Caso não visualize este documento clique aqui

Número 86 | 17 de outubro de 2014

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Paróquia investe na educação e na saúde de crianças e adultos

A Paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Cidade Jardim, caminha lado a lado com as comunidades de vilas e favelas. Investir nas famílias e na educação das crianças é a prioridade das obras sociais da Igreja. Na Paróquia, funcionam duas creches, clínicas de odontologia e psicologia, serviço de prevenção às drogas e apoio a dependentes que desejam deixar o vício.

Família e Políticas
A importância global da família não dispensa, visando seu bem maior e a fecundidade de sua insubstituível tarefa na vida da sociedade, a abordagem das dimensões espiritual, humanística, educativa e social.
Família, um sonho de Deus
Anajúlia Gabino
Acredito que a família é um lindo desejo de Deus. E tudo o que Deus sonha já é realidade. O próprio pensar de Deus já é realidade e ato. Por isso, precisamos colaborar com esse sonho da Trindade.
Viver a vocação e a missão a partir de Jesus Cristo
Todo o povo de Deus - agente destinatário da Boa Nova da Salvação - é chamado por Cristo, como Igreja, a exercer no mundo uma tarefa evangelizadora. Assim como no passado, o ordenamento de Jesus também é dirigido ao povo de hoje, convidando-o à missão.

Silêncio: Kênose e brasas para o incenso divino
Pe. Danilo César dos Santos Lima

São Paulo nos convida a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo que se esvaziou (kênose) de sua condição divina, tornando-se semelhante aos homens. Na liturgia, somos convidados a nos esvaziar, a fazer a nossa kênose no silêncio da oração, antes de celebrar os mistérios.

Dia Nacional da Juventude: programação especial nas Regiões Episcopais
As celebrações e reflexões serão inspiradas no tema “Feitos para sermos livres e não escravos". Participe em sua Região Episcopal e convide os jovens de sua paróquia ou comunidade.
  Mês Missionário: participe das missões na Arquidicoese de BH
Para colaborar com o Mês Missionário e participar das visitas missionárias na Região Metropolitana de BH, inscreva-se enviando os seus dados para o e-mail comidibh@yahoo.com.br.
  Festa da Aliança de Amor: Centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt
Milhares de fiéis são esperados no Santuário Tabor da Liberdade, neste sábado, em Confins. Dom Luiz Gonzaga presidirá Missa em Ação de Graças.
  Seminário Igreja e Bens Culturais – 20 a 23 de outubro
Durante o evento, serão ministradas palestras, estudos e exposições com os temas: Introdução ao estudo da arte sacra, Práticas de conservação e Legislação civil e canônica.
  Sínodo poderá declarar São José padroeiro universal das famílias
A proposta é do presidente da Conferência Episcopal de El Salvador, dom José Luis Escobar, ao lembrar que São José é modelo de esposo, pai e protetor dos jovens.
  Papa Paulo VI será beatificado no encerramento do Sínodo dos Bispos
Além dos milhares de peregrinos, a cerimônia deve contar com a presença do Papa Emérito Bento XVI que assinou o decreto reconhecendo as “virtudes heroicas” de Paulo VI.
Bispos da Arquidiocese de BH celebram Novena de Frei Galvão em Guaratinguetá (SP)
Primeiro santo brasileiro, Frei Galvão foi canonizado por Bento XVI, em visita do Papa ao Brasil.

25 de outubro: Encontro de formadores de leigos e leigas
O objetivo é contribuir para a qualificação do leigo, por meio do estudo do Estudo 107 da CNBB.

Roteiro ajuda educadores a refletir sobre a paz nas escolas
A publicação apresenta propostas de prevenção ao bullying, à evasão e à violência contra os educadores.

Direitos Humanos Fundamentais é tema de palestra da ministra Cármen Lúcia na PUC Minas
As inscrições, abertas para alunos, devem ser feitas por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Padre Otávio Juliano participa de colóquio sobre bioética e filosofia
O evento, na Universidade do Vale dos Sinos, tem como tema "Entre o cuidado e a administração da Vida".

Diácono Paulo Taitson participa de congresso sobre Medicina Reprodutiva
Professor da PUC Minas, o diácono falará sobre sua pesquisa de pós-doutoramento, no campo da bioética.

Fiéis recordam Irmã Benigna em celebração na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha
O 33º aniversário de falecimento de Irmã Benigna será lembrado com Missa, no dia 18 de outubro, às 11h.

Assembleia dos adoradores na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
O encontro reunirá os adoradores noturnos, no domingo, dia 19 de outubro, às 7h30.

Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Cemig   Santuário da Padroeira de Minas homenageia as crianças
A esperança cristã não é simples otimismo
Na catequese da semana, o Papa Francisco explicou que a Igreja é a noiva do Senhor, “o povo de Deus, no seguimento de Jesus, que se prepara dia após dia para o encontro com Ele, como uma noiva para o seu noivo”.
  VIDA PLENA
A liberdade humana
Frei Gabriel de Santa Maria Madalena
O ser humano anseia por liberdade, por Deus, por felicidade, por paz. Anseia por tudo aquilo que já possui, mas continua buscando fora o que encontrará somente dentro de si.
  BEM VIVER
A arte de ser resiliente
Luiz Roberto Fava
Ser resiliente é questão de atitude. É entrar em ação para solucionar as pressões e adversidades cotidianas. A pessoa resiliente não se permite entrar na sintonia do medo e da tristeza, sentimentos que paralisam.
  CIDADANIA
O momento exige valores e práticas novas
Elton Simões
Não é a falta de valores que traz os dissabores atuais. É, talvez, a crença ou aceitação de valores socialmente indesejáveis e a tolerância com as ações por eles justificadas.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH