Caso não visualize este documento clique aqui
Número 77 | 15 de agosto de 2014
  MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Gestos de solidariedade transformam vidas de crianças e idosos

Pequenos gestos de solidariedade alegram a vida de crianças e idosos na Paróquia Divino Espírito Santo, em Contagem. Todos os anos, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, do bairro Guanabara, prepara uma bonita festa no Dia das Crianças, acolhendo todos os meninos do bairro. Já os idosos são incentivados a participar de atividades que lhes devolvem alegria e vitalidade.

Flagelo da desumanização
A era do poder e da informação que caracteriza este tempo inicial do terceiro milênio está produzindo, lamentavelmente, um caminho na contramão da indispensável humanização, único pilar capaz de sustentar a vida nas sociedades contemporâneas.
Deixar-se afetar pelo sofrimento do outro
Pe. Adroaldo Palaoro sj
Nos sofredores há algo que atrai e convoca, que nos faz sair de nós e nos fazer próximos deles. Aí reside a origem da solidariedade que suscita um compromisso de vida a favor de quem é vítima de situações injustas.
O simbolismo da aliança na leitura bíblica (9)
Percorrendo o caminho bíblico da Aliança de Deus com seu povo e, neste percurso, aprendendo com as experiências daquele povo que, a cada instante, sente a necessidade de se aproximar do Criador, percebe-se que a experiência cristã de Deus acontece de forma inseparável das fontes da revelação bíblica.

As partes da Missa que competem ao presidente
Pe. Danilo César dos Santos Lima
A Instrução Geral do Missal Romano orienta a respeito das partes que competem ao presidente proferir. São as chamadas orações presidenciais. Não significa, contudo, que as orações lhe pertençam. São orações da Igreja. Ele é um ministro e as profere em nome de todos e na pessoa do Cristo.
  Três séculos da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem: dom Walmor preside celebração
Milhares de fiéis são esperados para a procissão luminosa nas ruas de BH e Missa no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
  Cartilha Eleições 2014 disponível para consulta e impressão
Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão para Acompanhamento da Reforma Política da CNBB, orienta que a cartilha seja estudada por todos, em um "grande movimento de cidadania e vivência da fé”.
  Presidente da Comissão Episcopal para Vida e Família em BH
O bispo dom João Carlos Petrini fará duas palestras na Arquidiocese de BH, no dia 19, sobre “Os desafios pastorais das famílias no contexto da evangelização”.
  Paróquia São Gaspar Bertoni recebe jovens de todo o Brasil e do exterior
Os jovens participarão de momentos de formação e análise da conjuntura política, social e pastoral, em torno do tema "Partilhar o Pão para que as Juventudes tenham Vida".
Exortação Evangelli Gaudium, do Papa Francisco, será tema de palestra do Arcebispo na ADCE
Durante o encontro, dirigentes cristãos de empresas irão refletir sobre a economia da exclusão.

Jovens se reúnem em Peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas
Eles permanecem reunidos, durante todo o dia, em Adoração, momento Mariano, catequese e Missa.

30 de agosto - Encontro Estadual do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs
Os participantes vão refletir sobre ações concretas que contribuam para um Brasil mais justo e democrático.

Colégio Santa Maria celebra a Paz- 18 a 22 de agosto
O objetivo é transmitir aos alunos a importância de cultivar a paz em todos os ambientes de convivência.

Caeté celebra o Dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano
Este ano, a cidade de Caeté completa 300 anos, e a Paróquia Nossa Senhora de Bom Sucesso, 290 anos.

Fiéis celebram o Dia de São Pio X - 15 a 24 de agosto
Momento especial de comunhão e fé para os fiéis, marcado pela celebração dos 60 anos da comunidade.

Paróquia Cristo Operário celebra o padroeiro
Dom Wilson presidirá Missa, seguida de procissão luminosa, no dia 23 de agosto às 19h30.

Devotos homenageiam Santa Rosa de Lima - 15 a 24 de agosto
Santa Rosa é a primeira Santa e Padroeira da América Latina.

Dia de Nossa Senhora Rainha é celebrado com programação especial
A Paróquia do bairro Belvedere convida toda a comunidade para a festa da Padroeira.

Museu da PUC Minas oferece Oficina de Ilustração Científica
Os interessados devem ter experiência com ilustração ou desenho. Inscrições até 25 de agosto.

IMAGEM DA SEMANA
90 anos de dom Serafim: cardeal preside Missa concelebrada por dom Walmor, dom Wilson Angotti, dom João Justino, dom José Maria Pires, dom Geraldo Lyrio, dom Guilherme Porto, dom Hugo Maria, dom José Geraldo e dezenas de sacerdotes
Guardiões da esperança
Somos chamados a proclamar a esperança oferecida pelo Evangelho da graça e da misericórdia de Deus, em Jesus Cristo, a um mundo que, apesar de sua prosperidade material, busca algo mais autêntico e que dá plenitude.
  VIDA PLENA
A felicidade que buscamos
Pe. Emílio Carlos Mancini
Toda a nossa vida tem sido uma longa busca da felicidade. Em qualquer parte, a toda hora, por todos os lugares do mundo, estamos sempre procurando seu rastro ou sua presença.
  FAMÍLIA
Celeiro de cristãos autênticos
Pe. Jorge A. Filho
Nesse tempo em que as relações humanas estão cada vez mais instáveis, a Semana Nacional da Família é oportunidade de cristianizar a vida, de aprender a ter atitudes cristãs com as pessoas.
Muros e Pontes
Elton Simões
A ausência de muros em cidades indica que seus habitantes encontraram maneiras de conviver pacificamente. Elas optaram pelas melhores soluções e não pelas mais fáceis. Construíram pontes ao invés de muros.
Recomeça o jogo
Dom Demétrio Valentini
A Constituição prevê instrumentos democráticos que permitem aos cidadãos retomar a competência e a responsabilidade de assinalarem aos congressistas as mudanças que se fazem necessárias.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH