Número 104 | 20 de fevereiro de 2015

MINHA PARÓQUIA
Igreja e comunidade transformam realidade no bairro Alto Vera Cruz

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro alto Vera Cruz, traduz a opção da Igreja pelos pobres com ações efetivas de apoio à comunidade. As atividades socioeducativas têm contribuído para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto a atuação dos grupos de evangelização, movimentos e pastorais transformam a vida da população.

Igreja na sociedade
A Igreja no Brasil vivencia o tempo da Quaresma promovendo a Campanha da Fraternidade. O despertar da consciência de estar a serviço, em nome do Mestre Jesus, é o caminho revolucionário que a Igreja sabe que precisa trilhar.
Deus só conta até um
Ricardo Fenati
Um dito medieval, "Deus só conta até um", dá o que pensar. Assinala, sem retoques, a extensão e a profundidade de nossa singularidade, esse território sem fim que habitamos.
Nossa missão de batizados
Estamos vivendo um tempo da Igreja que nos convoca à conversão. Tempo da quaresma. Um tempo penitencial, de oportunidade e de recomeço. Tempo propício para a reconciliação. Tempo de mudanças de atitudes e práticas favorecendo a solidariedade e a fraternidade.

Espaço Sagrado: onde brota a compaixão de nosso Deus
Pe. Márcio Pimentel

Um último aspecto que gostaríamos de tratar sobre a especificidade do espaço sagrado destinado ao culto cristão diz respeito à experiência da compaixão. O mesmo hino posto nos lábios de Zacarias, por ocasião do nascimento de seu filho, Profeta do Altíssimo, fala do “misericordioso coração de nosso Deus”, razão pela qual o Messias visita Israel.

21 de fevereiro: abertura da Campanha da Fraternidade 2015 em BH
Arquidiocese de BH realiza a abertura da CF-2015, que tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir, às 16h, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves.
  Quaresma, tempo de conversão: acompanhe as atividades nas paróquias
Esse é um tempo especial para toda Igreja, marcado pelo jejum, a caridade e a oração. Oportunidade de conversão, de preparação para vivenciar a Páscoa do Senhor, fundamento de nossa fé.
  TV Horizonte: dom Joaquim Mol concede entrevista sobre Reforma Política
CPresidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política da CNBB, dom Mol lembra que as adesões ao Projeto de Iniciativa Popular foram prorrogadas até o fim do mês de abril.
  Rensc promove o encontro Empresa com Valores
Dom Wilson Angotti preside a Missa de abertura do encontro, dia 24 de fevereiro, às 19h30, na Paróquia Divina Providência, Bairro São Luís. O encontro faz parte de um programa da CNBB e da ADCE.
  Curso Bíblia em Comunidade
O Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) está com inscrições abertas para o curso “Bíblia em Comunidade”, uma proposta que integra conhecimento e experiência da Palavra de Deus.
Ano da Vida Consagrada: Rense promove encontro com religiosos e religiosas
Momento oportuno para refletir sobre a vida missionária, a partir da convocação do Papa Francisco.

Mutirão de confissões na Forania São João Bosco
Os padres atendem a comunidade nas paróquias, em datas previstas, nos meses de fevereiro e março.

Pastoral da Esperança: Curso de Formação para Ministro das Exéquias
As aulas serão aos sábados, no Colégio Santa Maria, Unidade Floresta, a partir de 21 de fevereiro.

Anima PUC Minas: novos cursos de pós-graduação nos campos da espiritualidade e religião
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro, pela internet www.iec.pucminas.br

Paróquia Pai Misericordioso promove o Encontro Diálogos da Cidadania
A iniciativa das pastorais e do grupo de Fé e Política é oportunidade para construir ideias e ações.

Fiéis participam da celebração que dá início à Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, em comunhão com o clero e com seminaristas da Arquidiocese de BH
  MENSAGEM DO PAPA - CF-2015
Amar servindo
Em mensagem para a Campanha da Fraternidade 2015, o Papa Francisco fez um apelo para que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da CF-2015, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece.
  VOCAÇÕES
É possível viver feliz?!
Irmã Maria Aparecida Rosa
A felicidade está ligada a duas palavras relativamente parecidas: Vocação e Profissão. A vocação me ajuda encontrar o meu lugar neste mundo. A profissão me ajuda a entender que vim a este mundo para fazer alguma coisa.
  VIDA PLENA
Somos feitos para amar
Pe. Éderson Iarochevski
Sempre há o sol após a escuridão. Podem acontecer situações desagradáveis, mas a alegria permanente faz com que a esperança de dias melhores se fortifique.
Nosso planeta sob pressão
Rivaldo Chinem
Em Paris, será realizada a Cop 21, a grande conferência internacional do clima. A missão dos negociadores será chegar a um acordo global para substituir o Protocolo de Kyoto.