Número 105 | 27 de fevereiro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Começa nova fase da campanha da Cáritas contra a fome e a pobreza

As informações partilhadas em 2014 serão, agora, analisadas para a elaboração do mapa da fome. Uma ação que tem a participação da Arquidiocese de BH e das (arqui) dioceses em todo o Estado. Para traçar o diagnóstico da fome em Minas, foram realizados 400 encontros para entrevistas em grupos focais, em um universo de 6.232 famílias.

Empresário, nobre tarefa
Um novo tempo pode ser gerado se, particularmente, empresários e políticos, mas também outros segmentos e instituições da sociedade, conseguirem dar uma resposta nova, tomando como referência determinante o povo e a vida dos pobres.
Espiritualidade cristã e qualidade de vida
Ricardo Fenati
Quando falamos em qualidade de vida, logo nos lembramos de uma alimentação saudável, exercícios e noites de sono bem dormidas. Mas onde entra a espiritualidade?
Ser Igreja é ser povo de Deus
O projeto de Deus é salvar as pessoas em comunidade. Uma comunidade que é povo de Deus, fundada na nova aliança, graças ao sangue de Cristo. Um povo constituído de homens e mulheres provenientes de todas as nações e culturas. Desse povo, Cristo é a cabeça e em seus corações, como num templo, habita o Espírito Santo, aquele que é a comunicação de amor entre o Pai e o Filho.

O sentido espiritual da Quaresma
Pe. Márcio Pimentel

A Quaresma estende-se diante da comunidade cristã como “delicadeza de Deus”, expressão muito apropriada de dom João Resende Costa retomada pelo nosso atual Arcebispo, há alguns anos. Sim, delicadeza. Este termo conota vários sentidos e a maioria, senão todos, aplica-se à iniciativa divina de permitir-nos um tempo para recuperar nossas origens.

Observatório da Evangelização publica estudo sobre paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte
As dinâmicas das comunidades de fé que integram as paróquias Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e São Francisco Xavier foram analisadas pelos pesquisadores do Anima/PUC Minas.
  Rensc promove Encontros Semanais de Formação Cristã
Os momentos de formação serão orientados por bispos e padres, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição (bairro Lagoinha) e Paróquia Santo Antônio (Venda Nova). Cada encontro promoverá reflexões sobre temas importantes da fé cristã católica.
  Caec organiza o 10º Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de BH
Com o tema Ser Igreja na atual conjuntura sociopolítica, o encontro preparado pela Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec) será no dia 14 de março, no Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista).
  CNBB e OAB apresentam Manifesto em defesa da Democracia
As instituições pedem, também, a aprovação, no Congresso Nacional, de uma Reforma Política Democrática “que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar, de forma efetiva e sem influências indevidas, a liberdade das decisões do eleitor”.
PUC TV e Nesp produzem programa sobre a Reforma Política
O vídeo pode ser assistido pela internet.

Inscrições abertas para oficinas do Projeto Vila Fátima
Para participar, é necessário ter entre 15 e 17 anos de idade.

Campanha da Fraternidade: Rensa realiza curso para lideranças - 1º de março
O momento de formação será na sede da Cúria Regional, das 8h30 às 16h.

Rensp promove Assembleia Regional do Clero - 3 de março
O tema “presbítero-pastor” será estudado durante o Encontro.

Missa marca abertura do encontro Empresa com Valores
O encontro faz parte de um programa da CNBB e da ADCE.

Inauguração do Centro de Espiritualidade Jesus Mestre, na PUC Minas - Unidade São Gabriel
Quaresma, tempo de enfrentar o mal
O Papa Francisco ensina que o tempo da Quaresma é oportunidade para a conversão dos corações. O Santo Padre explica que o evangelista Marcos descreve a prova enfrentada voluntariamente por Jesus, antes de iniciar sua missão, uma prova da qual o Senhor sai vitorioso e que o prepara para anunciar o Evangelho do Reino de Deus.
  VIDA PLENA
As folhas caem
Anajúlia Gabino
A natureza se manifesta em ciclos e isso nos ensina muito. As estações do ano, as fases da lua, os dias e as noites, o envelhecimento... Mas será que estamos prontos para envelhecer?
  CIDADANIA
Lei e ética
Elton Simões
A lei é um parâmetro mínimo de comportamento. Sociedades desenvolvidas e justas pressupõem que seus integrantes tenham compromisso não somente com a lei, mas também com a ética.
  A VOZ DO SACERDOTE
Cidade Terrestre e Cidade Santa
Pe. Joacir Alves Antunes
E o cristianismo não pode e nem deve ser lugar de alienação, pois o convite que o próprio Cristo faz a cada homem é que sejamos luz e verdade no coração da humanidade.