Número 99 | 16 de janeiro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Pastoral Carcerária realiza retiro para fortalecer atuação em 2015

São 220 agentes que estarão reunidos com o objetivo de se fortalecerem para atuar junto aos 13 mil presos das 23 unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Contra as escravaturas
A sociedade brasileira precisa estabelecer novo pacto ético-moral para se salvar da corrupção e das escravaturas contemporâneas, que se fortalecem com a perda de referências fundamentais.
O que permanece?
Ricardo Fenati
Começo de ano, hora de planos que na sua maioria não serão cumpridos. Não importa, a esperança ganha da experiência, o que é sempre louvável. E, encorajados, listamos intenções.
Revelação: a comunicação de Deus com a humanidade
A Palavra de Deus, como princípio dinâmico, é comunicada ao homem pelo processo da Revelação. É um ato criador, por ser o principio de uma nova sociedade espiritual que transcende à ordem temporal da cultura e coloca o homem em contato com uma ordem superior de realidade.

Lugar do memorial do Mistério Pascal
Pe. Márcio Pimentel

Cristo é o Templo Vivo e Verdadeiro, espaço erguido em meio ao povo pelo próprio Deus, para a manifestação de sua glória. O Pai o ergue dentre os mortos pela sua Ressurreição, tornando-o ponto axial entre o velho e o novo ser humano. O ergue por sua morte redentora, que objetiva estender a salvação a toda carne.

Arquidiocese de BH prepara abertura da Campanha da Fraternidade-2015
A Campanha da Fraternidade-2015 que terá como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” foi apresentada, em reunião, para representantes de prefeituras, empresas e entidades.
  18 de janeiro - Celebração Eucarística na Tenda Cristo Rei
Lugar especial de vivência da fé, a Tenda Cristo Rei está sempre aberta, das 7h às 20h. Sua infraestrutura inclui capela, espaço de convivência e o Espaço Querigmático.
  Retiro de Carnaval no Santuário Nossa Senhora da Piedade
Durante o período do Carnaval, a Casa da Padroeira de Minas recebe fiéis para um momento de cultivo da fé e preparação para a Páscoa do Senhor. O retiro orante será orientado pelo padre Mateus Lopes.
  Encontro arquidiocesano reúne lideranças da juventude
O objetivo é promover, no âmbito da Arquidiocese de BH, reflexões, discussões e partilhas, com vistas à construção de um novo projeto de evangelização juvenil.
  Grupo da Arquidiocese de BH retorna de missão no Vale do Jequitinhonha
Cento e cinquenta missionários visitaram 30 comunidades rurais, do município de Berilo, e realizaram encontros com crianças, jovens e casais.
Comunidades de fé celebram Dia de São Sebastião com programação especial
Momento especial de comunhão, fé e devoção para as comunidades.

Dia de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana – 31 de janeiro
Dom Bosco, o grande apóstolo da juventude, fundou, ainda, outras duas congregações.

Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste 2
O encontro objetiva contribuir para a formação social dos leigos atuantes nas pastorais e movimentos.

Museu da PUC Minas: programação de férias até 31 de janeiro
Os visitantes podem participar de oficinas, escavação, trilha, sessões no planetário e outras atividades.
ImageM da semana
Inauguração do Centro Permanente de Exposição marca os 96 anos de fundação do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da Sociedade São Vicente de Paulo
Liberdade de expressão não justifica ofensas à fé
Papa Francisco concede entrevista a jornalistas e, sobre os recentes atentados em Paris, afirma que não se pode ofender a fé das pessoas e que matar em nome de Deus é uma “aberração”.
Uma Igreja sem enfermidades
Pe. Jorge A. Filho
O Papa Francisco aponta 15 enfermidades que podem ser fatais, e impedirem o cumprimento da missão de evangelizar que a Igreja recebeu de Jesus Cristo através dos Apóstolos.
  CIDADANIA
Percepção do voluntariado
Lucila Cano
Mais de 130 países foram reunidos no relatório, que destacou a importância do voluntariado na prevenção de conflitos e na ajuda humanitária frente a desastres naturais.
Manual para fazer uma Pátria Educadora
Cristovam Buarque
Professor emérito da Universidade de Brasília, o autor apresenta dez sugestões para tornar o Brasil uma Pátria Educadora. Ele lembra que o principal recurso é a educação infantil.