Número 108 | 20 de março de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Comunidade do bairro Jardim Teresópolis recebe apoio da Igreja

A Paróquia Maria, Mãe dos Pobres realiza um trabalho movido pelo amor e pela caridade no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. A equipe do Núcleo de Atenção à Pessoa (NAP) oferece atendimento nas áreas jurídica e de saúde às comunidades mais pobres da região. A ação social da Paróquia inclui, ainda, a Pastoral da Criança e a Sociedade São Vicente de Paulo.

Diálogo e insatisfação
É hora da aprendizagem. De utilizar o desafio próprio do interno de toda crise para desenvolver a capacidade de conduzir processos e legar à cultura, tecido constituinte da sociedade, um horizonte novo.
Tocar ou comprimir?
Dom Abade Felipe da Silva
Não espere Jesus passar. Vá ao encontro dele para tocá-lo com seu olhar, seu coração, sua vida, seu silêncio, sua espera, sua fé, seu amor. Toque em Jesus, sobretudo com sua oração.
Seguindo as pegadas de Jesus
O Evangelho segundo São Marcos nos ajuda a nos colocarmos numa estrada que se inicia com o caminhar de Jesus no sentido da doação da própria vida. Marcos é o evangelho do movimento e do caminho, pois Jesus e seu movimento estão sempre em missão, sempre a caminho.

A Quaresma como memória da remissão do ser humano
Pe. Márcio Pimentel

As boas obras que a Quaresma nos faz portadores, exercitadas pela tríade penitencial do jejum, oração e esmola, não são nossas, mas de Cristo. Estão à nossa disposição para que, assumindo-as como nossas, sejamos retomados para Deus, sejamos de fato, remidos.

• Roteiros Litúrgicos da Semana Santa
  Semana Santa: programação especial nas paróquias
Uma grande demonstração de fé e devoção, que tem início no Domingo de Ramos, prossegue com a vivência da Paixão e Morte de Nosso Senhor e termina no Domingo de Páscoa.
  Ordenação de novos sacerdotes para a Arquidiocese de BH
Dom Walmor preside a ordenação sacerdotal de três diáconos da Comunidade Católica de Evangelização Kerygma, no sábado, dia 21 de março, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, bairro Floresta.
  Jornada Arquidiocesana da Juventude
A Arquidiocese de BH, por meio do Secretariado Arquidiocesano da Juventude e Serviço de Animação Vocacional, realiza a 6ª Jornada Arquidiocesana da Juventude e o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações no dia 26 de abril.
  PUC Minas: palestra apresenta propostas da Reforma Política Democrática
O juiz Márlon Reis, membro-fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), destaca o protagonismo histórico da Igreja Católica ao propiciar "novos parâmetros da política à sociedade brasileira".
  Paróquia Santa Clara da Piedade: crianças participam de formação sobre CF 2015
Após o momento de formação, as crianças se envolveram com a apresentação do teatro "Eu vim para servir", que mostrou situações de serviço, como a ajuda aos necessitados, aos pais e aos colegas.
  Rense: momentos de reflexão durante Assembleia do Clero
Mais de 50 padres estiveram presentes. Dom Walmor realizou um momento de oração e dom Joaquim Mol, bispo referencial para a Rense, conduziu a Assembleia ao lado do Frei Adilson, vigário episcopal da Região.
Dom João Justino visita comunidades no Amazonas
O bispo auxiliar está na Arquidiocese de Manaus desde o dia 13 de março e permanece até o dia 23.

Paróquia Santo Antônio Vila Belém: tarde da juventude
Todos os jovens estão convidados para este momento de alegria, música, dança e orações.

Pascom da Rense convida para palestra "Fotografia no contexto da paróquia: uma visão pastoral"
O objetivo é formar agentes de pastorais para atuar nos veículos de comunicação de suas paróquias.

PUC Minas - Visite a exposição “Vitrais: fragmentos de luz”
A exposição apresenta trabalhos de Ângela Pinheiro, entre os dias 18 de março e 30 de abril.

Encontro de Formação de agentes da Pastoral da Saúde
Serão apresentadas formas de atuação dos agentes de pastoral junto aos doentes.

Milhares de fiéis celebram o Dia de São José nas Paróquias da Arquidiocese de BH
Crianças, dom para a Humanidade
Na catequese desta semana, o Papa Francisco afirma que uma sociedade se julga pelo modo como ela trata suas crianças, até mesmo se é livre ou escrava de interesses internacionais.
  EVANGELHO DA VIDA
20 anos da Encíclica Evangelium Vitae
Pe. Otávio Juliano de Almeida
A Igreja Católica consciente do seu papel de conhecedora da Humanidade e corresponsável por ela sente a necessidade de responder a muitos desafios apresentados à vida humana.
A ação da Igreja na sociedade
Pe. Jorge Filho
Nossa Igreja tem sido orientada pelo Papa Francisco a abrir-se para tornar-se cada vez mais evangelizadora. Isso significa que é preciso sair detrás dos muros eclesiais e colocar-nos a caminho.
Missionários do mundo digital
Pe. Alfredo J. Gonçalves
Nosso querido papa Emérito Bento XVI afirma que a evangelização, através da internet, permite que Cristo chegue às portas das casas e novamente diga as palavras: “Eis que estou à porta e bato”.
  A VOZ DO SACERDOTE
Cristo é o sentido da nossa existência
Pe. Marcus Aurélio Alves Mareano, NJ
Quem jamais experimentou o vazio existencial? Quem não se sentiu sozinho e abandonado em meio a tantas pessoas? Quem nunca desejou algo eterno na vida? O ser humano anseia o infinito.