Número 112 | 17 de abril de 2015

AÇÃO SOCIAL
Pastoral do Surdo organiza encontros nacionais na Arquidiocese de BH

Representantes da Pastoral do Surdo do Regional Leste2 da CNBB reúnem-se na Arquidiocese de BH, no próximo dia 25. Eles irão definir ações para o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo (Enapas) e Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (Encicat), que serão realizados em 2016, em Belo Horizonte. Uma importante iniciativa no processo de preparação é o encontro mineiro, em maio deste ano.

Aventuras do diálogo
Cenários diversos revelam a dificuldade generalizada para se estabelecer diálogos. E o diálogo é condição sem a qual não se edifica a sociedade, particularmente a contemporânea, na sua constituição plural.
De quem é a Festa da Páscoa?
Pe. Ederson Iarochevski
A Páscoa é a grande festa da vida que se atualiza na história da humanidade, na vida de cada cristão, daquele que orienta o seu pensar e sentir em direção à vida proclamada na ressurreição do Filho de Deus.
O ser humano como imagem de Deus
Assim diz a Bíblia: Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, dando-lhes a incumbência de exercer domínio sobre o resto da criação. Assim, o homem surge como o pastor das coisas criadas. É o representante de Deus junto à criação, exerce a tarefa de cuidar. Mas para realizar bem essa tarefa, necessita da experiência de oração.

Um rito de aliança (II)
Pe. Márcio Pimentel

Seguindo as intuições do segundo passo de nosso estudo sobre as fontes bíblicas, começamos por sondar a tradição teológica que se desdobra a partir da Escritura. Primeiramente, observamos o que diz a Haftará, passagem dos livros proféticos dos judeus escolhida para concluir a primeira porção do Livro do Gênesis. Nela, descobrimos outra dimensão na relação entre Palavra de Deus, Sabedoria e Criação.

Dom Wilson recebe com alegria nova missão confiada pelo Papa Francisco
Ao ser nomeado bispo de Taubaté (SP), dom Wilson ressalta o caráter de serviço de seu ministério, e recebe agradecimentos de dom Walmor pelo trabalho missionário na Arquidiocese de BH.
  Monsenhor Edson, nomeado bispo auxiliar, agradece a acolhida
Em mensagem à Arquidiocese de BH, o sacerdote diz perceber a consolação de Deus, na acolhida do Arcebispo e expressa o desejo de viver o ministério episcopal como o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.
  Dom Joaquim Mol fala sobre Reforma Política em coletiva de imprensa da CNBB
Presidente da Comissão para Acompanhamento da Reforma Política, dom Mol explicou que as outras reformas só podem ser realizadas por políticos eleitos no novo sistema eleitoral.
  Dia Mundial de Oração pelas Vocações - 26 de abril
O Dia Mundial de Oração pelas Vocações tem como tema “O êxodo, experiência fundamental da vocação”. Na mesma data, realiza-se na Arquidiocese de BH a 6ª Jornada Arquidiocesana na Juventude.
  15ª Torcida de Deus: você é convidado especial – 31 de maio
A Torcida de Deus teve início em 1975, para congregar as famílias católicas em um grande momento de comunhão na fé cristã e no Santíssimo Sacramento.
  Retiro de Corpus Christi no Santuário Nossa Senhora da Piedade
O retiro orante, com o tema Transfiguração, será orientado pelo padre Mateus Lopes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por e-mail. As vagas são limitadas.
  Comidi e Vicariato Pastoral apresentam Curso de Liderança Cristã
O objetivo é aprofundar a formação dos leigos e leigas que atuam no serviço missionário. Os interessados em participar já podem se inscrever.
Sabará e Santa Luzia celebram aniversário do Terço dos Homens
Missas, caminhada missionária e oração do Terço marcam a programação especial neste fim de semana.

Santuário da Padroeira de Minas: começa a pavimentação da Praça Alcides da Rocha Miranda
A Praça fica em frente à Igreja Nova das Romarias que funcionará normalmente durante as obras.

A Comunicação e Concílio Vaticano II é tema de palestra na Rensc
O evento será realizado na Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, no sábado, dia 18 de abril.

Ouça o Momento Faço Parte na Rádio América
Um programa especial de oração e bênçãos transmitido de segunda a sábado.

23 de abril: Dia de São Jorge
Comunidades de fé celebram o Dia de São Jorge com Missas, procissões e apresentação teatral.

Fiéis homenageiam Santo Expedito
Acompanhe a programação nas comunidades de fé da Arquidiocese de BH.

Paróquia Santo Antônio de Vila Belém: tarde de oração com as famílias e jovens da comunidade
O encontro será nesse domingo, com o tema “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13,5).

CNBB e Cáritas divulgam prestação de contas da Campanha SOS Síria
Mais de 39 mil pessoas foram beneficiadas, graças à solidariedade de cristãos de todo o Brasil.

PUC Minas Barreiro oferece cursos gratuitos em Redes Sociais e em Informática Básica
As inscrições são limitadas e por ordem de chegada.

Encontro da Palavra reúne jovens em momento de partilha e comunhão na Igreja São José
Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza encontro com a juventude em Raposos
A complementaridade entre o homem e a mulher
Na Catequese desta semana, sobre a família, o Papa afirmou que a diferença entre homem e mulher “não é para a contraposição nem a subordinação, mas para a comunhão”.
  JUVENTUDE
Reduzir a maioridade penal é abandonar, na periferia, parte da sociedade
Laísa Silva
A sociedade é chamada a compreender como também sua, a tarefa de trabalhar por uma cultura de paz.
Oportunidade perdida
Elton Simões
Uma crise é mudança brusca. Alteração importante, física ou simbólica que, repentina e imprevisível, se manifesta situação complicada ou de escassez. Crise é desequilíbrio e incerteza. E, por isso mesmo, mudança.
  A VOZ DO SACERDOTE
Economia e Religião: dilemas e possibilidades
Pe. Elias de Souza
Conciliar valores cristãos e gestão empresarial: é no que acredita a ADCE, ao incentivar a criação dos Grupos de Reflexão e Vivência.