Número 100 | 23 de janeiro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Paróquia Verbo Divino: dedicação e amor à comunidade

A Ação Social da Paróquia Verbo Divino, em Contagem, é referência de apoio à saúde e acolhimento fraterno. Na busca pela boa saúde emocional e mental, três psicólogas atendem a população. Também são oferecidas aulas de pilates e sessões de fisioterapia.

Liberdade e respeito
A liberdade individual e também a de imprensa não dão a ninguém o direito de posicionamentos que ultrapassem o limite delineado pelo respeito a identidades e diferenças.
A cura do coração
Anajúlia Gabino
Quando o coração está amargurado e frio é quase natural que tenda a se fechar. As perdas e frustrações podem nos surpreender em algum momento, e corremos o risco de deixar a amargura entrar.
O Cristo revelador e a plenitude de toda a Revelação
Desde a tradição de Israel já se encontrava estabelecida uma relação entre Deus, o homem, a sociedade e a história: uma relação continuada e ampliada na igreja cristã e na sua caminhada. Temos a Palavra de Deus como força criativa que transformou a vida do povo de Deus, guiando-o na história e preparando os caminhos do reino.

Espaço epifânico: onde a glória da carne de Cristo refulge
Pe. Márcio Pimentel

A razão de ser da Liturgia é a mesma do Mistério Pascal: reconciliar o ser humano com seu Senhor, mediante a humanidade do Verbo. Aquilo que se deu em nosso Salvador deve alcançar-nos por meio das celebrações que a Igreja em seu nome realiza.

Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB reúne-se no Santuário da Padroeira de Minas
A Comissão, que tem entre suas atribuições zelar pela fidelidade da doutrina da Igreja, reúne-se no Santuário Nossa Senhora da Piedade, de 26 a 29 de janeiro.
  Paróquias têm programação especial de retiros para o Carnaval
Os retiros de Carnaval são oportunidades para quem deseja aproveitar esse período para o crescimento espiritual. São momentos de reflexão, oração e celebrações.
  Centro Loyola e Comissão Arquidiocesana de Catequese: curso de atualização
Para participar é necessário ter três anos de experiência em catequese, ter concluído o ensino fundamental e participado de entrevista com a coordenação do curso.
Campanha de adesão ao Projeto Popular pela Reforma Política é intensificada
A meta é coletar 1,5 milhão de assinaturas até fevereiro, por meio das paróquias ou pela internet.

Regional Leste 2 da CNBB – Encontro da Pascom será na próxima semana, em BH
O evento será realizado no dia 31 de janeiro, na Casa de Retiros das Irmãs Sacramentinas.

Cerco de Jericó: paróquias fazem sete dias e sete noites de oração
A campanha de orações é inspirada no capítulo 6 do livro de Josué.

Grupo da Paróquia São José e São Gabriel Passionista retorna de missão na Bahia
Os missionários realizaram atividades de evangelização em 50 comunidades de Condeúba (BA).

Novo curso de pós-graduação da PUC Minas: Turismo religioso e itinerâncias da fé
Com 18 meses de duração, o curso começa no dia 16 de março. Inscrições até 26 de fevereiro.

Milhares de fiéis celebram Dia de São Sebastião em Brumadinho e Sabará, com Missas e procissões
Não se pode fazer guerra em nome de Deus
Na audiência-geral desta semana o Papa Francisco lamentou a violência contra os cristãos no Niger e pediu orações pelo dom da reconciliação e da paz. “Não se pode fazer guerra em nome de Deus” - advertiu.
  VIDA PLENA
O sentido do exame de consciência
Pe. Joãozinho, SCJ
Levei algum tempo para entender o que significava exame de consciência. Pensava que a revisão de vida se restringia a encontrar e corrigir meus erros e pecados.
  BEM VIVER
Os mistérios das nossas conversas...
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj
Precisamos correr o risco de nos revelar e partilhar, com simplicidade e confiança, o mais fundo da existência. Quando isso acontece, a palavra converte-se em invólucro de um conteúdo existencial, quase indizível.
Inovar e empreender
Elton Simões
Para o ser humano, inovação gera capacidade de adaptação e, por conseguinte, superação de obstáculos. Por isso, países desenvolvidos focam seus esforços no desenvolvimento de novas tecnologias.
  A VOZ DO SACERDOTE
A pena de morte é inaceitável
Pe. Osvaldo Gonçalves
A solução não é matar. “Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva”. O recurso é criar estruturas para regenerar as pessoas, onde elas sejam tratadas como seres humanos.