Número 117 | 22 de maio de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Jovens recolhem alimentos para ajudar famílias em risco social

Voluntários da Paróquia São Luís Gonzaga se reúnem uma vez por mês para recolher alimentos nas casas dos bairros vizinhos e, assim, preparar cestas básicas que são doadas às famílias pobres da região. Iniciativa que socorre os que vivem em situação de risco social.

Família, uma escola
Se a educação é prioridade, torna-se inaceitável a imposição de sacrifícios às instituições educativas e aos seus destinatários: os alunos. Esses sacrifícios comprometem a formação pessoal e profissional.
Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo
Pe. Adroaldo Palaoro, sj
As angústias mais radicais são transformadas pelo sopro do Espírito: um sopro vital que possibilita a vitória da esperança contra o desespero, da vida contra a morte.
O Espírito Santo na vida cristã
A Igreja vive no Espírito e se renova sempre nele. Ele a conserva na verdade e a guia pelo caminho da vida missionária. No seu silêncio, na escuta e na acolhida da Palavra de Deus, a Igreja deixa-se ensinar, educar e desafiar pelo Espírito Santo que fala através das Escrituras. A Igreja é a discípula de Cristo.

A Palavra de Deus cantada
Pe. Márcio Pimentel

Na Celebração Eucarística, segundo o Rito Romano, se prevê para depois da “Primeira Leitura” um canto denominado “interlecional”. Trata-se de um Salmo entoado por um ministro específico, o salmista, e, na sua ausência, o leitor ou cantor. A assembleia, depois de ouvir os versículos por ele proferidos responde com o refrão previsto no Lecionário.

Assembleia Geral do Clero – 26 de maio
O encontro será oportunidade para reflexões sobre as ações pastorais à luz das orientações do Papa Francisco e para reforçar os valores e princípios que constituem a caminhada do clero.
  Pentecostes: paróquias celebram a Festa do Divino Espírito Santo
A Igreja Católica celebra o Dia de Pentecostes, este ano, no domingo, 24 de maio. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito Santo foi enviado sobre os apóstolos.
  Marcha pela Reforma Política Democrática
Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política da CNBB, participou da manifestação, em Brasília, e defendeu o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais.
  Padre Paulo Jackson, pároco da Paróquia Bom Jesus do Horto, é nomeado bispo
Dom Walmor, os bispos auxiliares e todo o clero da Arquidiocese de BH saúdam o padre Paulo, pedindo a Nossa Senhora da Piedade que abençoe o seu ministério episcopal.
  Camisetas de Nossa Senhora da Piedade: disponíveis em 12 locais
A criação das camisetas para a 15ª Torcida de Deus é um gesto de comunhão da Arquidiocese de BH no Ano da Paz, e um pedido de intercessão à Padroeira de Minas Gerais, pela vida de todos.
  Missa marca os sete anos da Campanha Faço Parte – 24 de maio
Para agradecer aos apoiadores da Campanha, dom Walmor preside Missa, nesse domingo, às 8h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade.
  Celebração pelos 60 anos da Rádio América – 27 de maio
A Arquidiocese de BH convida todos para a Missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo bispo auxiliar dom Joaquim Mol e pelos padres apresentadores da emissora.
76ª Semana Eucarística no Santuário de Adoração Perpétua - 28 de maio a 4 de junho
Também haverá oficina de produção dos tapetes que devem enfeitar a cidade no dia de Corpus Christi.

Arquidiocese de BH celebra ordenação presbiteral do diácono Ricardo Barbosa Corrêa
A cerimônia de ordenação será nesse sábado, 23 de maio, às 9h30, na Paróquia Santa Luzia, Cidade Nova.

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Sabará é, agora, patrimônio do município
Reconhecida como de Grande Relevância Histórica e Cultural, a festa ocorre há mais de 300 anos.

Semana Social Regional da Rensc -26 a 29 de maio
Paróquias da Rensc participarão do evento na Forania Nossa Senhora das Neves.

Instituto Mater Christi realiza tarde de espiritualidade
Podem participar os membros do instituto, da Legião de Maria e pessoas ligadas à evangelização.

PUC Minas celebra 25 anos em Contagem - 29 de maio
A partir de 18h, será descerrada a placa comemorativa, seguida de Missa em Ação de Graças.

No Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, dom Walmor se reúne com integrantes da Comissão Nacional de Reitores de Santuários
Faça como dona Maria Inez que está vestindo a camisa criada especialmente para a Torcida de Deus. Confira, AQUI, os endereços dos locais onde é possível adquiri-las
Papa pede aos pais que retomem papel educativo
O Santo Padre fez votos para que o Senhor conceda aos pais a graça de não se "auto-exilarem da educação dos filhos". E frisou a necessidade de uma relação marcada pelo equilíbrio.
  VOCAÇÕES
Maria, a vocacionada do Pai por excelência
Irmã Maria Helena
Os dons que Deus dá são para sempre, seja na vida religiosa, seja em outra vocação, porque Aquele que chama dá a graça de responder ao chamado.
  VIDA PLENA
Vaidade das vaidades
Pe. Alfredo J. Gonçalves
A fixação sobre si mesmo gera a miopia e a cegueira com relação ao "outro”. O "eu” se torna a tal ponto engrandecido que preenche, de forma total e absoluta, a janela do horizonte.
Não faz sentido
Mauricio Felício
Se a comunicação não faz sentido, ela é um sinal de perigo. Mas não se trata apenas da comunicação de um gestor com sua equipe, e sim de como a cultura organizacional é respeitada.