Número 113 | 24 de abril de 2015

MINHA PARÓQUIA É um bom exemplo
Comunidades de fé ajudam famílias a cuidar de suas crianças

Voluntários realizam um bonito trabalho de apoio às famílias na Paróquia Maria, Mãe dos Missionários, por meio da Pastoral da Criança. Além de ajudar a manter a saúde física e psicológica das gestantes e de seus filhos, a Pastoral atua para garantir a cidadania das crianças.

CNBB e a vida do povo
A Igreja olha, com preocupação e apreensão, a desigualdade social no país. Os avanços e conquistas alcançados até hoje não são suficientes para apaziguar o coração de cada cidadão brasileiro.
O jardineiro
Pe. Alfredo J. Gonçalves
Ninguém como o jardineiro se dá conta de como a flor é bela e frágil. Oferece seu brilho intenso e colorido, mas sempre provisório. Talvez por possuir a consciência orgânica de que a passagem pela vida é breve.
O Senhor é o Pastor que nos conduz
Refletindo sobre a Palavra de Deus, nas Sagradas Escrituras, encontramos referências ao Bom Pastor. Vivendo em uma realidade rural, essa é a experiência de Deus que o povo sempre fez: o povo da Antiga e da Nova Aliança. É o que se pode ver, por exemplo, no livro do profeta Ezequiel e, também, no Novo Testamento, com relação a Jesus.

Voltar às origens: Liturgia da Palavra
Pe. Márcio Pimentel

A Palavra de Deus não é discurso, mas sua presença real agindo no mundo, criando-o, sustentando-o, fornecendo-lhe consistência e sentido. E tudo o que temos nas páginas da Bíblia é chamado Palavra de Deus porque é obra do Espírito Santo.

Encontro Arquidiocesano de Catequese - 26 de abril
Serão realizados estudos, oficinas e partilhas em torno do tema O Evangelho da Alegria do Papa Francisco. O Encontro é dirigido a coordenadores de catequese das paróquias e comunidades.
  Torcida de Deus: Arquidiocese de BH apresenta camisetas especiais
As camisetas foram criadas especialmente para a 15ª Torcida de Deus, com modelos para crianças, jovens e adultos. Um gesto de comunhão da Arquidiocese no Ano da Paz.
  TVs transmitem Missas do Santuário Nossa Senhora da Piedade
As transmissões dominicais começam no dia 26 de abril, às 8h, do Santuário Nossa Senhora da Piedade. A Rede Minas vai retransmitir imagens geradas pela TV Horizonte.
  Igreja incentiva jovens a uma experiência de fé
A Jornada Arquidiocesana da Juventude reunirá participantes dos 28 municípios da Arquidiocese de BH. Simultaneamente, será celebrado o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
  Contribuições de padre Libanio inspiram tema de colóquio sobre pastoral
O evento, intitulado “Caminhos Para Evangelizar Segundo J. B. Libanio (Crer, discernir e atuar)”, será realizado de 27 a 29 de abril. Uma parceria da PUC Minas com a FAJE e o ISTA.
  CNBB encerra 53ª Assembleia Geral
Bispos de todo o país participaram da cerimônia de posse da presidência da CNBB e das 12 comissões episcopais. Na Assembleia, eles elegeram os delegados junto ao Celam e os representantes no Sínodo dos Bispos. A conferência também divulgou nota sobre o momento nacional.
Pastoral do Menor defende ações educativas para interromper ciclo de violência
Em carta a deputados, dom Luiz Gonzaga explica posicionamento da Igreja sobre a redução da maioridade penal.

Santuário da Padroeira de Minas: estudo lista potenciais da Serra da Piedade
Casa da Padroeira de Minas e área de preservação ambiental, a serra tem potencial para a agricultura.

1º Encontro da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Belo Horizonte
O encontro será no dia 17 de maio, na Faculdade Arnaldo, a partir de 8h.

2º Encontro de Formação para a Pastoral da Saúde
Serão apresentados os trabalhos realizados com doentes da Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição.

Vila Fátima oferece atividade "Corpo em Movimento"
As aulas são gratuitas e destinadas a pessoas com idade acima de 15 anos. Inscrições abertas.

Rensa: 27º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base – 26 de abril
Participam líderes de comunidades que desejam fortalecer o compromisso com os valores do Evangelho.

Dom João Justino é eleito presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB
Dom Joaquim Mol fala aos bispos reunidos em Aparecida sobre Projeto de Reforma Política
A mulher não é réplica do homem nem inferior a ele
O Papa explicou que a imagem bíblica da costela de Adão, da qual Eva é plasmada por Deus, não significa inferioridade da mulher nem que ela é uma cópia do homem, mas expressa reciprocidade entre eles.
  VOCAÇÕES
Não vim chamar os justos, mas os pecadores
Frei Oton Júnior, ofm
O coração do discípulo deve pulsar por querer erguer o outro. Libertá-lo dos nós que teimam em privar seus passos.
  VIDA PLENA
O risco de perder a alma
Vanderlei Soela
São muitas as possibilidades de se perder a paz, o bom humor e a direção do caminho. É que, movidos pelo ímpeto de vencer, abandonamos valores e acabamos “vendendo” até a alma, como se diz popularmente.
  CIDADANIA
Quando a juventude é o alvo da violência
Marisa von Bülow
O que o Brasil, Quênia, México e Nigéria têm em comum? Em todos eles os jovens são as principais vítimas da violência. Na raiz da violência há sempre uma história de preconceito, intolerância e desigualdade.
Estamos na era da colaboração
Marcel Spadoto
Você gosta de gente? Você gosta de se relacionar com as pessoas? Você gosta de ser relevante e ajudar? Se você respondeu “sim” às três perguntas, excelente, pode se considerar na era da colaboração!