Número 130 | 21 de agosto de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Paróquia investe na educação e cultura em parceria com o Projeto Verena

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Confisco, é uma importante parceira do Projeto Verena, que acolhe crianças e adolescentes de seis a 16 anos. A proposta é despertar o interesse pelos estudos e por atividades esportivas, culturais, informática e lazer.

Novo tecido político
É indispensável investir em um novo tecido político para subsidiar uma cidadania que consiga produzir líderes mais nobres, capazes de abrir frentes e encontrar novas respostas.
Deus da esperança, precisamos de ti!
Padre Ederson Iarochevski
Será que o século XXI acabará se tornando um imenso cemitério de esperanças? Muitas promessas foram feitas e desfeitas. Chegamos aos tempos modernos com crueldades, injustiças e insegurança.
Viver a comunhão com Deus em comunidade
A Igreja nos oferece os sacramentos da Iniciação cristã, Batismo, Crisma e Eucaristia, nos convidando a vivenciá-los no nosso dia a dia, deixando que essa experiência seja reflexo na vida do outro.

Uma liturgia que transgride (2)
Pe. Márcio Pimentel
A reforma litúrgica oriunda do Concílio Vaticano II buscou implementar na Igreja um processo mediante o qual os fiéis pudessem participar ativamente da celebração do Mistério Pascal de Jesus.
  Festa do Bem-Aventurado Eustáquio: 1ª Caminhada da Saúde e da Paz
Os fiéis sairão do Santuário da Saúde e da Paz, dia 23 de agosto, em direção à Capela Especial Cristo Rei. No dia 30, dedicado ao Padroeiro, serão celebradas Missas durante todo o dia.
  PUC Minas Betim celebra 20 anos
A PUC Minas, Unidade Betim, tem como objetivo aliar a pesquisa universitária ao trabalho comunitário, por meio da contribuição social e cultural de todas as áreas de ensino.
  Festival Internacional de Corais
Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana recebem o Festival Internacional de Corais, de 4 a 23 de setembro. Serão realizadas apresentações gratuitas em praças, igrejas e museus.
  Rensc reúne professores católicos
Profissionais de instituições de ensino, públicas e particulares, que estão na área de abrangência da Região Episcopal, vão participar do evento no auditório da PUC São Gabriel - 22 de agosto.
  Sorteio de carro 0Km em prol da Acolhida Solidária Dom Luciano
A iniciativa é da Providência Nossa Senhora da Conceição. Cada bilhete custa apenas cinco reais. Para saber onde adquirir o seu, clique aqui.
Vaticano anuncia tema para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
A celebração ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2016, dentro da programação do Ano da Misericórdia.

Sabará recebe a exposição itinerante, “Rosário uma devoção popular”
A exposição está aberta ao público na Igreja Nossa Senhora do Rosário até o dia 30 de agosto.

Pascom realiza palestra sobre comunicação e novas tecnologias - 22 de agosto
O evento será aberto ao público, das 9h às 12h, no auditório da Paulinas Livraria.

16ª Festa do Padroeiro na Paróquia Santo Inácio de Loyola
Os fiéis se reunirão do dia 24 ao dia 30 de agosto para homenagear o fundador da Companhia de Jesus.

Pastoral da Esperança promove encontro para Ministros das Exéquias
O evento é destinado a Ministros que já receberam investidura na Arquidiocese de BH.

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs propõe reflexão sobre intolerância religiosa
O propósito é buscar a convivência mais respeitosa com as religiões não cristãs.

10º Encontro das CEB’s na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição
As atividades serão realizadas na Paróquia São Cristóvão, bairro São Cristóvão, BH.

Centro Loyola: inscrições para o curso “Liturgia e Sacramentos no Coração da Vida Cristã"
O curso oferece um itinerário para o mergulho no Mistério de Cristo, celebrado nos sacramentos.

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança convida catequistas para retiro
Podem participar pessoas que atuam em todas as dimensões da catequese, na Rense.

Rensc : Encerramento da Semana da Família na Paróquia Nossa Senhora da Paz
Dom Edson Oriolo presidirá Missa no dia 23 de agosto, às 9h30, seguida de café partilhado.

Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora do Rosário
A programação começa nesta sexta-feira, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Sabará.

Comunidade do Colégio Santa Maria participa de peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas
Paróquia Santa Clara da Piedade 15 anos: fiéis vestem camisas do Ano da Paz na celebração em Ação de Graças
Trabalho, garantia de dignidade
“Eu me entristeço quando vejo que há gente sem trabalho, que não encontra trabalho e não tem a dignidade de levar o pão para casa”, disse o Papa Francisco na catequese desta semana.
  VOCAÇÕES
Anunciata, uma proposta de amor
Irmã Mariana Fernandes da Silva
Você, nós, somos chamados a nos conectar com o Criador e conosco mesmos, a contemplar o divino chamado que nasce do contato com a vida latente na criação, na diversidade harmoniosa.
  OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO – ANO I
Um olhar sobre a Paróquia Nossa Senhora do Morro
Ao Observatório da Evangelização importa ver de perto as diferentes respostas da Igreja para evangelizar em cada realidade. Conheça, aqui, a pesquisa sobre o trabalho desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora do Morro.
  A VOZ DO SACERDOTE
ADCE, tarefas e desafios
Pe. Gladstone Elias de Souza
Estamos a caminho do XXV Congresso Mundial da UNIAPAC e do 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade que serão realizados nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro de 2015, em BH.