Caso não visualize este documento clique aqui
Número 25 | 16 de agosto de 2013
  MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Comunidade e Igreja: parceria pela inclusão social

A Paróquia São Francisco Xavier é referência de serviço social para as comunidades dos bairros Tupi, Floramar, Jardim Guanabara, Jardim Felicidade, Lajedo e Solimões, que ficam na Região Norte de Belo Horizonte. A igreja matriz está localizada no bairro Jardim Felicidade, que tem 150 mil habitantes.

Estado e religião
É preciso reconhecer a importância da fé cristã católica como elemento que sustenta crescimentos, avanços e configurações culturais de muita importância para o nosso país.
Tem misericórdia de mim
Emmir Nogueira

Costumamos confundir palavras como piedade e perdão, misericórdia e limite, fraqueza e pecado. Usamos esses termos como se fossem sinônimos e acabamos deixando de os conhecer melhor, confundindo as coisas.

O OLHAR DO TEÓLOGO
A resposta ao chamado de Deus
Pe. João Batista Libanio, SJ

Deus ao criar-nos, chamou-nos à comunhão com Ele. Eis a nossa primeira vocação, universal. Esse chamado tem duas dimensões. A dimensão profunda afeta-nos a própria existência.

Ser missionário: ide, fazei discípulos
Dom Wilson Luís Angotti Filho
Nesta edição, publicamos o roteiro da terceira catequese que conclui a série ministrada pelo bispo-auxiliar dom Wilson Angotti, na JMJ, como sugestão aos catequistas para encontros e estudos. Dom Wilson sugere textos bíblicos para a reflexão sobre fé e discipulado.

Homilia, questão litúrgica
Pe. Danilo César
Todos os nossos encontros litúrgicos, tais como celebrações dos sacramentos, celebrações dominicais da Palavra, Liturgia das Horas ou Ofício Divino, bênçãos ou exéquias comportam um elemento fundamental: a homilia.
• Síntese Litúrgica
• Sugestão Litúrgica
  Dom Walmor preside Missa na solenidade da Padroeira de Belo Horizonte
Durante a homilia, o Arcebispo destacou que as celebrações deste ano foram vivenciadas em momento especial, mostrando que onde existe a presença de Deus, abrem-se novos horizontes.
  Visita pastoral de dom João Justino na Paróquia São Sebastião
Até 18 de agosto, a Paróquia São Sebastião e suas 12 comunidades de fé apresentarão ao bispo-auxiliar os trabalhos que realizam em Sabará . A visita pastoral é uma forma de o bispo animar, fortalecer, orientar e de conhecer as comunidades.

Dom Wilson celebra Missa em Ação de Graças pelos 15 anos da TV Horizonte
Durante a homilia, dom Wilson destacou a importância dos veículos de comunicação católicos.
Semana da Família: casais oficializam união em Betim
A Pastoral Familiar da Paróquia Coração de Maria, Mãe dos Missionários, realizou o casamento de 17 casais.
Observatório Mineiro da Pessoa Idosa será apresentado na PUC Minas
O objetivo é traçar o perfil dessa população e propor melhorias das políticas públicas.
Colégio Santa Maria: peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – 24 de agosto
São esperadas mil pessoas, entre alunos, familiares e educadores das unidades Nova Lima e Pampulha.
Inscrições abertas para o Encontro Regional de Liturgia
O encontro será realizado de 16 a 20 de setembro, na Casa de Retiros São José, em BH.

Juventude celebra a Assunção de Nossa Senhora no Santuário Estadual Nossa Senhor da Piedade   Devotos homenageiam Padroeira de BH com reza do terço no terreno da Catedral Cristo Rei e procissão
  VOCAÇÕES
O chamado ao Ministério Ordenado
Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira

A vocação emerge para estar a serviço de Deus. E o caminho para servi-lo é dedicar-se aos irmãos. Portanto, servir a Deus é deixar-se consumir pelo outro, por amor a Ele.

A mística papal
José Maria Couto Moreira

Esse Papa é das Arábias... No século passado, pronunciariam nossos antepassados essa locução a respeito da aproximação desse notável Papa Francisco com gentes de todas as partes do globo.

Ação social
Projetos da Arquidiocese de BH amparam crianças
Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política ajuda na manutenção de espaço lúdico que promove o fortalecimento de vínculos entre crianças e seus familiares.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH