Número 122 | 26 de junho de 2015

AÇÃO SOCIAL
Iniciativas de amor conduzem ao reencontro com Deus

A Pastoral Social da Igreja Nossa Senhora Rainha desenvolve diversas ações sociais junto a instituições e comunidades carentes, entre elas, o Aglomerado Santa Lúcia, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), em Nova Lima, e o presídio feminino José Abranches, em Ribeirão das Neves.

A fraqueza das reações
O sacrifício ambiental como condição para se alcançar “desenvolvimento”, sem dúvida, é um atentado à dignidade de toda pessoa.
Descansar sorrindo
Padre Ederson Iarochevski
Descobrir a ternura como laço que une pessoas é revigorante, conforme lembra a cena evangélica em que Jesus, vendo o cansaço dos seus, com desvelo pede: “Vinde para um lugar deserto a fim de descansar”.
O estudo da doutrina social da Igreja na Gaudium et Spes
A Constituição Pastoral Gaudium et Spes, “sobre a Igreja no mundo de hoje”, documento do Concílio Ecumênico do Vaticano II, constitui importante referência para uma nova visão de Igreja e um novo relacionamento da Igreja com o mundo contemporâneo.

A música ritual e a experiência estética na Liturgia cristã
Pe. Márcio Pimentel

Enquanto expressão artística e religiosa, a música ritual – em particular o canto – realiza com propriedade a função de conjugar o mundo interior e o exterior, permitindo o alívio da tensão entre as realidades ditas subjetivas e aquelas objetivas. Constitui-se, portanto, uma realidade que se torna um “discurso de sentido”de natureza estética, que abrange o humano na sua totalidade.

Abrigo São Paulo: dom Walmor abençoa gruta da Imaculada Conceição
A instituição, administrada pela Sociedade São Vicente de Paulo, acolhe diariamente cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  TV Horizonte: dom João Justino estreia o programa Entoai Salmos
O programa Entoai Salmos, apresentado por dom João Justino, será transmitido pela TV Horizonte diariamente, às 6h, com reprise às 18h15.
  Paróquias recebem oferta do óbolo de São Pedro
Nos dias 27 e 28 de junho, durante a solenidade de São Pedro e São Paulo, as paróquias recebem a oferta do Óbolo de São Pedro - contribuição para a jornada da caridade do Papa Francisco.
  Almoço em benefício da Catedral Cristo Rei – 28 de junho
Toda a comunidade é convidada a participar deste momento especial de comunhão na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Bom Retiro, em Betim.
  Instrumentum Laboris do Sínodo Ordinário é apresentado pela Santa Sé
O texto foi atualizado a partir das respostas aos questionários enviados pelas dioceses de todo o mundo. O Sínodo será realizado entre os dias 4 e 25 de outubro.
  Encontro de Lideranças Empresariais da Paróquia Santo Inácio de Loyola
No encontro, que visa difundir os valores cristãos, os empresários serão convidados a vivenciar um momento de espiritualidade com o tema "Lideranças Éticas e Servidoras".
  2º Circuito Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão das Neves
As pastorais e movimentos da Paróquia irão se encontrar e também divulgar suas ações pastorais para toda comunidade, neste sábado, dia 27 de junho.
Dia de espiritualidade com o padre Fábio de Melo no Santuário da Padroeira de Minas
No mesmo dia, 12 de julho, também será apresentado o “Devocionário a Nossa Senhora da Piedade”.

18° Semana da Juventude no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Os jovens das comunidades de fé do Santuário irão se reunir entre os dias 19 e 26 de julho.

Rensa convida para curso de iniciação teológica
O curso de formação Teologia Viva propõe o estudo dos temas bíblicos, com linguagem acessível.

Vicariato Social: campanha do agasalho desperta gesto de solidariedade
Engenheira se une a três colegas de trabalho e doa 30 cobertores à Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida.

2º Circuito Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Ribeirão das Neves
O evento será realizado neste sábado, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário.

27 de junho - Juventude e comunicação são temas de encontros na Rensc
Serão realizadoso Encontro Regional de Articuladores Paroquiais da Juventude e oficina de comunicação.

Cúria Regional Nossa Senhora da Piedade funcionará em novo endereço
Os atendimentos ficarão suspensos entre os dias1º e 6 de julho, para a realização da mudança.

Gincana Solidária da Forania Nossa Senhora do Pilar reúne mais de 600 participantes
O evento tem o objetivo de unir as juventudes e fortalecer as ações de solidariedade
Feridas que se abrem na convivência familiar
Na catequese desta semana o Papa Francisco chamou a atenção para o risco da desagregação da família, quando as feridas abertas são descuidadas.
  VOCAÇÕES
Sagrado Coração de Amor
Dodora, Comunidade de Vida Verbo Eterno
O mundo precisa de jovens que procurem conhecer sua vocação e atendam ao chamado, para ser o que Deus quer que sejam. Não é visando lucro e poder que vamos cumprir nossa vocação de batizados.
  VIDA PLENA
Quer evangelizar? Inicie pela família
Pe. Jorge Filho
É preciso que a família resgate seu papel de evangelizadora, vencendo as dificuldades a cada dia, para que assim possa cumprir sua missão de ser o primeiro lugar do anúncio da Palavra de Deus.
Mobilidade humana e mobilidade social
Pe. Alfredo J. Gonçalves
A partir de um ponto de vista mais acurado, as mobilidades humana e social se cruzam e se entrelaçam de acordo com uma série de fatores e circunstâncias sociais, econômicas, políticas e culturais.