Número 95 | 19 de dezembro de 2014

AÇÃO SOCIAL
Casa das Meninas busca resgatar laços familiares e sociais

A Casa tem a importante missão de acolher meninas que, de alguma forma, foram negligenciadas. O objetivo é a inclusão das adolescentes e crianças excluídas do convívio familiar e social. São 14 garotas todas com histórias permeadas pelo abandono.

Natal, delicadeza de Deus
O Natal é a festa do amor e da reconciliação. E o presépio, na sua singeleza com força educativa, remete-nos à simplicidade como caminho para descobrir o segredo de saber viver.
A Escuta
Ricardo Fenati
O fim de ano, o Natal à vista, é uma interrupção, uma suspensão das atividades, espaço que se abre, silêncio que se impõe. E aí, talvez descubramos que não somos prisioneiros das nossas ocupações habituais.
O encontro com o Cristo
O tempo do Advento que percorremos até aqui nos favorece o encontro com Cristo que veio, que vem e que virá glorioso. Esse tempo desperta nossas sensibilidades, nos torna mais sensíveis às coisas de Deus e mais abertos e acolhedores com as necessidades dos outros.

Hoje é Natal: na liturgia o Verbo se faz carne
Pe. Danilo César dos Santos Lima

Ao bom observador não escapará a insistência da palavra “hoje” na liturgia do Natal. Esse evento salvífico não é um acontecimento que fica encerrado no passado e que torna mais saudosa e idílica a nossa visão do presépio... É um acontecimento para “hoje”.

• Sugestões Litúrgicas
  Arquidiocese de BH celebra o Natal com programação especial
Por meio de novenas, orações em grupo, meditação da Palavra de Deus e gestos de solidariedade, as famílias e toda comunidade se preparam para a vinda de Jesus.
  Natal: celebrações especiais na Casa da Padroeira de Minas
O Santuário Nossa Senhora da Piedade convida todos os fiéis a celebrarem o nascimento do Menino Jesus, com Missas, momentos de oração e reflexão, exposição de presépios e apresentação de corais.
  Seminaristas participam de atividades missionárias no Aglomerado da Serra
Durante a Missão, são realizadas visitas aos enfermos e aos idosos, momentos de oração e partilha. Nesse trabalho, os seminaristas contam com o apoio da Paróquia Dulce dos Pobres.
  Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha promove espetáculo teatral
O musical, “Filho de Deus Menino Meu”, traz a encenação do nascimento de Jesus de forma alegre, jovial e dinâmica. A apresentação será no dia 21, após a Missa das 19h.
Dom Walmor preside Celebração Eucarística no Santuário São Paulo da Cruz
A Missa, concelebrada por padres Passionistas, reuniu a comunidade em momento de oração e comunhão.

Arquidiocese de BH publica Novena de Natal 2014 em formato digital
Neste ano, a Novena tem como tema “...meus olhos viram a tua salvação” (Lc 2, 30).

Teatro e cantata de Natal na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Todos estão convidados para assistir à peça “Natal de Esquina” e à cantata "Um Natal Maravilhoso”.

Museu de Vilas e Favelas expõe Presépio Negro
O Presépio pode ser visitado, diariamente, na Capela Maria Estrela da Evangelização.

Missa reunirá comunidade da PUC Minas em celebração de Natal
A celebração será presidida por dom Walmor e concelebrada por dom Joaquim Mol, nesta sexta-feira.

Imprensa destaca inauguração da Tenda Cristo Rei   Pacientes, médicos e funcionários participam da Missa de Natal no Hospital São Camilo
Deus se faz homem na família
Com a proximidade do Natal e a realização do Sínodo sobre a Família em 2015, o Papa Francisco dedicou a catequese da semana à família de Nazaré. Junto aos milhares de peregrinos, o Santo Padre celebrou os seus 78 anos de vida.
  VIDA PLENA
O “novo” do Natal
Dom Luiz Gonzaga Fechio
A ocasião tão festejada, ao menos aparentemente, deve ser, em mais esta oportunidade, uma incisiva provocação para nos depararmos com um saudável questionamento em relação às nossas “mesmices”.
Festas com espírito
Pe. Márcio Paiva
Festejar sim, mas com espírito. É preciso abrir-se para além da magia da festa, da ceia, dos presentes, rumo ao Espírito. Isso significa transcender e transfigurar o aqui e o agora de nossas vidas.
  BEM VIVER
Os caminhos da adoção
Lucila Cano
Toda criança tem direito a uma família. A compreensão desse princípio é recente. Até há pouco tempo, prevalecia a vontade dos casais que não podiam ter filhos e, portanto, favorecidos no processo de adoção.