Caso não visualize este documento clique aqui
Número 82 | 19 de setembro de 2014
  MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Paróquia ajuda famílias a fortalecer laços comunitários

Paróquia Santíssima Trindade atua em Santa Luzia, município que integra a Arquidiocese de Belo Horizonte, com um importante seviço social que abrange oito comunidades. Entre as ações, destacam-se a Creche Comunitária Senhora da Paz, que acolhe 170 crianças, e três telecentros que proporcionam aos moradores acesso gratuito à internet e aulas de informática.

Debate, réplica e tréplica
Que venham as reformas necessárias para mudar esse cenário e que chegue logo o momento em que nossos dirigentes exerçam o poder como delegação, vivência de uma representatividade.
Nos caminhos da oração
Pe. Flávio Sobreiro
Na oração encontramos o motivo maior que nos coloca em contato com aquilo que realizamos. Nossa ação é consequência daquilo que nós somos espiritualmente, caso contrário, nos tornamos apenas escravos de um ideal ou projeto.
Viver o amor fundamental de Deus
Jesus nos convida a ouvir o Pai, a fazer sua vontade, se importar com ele, a valorizar as coisas que ele diz. Dessa forma é que se percorre o caminho do aprendizado do amor, cujo ápice será a participação no mistério da cruz. Convivemos, hoje, com o grande desafio de viver e partilhar a nossa fé cristã num mundo que é cada vez mais secular e pluricultural.

A ação sacerdotal de Cristo na Liturgia
Pe. Danilo César dos Santos Lima

É desejo ardente da mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação na celebração litúrgica que a própria natureza da liturgia exige e à qual o povo cristão, “raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido”, tem direito e obrigação, por força do batismo.

Formação Permanente do Clero: inscrições até 30 de setembro
Com o tema “Desafios e Perspectivas Pastorais na Evangelização das Famílias no Mundo Contemporâneo”, este momento de espiritualidade e formação será presidido por dom Walmor.
  Debate da CNBB: dom Joaquim Mol participa de entrevista com presidenciáveis
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH, um dos oito bispos indicados pela CNBB para fazer perguntas aos candidatos, apresentou questionamentos sobre o analfabetismo no país.
  Curso de Educação Popular em Direitos Humanos - inscrições abertas
O objetivo é propor a reflexão e a discussão sobre grandes temas de direitos humanos para agentes pastorais e comunitários, lideranças de movimentos sociais e estudantes.
  Peregrinação do Apostolado da Oração ao Santuário da Padroeira de Minas
Milhares de fiéis de paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte são esperados para este encontro especial, no próximo domingo, dia 21 de setembro.
  Pastoral do Dízimo promove encontro de capacitação
Além das atividades de formação, com participação de representantes de toda a Arquidiocese de BH, será apresentada a programação do Mês do Dízimo, celebrado em novembro.
Jubileu do Santuário Bom Jesus de Matozinhos
Comunidades de fé, em Nova Lima, celebram os 201 anos do Santuário.

20 a 23 de outubro: 3º Seminário Igreja e Bens Culturais
O objetivo é orientar sobre os cuidados com o patrimônio artístico, histórico e cultural da Igreja.

Mês da Bíblia: programação especial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Comunidades de fé de Ribeirão das Neves participam de momentos de reflexão e espiritualidade.

Pastoral Familiar: formação sobre o Sínodo das Famílias
O encontro será neste sábado, dia 20, das 8h30 às 11h30, na Livraria Paulinas.

Vicariato Episcopal para Ação Pastoral cadastra lideranças paroquiais
Conselheiros e coordenadores de pastorais devem enviar os dados até o dia 30 de setembro.

Museu da Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da Primavera dos Museus
A iniciativa reúne 761 museus em programa especial com exposições, visitas guiadas, palestras e filmes.

Fiéis celebram a Festa de São Vicente de Paulo
Devotos homenageiam o Santo em diversas paróquias da Arquidiocese de BH.

Arcebispo grava participação em debate na TV entre candidatos ao governo de Minas   Encontro de formação reúne colaboradores e agentes do Vicariato Social da Arquidiocese de BH
Igreja Católica e apostólica
Na Catequese desta semana, o Papa Francisco lembra que a Igreja nasceu católica e apostólica, “em saída”, ou seja, enviada em missão. O Santo Padre também convidou os fiéis do mundo inteiro para o Dia de Oração pelo Sínodo dos Bispos sobre a Família.
  VIDA PLENA
Sabedoria
Ricardo Fenati
Sabedoria é uma dessas palavras incertas, sobre as quais cabe o que Santo Agostinho dizia no tempo: se não me perguntam o significado, sei bem do que se trata, mas, se me perguntam, já não sei.
  OPINIÃO
Quando a lama elimina as diferenças
Elton Simões
“Quando os fatos são favoráveis, bate-se pelos fatos. Quando as leis são favoráveis, bate-se pela lei. Quando nem os fatos, nem a lei são favoráveis, bate-se na mesa”. É o que prescreve um velho aforismo do direito Anglo-saxônico.
  CIDADANIA
Educação no trânsito e trânsito na educação
Paulo Cesar Marques da Silva
Nosso objetivo não deveria ser adestrar as pessoas para sobreviverem no mundo motorizado, mas promover um ambiente seguro para a circulação de todas as pessoas, estejam elas a bordo de veículos ou não.
Em torno de outros valores
Marcus Eduardo de Oliveira
Romper com essa falsa ideia de progresso via acúmulo de bens materiais é um dos primeiros e mais importantes passos a ser dado para a reconstrução da sociedade em torno de outros valores.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH