoca e pode nos incomodar profundamente.
A Celebração dos grandes mistérios da redenção humana
Celebrar a Semana Santa, para nós, cristãos católicos, é recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. Esse mistério faz parte da nossa vida, e nessa Semana ele é recordado e vivido de forma intensa. Não se trata da simples recordação de um passado, mas de experimentar todos aqueles momentos junto com Jesus.

Ato Penitencial – Acolher a solidariedade de Deus
Pe. Danilo dos Santos Lima

No tempo da Quaresma a Igreja incentiva os fiéis a procurarem o Sacramento da Reconciliação (confissão). É um mandamento da Igreja e uma boa recomendação! O Apóstolo Paulo exorta os fiéis a se deixarem reconciliar com Deus (cf. 2Cor 5,20). Contudo, a reconciliação é um processo que deve supor o reconhecimento da própria condição pecadora, da própria fragilidade.

• Roteiros Litúrgicos da Semana Santa
  Missa da Unidade: bispos fazem convite especial – Quinta-feira Santa
Na Missa da Unidade, são abençoados os Santos Óleos usados nos sacramentos e todo o clero arquidiocesano renova os votos sacerdotais. A celebração será no Ginásio do Mineirinho, às 9h.
  Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade
Gesto concreto da Campanha da Fraternidade, as doações farão parte do Fundo Nacional e Diocesano de Solidariedade, cujos recursos são destinados a projetos sociais.
  Comunidade Católica Shalom convida para Retiro de Semana Santa em BH
Na Sexta-feira e no Sábado Santo, as atividades iniciam-se às 8h30, com a Liturgia das Horas e encenação da Via Sacra. No domingo haverá louvor e adoração.
  Observatório da Evangelização: bispos fazem avaliação
O Observatório da Evangelização tem o objetivo de pesquisar, analisar, refletir e divulgar experiências significativas de evangelização, subsidiando a ação evangelizadora da Igreja Católica.
  Peregrinação na Rensc reúne milhares de fiéis no Santuário da Padroeira de Minas
Os padres atenderam fiéis em confissões e o Vigário Episcopal, padre Sebastião Diogo, presidiu a Celebração Penitencial. Os peregrinos também participaram da Via-Sacra.
Irmãs Batistinas celebram 75 anos da Congregação no Brasil
Em comunhão com as Irmãs Batistinas, dom Walmor presidiu Missa, na Paróquia São Pedro Apóstolo.

Quarta-feira Santa: Paróquias realizam Procissão do Encontro
Os fiéis sairão da Paróquia São Sebastião e São Vicente e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Miguel.

28 de março: encontro de catequistas da Rensc com o bispo referencial
O encontro visa aprimorar a formação sobre a catequese e complementar o conteúdo proposto em 2014.

Momento de escuta e partilha com seminaristas de Divinópolis, Jequié e Vitória da Conquista
A comunidade instalada na Arquidiocese de BH recebeu a visita do Arcebispo nesta semana.

Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha celebra 500 anos de Santa Teresa de Jesus
No dia 28 de março, os devotos participam de Adoração Eucarística às 18h30, seguida de Missa.

CNBB entrega petição pela retomada do julgamento da ADI
A ADI em questão propõe o fim do financiamento privado de campanha eleitoral.

Programação de cursos do Centro Loyola para o mês de abril
O objetivo é oferecer possibilidades de leituras da cultura contemporânea à luz do humanismo cristão.

Fiéis da Paróquia Coração de Maria, Mãe dos Missionários se unem para ajudar lar de idosos
Todos os meses os fiéis visitam a casa que acolhe 25 idosos e doam artigos de primeira necessidade.

Seminaristas, formadores e fiéis celebram os 92 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus e os 11 anos de serviços de dom Walmor à frente da Arquidiocese de BH
Ligação entre Igreja e família é sagrada
Na audiência geral da semana, o Papa Francisco recordou que o mistério da encarnação compreende a acolhida em uma verdadeira família e destacou a importância da Encíclica Evangelium Vitae.
  EVANGELHO DA VIDA
20 anos da Encíclica Evangelium Vitae (2)
Pe. Otávio Juliano de Almeida
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10). Essa passagem bíblica do evangelista João é o eixo central da Encíclica de São João Paulo II sobre o Evangelho da Vida.
  VOCAÇÕES
Identidade da animação vocacional
Pe. Deonor Vieira do Nascimento, SM
A animação vocacional se estende como serviço a cada pessoa, a fim de que ela descubra o caminho para a realização de um projeto de vida tal como Deus o quer e como o mundo de hoje necessita.
Da amizade
Ricaro Fenati
A amizade entre os gregos sempre esteve em alta. Considerada como o maior dos bens, mais do que uma experiência privada entre duas ou mais pessoas, pertencia a uma dimensão pública da vida.
Aceitação do inaceitável
Elton Simões
Frequência não é normalidade. O número de vezes em que ações inaceitáveis são praticadas não as faz mais aceitáveis. Não as torna normais. Não as transforma em exemplo a ser seguido. Delitos são delitos.