:

Número 121 | 19 de junho de 2015

ENTREVISTA
Manhã de reflexão: “Bíblia, a leitura infinita”

Um dos mais respeitados intelectuais portugueses da atualidade e membro do Conselho Pontifício para a Cultura, padre José Tolentino de Mendonça, é o convidado para a manhã de reflexão, neste sábado, na PUC Minas. Nesta entrevista ao Jornal Opinião e Notícias, ele nos fala sobre seu livro “A Leitura Infinita – Bíblia e Interpretação”, que inspira o tema do evento.

Educação em pauta
É preciso redobrar a atenção e participar da luta para que o Plano Nacional de Educação não exclua a família do processo educativo. Educar não é tarefa exclusiva do Estado.
Maria, porta do céu
Dom abade Felipe da Silva
Sempre que passar por uma porta convide, no silêncio do seu coração, Jesus e Maria para que passem contigo. Certamente você chegará ao outro ambiente mais confiante, criativo, cooperador, orante, mais feliz!
Viver o amor fundamental de Deus
Jesus, ao ensinar a viver o amor fundamental, cumpre o que diz a Palavra dirigida a todo o seu povo: “Escute, povo de Israel! O senhor, e somente o Senhor, é nosso Deus” (Dt 6,4). Assim, entendemos que o amor a Deus e ao irmão se apreende e se exercita, antes de tudo, na experiência da escuta do filho à voz do Pai. Jesus nos convida a ouvir o Pai, a fazer a sua vontade, a nos importar com Ele e a valorizar o que Ele diz.

A espiritualidade do tempo comum
Pe. Márcio Pimentel

A reforma litúrgica, promovida a partir do Concílio Vaticano II, almeja propor novamente a celebração do Mistério Pascal como centro ao redor do qual gravita a vida cristã. Assim, a Liturgia , vista não mais apenas sob o viés jurídico ou como aparato cerimonial, é acolhida como um acontecimento teológico de alta densidade, estreitamente vinculado aos desígnios de salvação de Deus.

Papa Francisco pede conversão ecológica em sua mais recente Encíclica
O Santo Padre apresenta suas preocupações quanto ao clima, além de questões relacionadas à fome e à pobreza - leia aqui o documento.
  2ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário da Padroeira de Minas
As inscrições podem ser feitas até 20 de julho. Participe. Faça a sua inscrição ou a de seu grupo!
  Rensa promove estudo sobre a Evangelii Gaudium
A formação faz parte do curso “Igreja e Sociedade” realizado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), em parceria com o Vicariato para a Ação Pastoral.
  CNBB divulga mensagens sobre redução da maioridade penal e ideologia de gênero na educação pública
A instituição pede que os fiéis reivindiquem às autoridades que façam opção clara em favor da criança e do adolescente.
  Curso de Inverno para os jovens: “Juventude, Igreja e Sociedade”
Podem participar jovens das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 que atuam como lideranças de grupos de jovens, coordenações paroquiais e diocesanas.
  Semana de Prevenção ao Uso/Abuso de Drogas
Atividades que objetivam promover reflexões sobre a prevenção serão realizadas de 19 a 26 de junho, com o apoio da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de BH.
  Rensc realiza o 8º Encontro dos Educadores da Fé
Com o tema “A Palavra de Deus como fundamento para a educação da Fé”, o encontro será assessorado pelo padre Luiz Henrique Eloy e Silva - dia 20 de junho.
Rense: Inscrições abertas para o 2º Encontro Regional da Pastoral do Dízimo
O encontro será no dia 20 de junho na Paróquia São Francisco das Chagas, bairro Carlos Prates.

Estudo do Evangelho de Marcos em quatro etapas
Os encontros são realizados sempre aos sábados na sede da Rensa, em Contagem.

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra o Padroeiro – 18 a 21 de junho
Momento especial de comunhão e convivência fraterna e partilha.

24 de junho - Devotos homenageiam São João Batista
Confira a programação especial nas paróquias da Arquidiocese de BH.

Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Todos estão convidados a participar da novena e celebrações, até o dia 27 de junho.

A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança reúne grupos de fé e política neste sábado
O encontro será assessorado pelo professor Claudemir Francisco, do Nesp-Arquidiocese de BH.

Área Pastoral Nossa Senhora Rainha dos Anjos divulga novo site
A partir do cadastro dos paroquianos será possível mapear as realidades da futura paróquia.

TV Horizonte amplia transmissões no Santuário Nossa Senhora da Piedade
As Missas celebradas nas terças e quintas-feiras passam a ser transmitidas às 9h.

Colégio Santa Maria: alunos participam de videoconferência, com dom João Justino, sobre a relação dos jovens com a Igreja
Jovens da Rense evangelizam e proporcionam momentos de partilha, escuta e convivência a pessoas em situação de rua
A fé restitui esperança às famílias em luto
“Jesus nos ensina a não temer a morte, mas também a vivenciá-la de forma humana. Ele mesmo chorou ao compartilhar o luto de uma família querida” - disse o Papa Francisco.
  MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Associação ajuda pais e crianças no Morro das Pedras
Vinculada à Paróquia Santíssima Trindade, a Associação Pequeno Cristo desenvolve atividades com as crianças durante o período em que elas não estão na escola.
Em busca de novos líderes
Mauro Segura
Enquanto o cidadão vive hoje o seu maior momento de transparência, as empresas continuam tendo por base a hierarquia tradicional. A sensação é que existe descompasso entre o mundo do trabalho e a sociedade.
  CIDADANIA
Falta de vagas em UTIs: 'pena de morte' para trabalhadores
Fr. Marcos Sassatelli
A saúde pública encontra-se em estado de descalabro total. Situação que clama por justiça diante de Deus.