Caso não visualize este documento clique aqui
Número 78 | 22 de agosto de 2014
  AÇÃO SOCIAL
Líderes de pastoral são capacitados para cuidar e proteger o idoso

A Pastoral da Pessoa Idosa, na Arquidicoese de Belo Horizonte, realiza importante trabalho de capacitação de voluntários nas paróquias da Capital e Região Metropolitana, e de outras dioceses. Os formadores trabalham, com os futuros líderes de pastoral, questões relacionadas à espiritualidade, ao emocional, à vida prática, à saúde e à proteção do idoso.

Entre diálogo e emoção
A dinâmica entre diálogo e emoção configura ou enfraquece a cultura de um povo e o sentido de sua identidade. Cada pessoa sofre os efeitos deste complexo processo, com incidências sobre o modo de se viver.
Em segredo
Anajúlia Gabino
Deus vê o segredo dos nossos corações. Ele percorre o nosso íntimo mais profundo. Seu olhar é movido pelo amor verdadeiro e puro que é capaz de ultrapassar nossos gestos e atitudes e alcançar o nosso coração.
Mudar de cara, mudar de vida
Ronaldo José de Sousa
Mudar é realmente necessário, mas não pode se reduzir à estética. A mudança profunda, essa sim, é deslumbrante. É resultado da ação discreta de Deus junto a uma ativa participação humana.
A experiência de viver a Revelação de Deus
A experiência cristã de Deus é a experiência da fé em Jesus Cristo. Falar de Jesus como centro de nossa fé é traduzir na nossa linguagem e no nosso discurso a presença de Deus em seu Filho. Esta experiência está circunscrita no âmbito da presença histórica do Revelador e da sua revelação.

As partes da Missa que competem aos fiéis
Pe. Danilo César dos Santos Lima
A Igreja não entende mais a Missa como ação dos clérigos para os leigos. A liturgia é ação de todo corpo eclesial, ministros e fiéis, cada qual com sua função específica, mas agindo conjuntamente. O próprio Deus quis agir junto com a humanidade, em vista da salvação.
  Arcebispo faz palestra sobre a economia na visão cristã da Evangelii Gaudium
Durante encontro com dirigentes cristãos de empresa, o Arcebispo falou sobre economia da exclusão, globalização da indiferença, desigualdade social e família, à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco.
  Reforma Política: dom Joaquim Mol destaca união dos movimentos sociais
Em carta, dom Mol lembra que o êxito do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política e do Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva para a este fim depende da união de todos.
  Vicariato Pastoral apresenta Novena de Natal 2014
Além de oferecer reflexões para cada dia que antecede o Natal, a Novena traz o Ofício Divino das Comunidades, roteiro de celebração em família e várias opções de cantos.
  Paróquia será elevada a Santuário, na Festa de Padre Eustáquio
A Paróquia Sagrados Corações receberá o título de Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz. Uma homenagem ao Bem-Aventurado Padre Eustáquio, que acolhia todos os fiéis com esta saudação.
  Encontro de Jovens com Cristo: 30 anos na Arquidiocese de BH
O evento, que ganhou o nome especial "O Dia da Rosa", será neste sábado, dia 23 de agosto, na Casa da Gospa. Também estarão presentes jovens de outras cidades, para celebrar a alegria de caminhar com Cristo.
Rensc reúne coordenadores paroquiais de Liturgia
Cada paróquia deve enviar o coordenador paroquial de Liturgia e um membro da equipe.

CNBB e PUC Minas oferecem o curso “Projetos culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”
O objetivo é consolidar a Pastoral da Cultura no Brasil.

Devotos celebram Dia de Nossa Senhora do Rosário
Em Sabará, comunidades de fé festejam os 301 anos da Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

Pascom promove palestra sobre Comunicação e Liturgia - 23 de agosto
A Pastoral espera contribuir para a compreensão do sentido da liturgia como centro da vida cristã.

Gincana Solidária integra fiéis da Paróquia Coração de Maria, Mãe dos Missionários
Jovens surpreendem com arrecadação de alimentos para lar de idosos.

Semana Social da Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia
Os participantes irão refletir sobre o trabalho em rede para a qualidade de vida dos moradores.

Centro Loyola realiza novos cursos no mês de setembro
A proposta é oferecer possibilidades de leituras da cultura contemporânea à luz do humanismo cristão.

Faje promove Mesa Redonda sobre Reforma Política e Plebiscito Popular
Uma reflexão sobre Reforma Política, iniciativas de mudanças e articulação do Plebiscito.

Missa presidida por dom Wilson Angotti marca celebração dos 107 anos de Irmã Benigna   Palestra de dom Petrini, presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, reúne estudantes e religiosos
Papa Francisco anuncia tema da Mensagem para o Dia Mundial da Paz
“Não mais escravos, mas irmãos”. Este é o tema da Mensagem para o 48º Dia Mundial da Paz, que será celebrado no dia 1º de Janeiro de 2015. O Santo Padre lamentou que ainda exista escravidão no mundo.
Eleições 2014 e participação popular
Pe. Emílio Carlos Mancini
Estamos em ano de eleições para a Presidência da República, governos estaduais e outros cargos legislativos. Às vésperas do pleito, são várias as iniciativas em curso em todo território brasileiro.
  VIDA PLENA
O que farei de minha vida?
Pe. J. Ramón F. de la Cigoña, SJ
Optar por uma vocação é aceitar também suas exigências. Por isso, é preciso comprovar se o “eu profundo” consegue vivenciar os valores evangélicos propostos.
  VOCAÇÕES
As dimensões da vocação diaconal
Diác. Paulo Taitson
O diaconato traz, em si, três grandes dimensões: familiar, profissional e eclesial. Administrar esses desafios e colocá-los a serviço da missão constitui tarefa diária.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH