Número 134 | 18 de setembro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Obra Social proporciona conhecimento e lazer a crianças e adolescentes

A Obra Social Queridos Filhos, na Paróquia Imaculada Conceição, acolhe crianças de 6 a 15 anos de idade no contraturno escolar. São 70 estudantes de famílias do bairro Santa Maria. Quando não estão na escola, eles frequentam aulas de capoeira, dança, informática, teatro e artesanato.

Ética e sustentabilidade
Há um enorme desafio a ser enfrentado: eliminar a união entre os descompassos da política e as razões ilegítimas de empreendedores, fonte de corrupção.
Família, lugar de humanização
Frei Almir R. Guimarães, OFM
Hoje se fala muito na família como lugar de humanização. Por que esta acentuação? Vivemos um período conturbado de transformações na vida de fé, na sociedade, nas comunicações, na escola, na família.
A felicidade suprema: viver no amor de Deus
Uma grande oportunidade para se perceber a beleza da unidade existente entre os dois Testamentos é refletir, cada dia, sobre a Palavra de Deus e deixar despertar o gosto pela beleza literária dos textos bíblicos.

A relação entre Liturgia e Vida
Pe. Márcio Pimentel
O Sacrossanto Concílio, que se propõe a fomentar sempre mais a vida cristã entre os fiéis, a favorecer tudo o que possa contribuir para a união dos que creem em Cristo, julga seu dever cuidar de modo especial da reforma e do incremento da Liturgia.
  Celebração Eucarística marca presença da TV Horizonte em Juiz de Fora
Após a cerimônia de lançamento da emissora, dom Gil, arcebispo de Juiz de Fora, presidiu Missa concelebrada por dom Walmor e dom João Justino.
  Rensa: Peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas - 26 de setembro
As 78 paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida já se organizam para esse momento de devoção e fé. Dom Luiz Gonzaga presidirá Missa concelebrada pelo padre Jorge Wydrych.
  Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação – 19 de setembro
As paróquias são convidadas a apresentar aos fiéis o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação. Um dos objetivos é despertar o compromisso social na afirmação do direito de todos à educação.
  Juntos pela Síria: Paróquia São Mateus faz coleta especial para refugiados
A Campanha é uma iniciativa da comunidade para auxiliar quase 80 refugiados sírios acolhidos pela Arquidiocese de BH, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do rito Siríaco Católico.
  Festival de Música do SAV
Podem concorrer canções autorais com músicas e letras inéditas. A letra deve ser feita à luz da Palavra de Deus, com coerência e referências teológicas, levando em consideração a dimensão vocacional.
  Colégio Santa Maria: Festa da Família reúne comunidade escolar
O evento é marcado por atividades culturais e esportivas. No Liceu Santa Maria Imaculada, de Nova Lima, a Festa da Família faz parte das comemorações pelos 80 anos de fundação da Unidade.
Arcebispo celebra Missa na Paróquia Nossa Senhora das Dores
Importante momento de partilha e devoção das comunidades de fé, durante a festa da Padroeira.

Encontro Arquidiocesano de Pastoral - inscrições abertas
O cardeal dom Cláudio Humes irá ministrar palestra com tema inspirado na Evangelii Gaudium.

24 de setembro: Clero da Rense se reúne em Assembleia Regional
Orientações para a catequese e o Encontro Nacional dos Presbíteros estão entre os temas da Assembleia.

Palestra sobre o “Concílio Vaticano II e o papel da família” - 19 de setembro
O tema será apresentado pelo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Mário Sérgio Bittencourt.

Apresentação Cultural na Paróquia São Sebastião: Concerto da Primavera
O grupo Tenores In Concert apresentará um repertório com canções sacras, populares e música erudita.

Providência Nossa Senhora da Conceição sorteia carro em prol da Acolhida Dom Luciano
Os recursos serão revertidos para a Acolhida, que ampara pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Centro Loyola promove palestra sobre Mídia e Sociedade
A assessoria será do professor Ércio Sena, chefe do departamento de Comunicação Social da PUC Minas.

Taquaruçu de Minas: inspirados pelo tema “Eu vos dou a minha paz”, jovens participam de Missa e Adoração ao Santíssimo, além de palestras e apresentações teatrais
O Santuário da Saúde e da Paz ficou ainda mais bonito, com tantos peregrinos durante a Missa da Esperança, presidida por dom Joaquim Mol
Papa Francisco: todos são rensponsáveis por mudanças climáticas
Papa Francisco exorta ministros do meio ambiente a colocarem em prática políticas eficazes que unam as lutas contra a degradação ambiental e contra a pobreza.
  OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO – ANO I
Paróquia Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, semente em terra boa
Hoje partilhamos, no Opinião e Notícias, a experiência dessa Paróquia com características tão próprias e desafios tão comuns a todo Povo de Deus.
Onipresença eletrônica
Fábio Henrique Prado de Toledo
Só conseguimos fazer uma coisa de cada vez. E então, como lidamos com um mundo que nos proporciona infinitas possibilidades de comunicação e relacionamento, com essa limitação humana elementar?
Tempos de antipolítica
Gaudêncio Torquato
A classe política está apavorada com seu futuro. Não resta outra coisa aos representantes do povo, neste ciclo de confluência de crises, que a imersão no terreno da ética.