Caso nÃo visualize este documento clique aqui

Número 116 | 15 de maio de 2015

 

AÇÃO SOCIAL
Ex-moradores de rua conquistam os primeiros lugares
em concurso

Marcelo da Silva Santiago passou em primeiro lugar e Jusair Santos da Silva, em vigésimo, no concurso da MGS - Minas Gerais Serviços - que envolveu milhares de candidatos. Marcelo mora na República Reviver e Jusair, na República Professor Fábio Alves – serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua. A Arquidiocese de BH, responsável por toda parte funcional das casas, comemora mais essa vitória com os moradores e funcionários das duas repúblicas.

  REFLEXÃO
Mudanças nas crises
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
É oportuno considerar a crise momento para se substituir dinâmicas e qualificar processos. É uma fase desafiadora e arriscada. Os resultados podem ser benéficos ou prejudiciais.
  ESPIRITUALIDADE
Uma nesga de esperança
Frei Almir Ribeiro Guimarãe, OFM
Mostrem-se afáveis entre si e manifestem um ao outro suas necessidades. Se uma mãe ama e nutre seu filho carnal, com quanto maior diligência não deve cada um amar e nutrir seu irmão espiritual?
CATEQUESE
Maria, mulher de oração e seguidora fiel do Cristo
Neuza Silveira
Pouco se sabe a respeito da vida histórica de Maria. Mas, olhando para os evangelhos se percebe como cada um dos evangelistas demonstrara como a comunidade a via naquele tempo. Uma mulher carinhosa, dedicada, determinada e fiel ao seguimento do Filho Jesus. A comunidade do evangelista Lucas nos apresenta uma Maria discípula e voltada para Deus. “Maria conservava, cuidadosamente, as palavras e acontecimentos em seu coração” (Lc 2,19.51).
 
Liturgia
O Senhor esteja convosco...
Pe. Márcio Pimentel

O ponto culminante da Liturgia da Palavra é a proclamação do Evangelho. A gestualidade de toda a assembleia denota isso: todos, de pé, se voltam para o Livro dos Evangelhos e todos entoam o “Aleluia”. À nomeação do Evangelho a ser proclamado todos fazem o sinal da cruz na testa, nos lábios e no peito. O Livro é incensado e ao final da proclamação beijado. Os ministros trajam vestes que não visam apenas o decoro, mas comunicam uma presença que os reveste.

• Liturgia Dominical (síntese e sugestões)
NOTÍCIAS
  15ª Torcida de Deus: Arquidiocese apresenta camisetas especiais
Três modelos foram criados: para crianças, jovens e adultos. Um gesto de comunhão no Ano da Paz, um pedido de intercessão à Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade.
  PUC Minas recebe o teólogo canadense Gilles Routhier
O teólogo canadense é o convidado, nessa segunda-feira, dia 18, Projeto do Conexão Ciência e Cultura, promovido pela PUC Minas. Ele falará sobre “O Futuro do Vaticano II em Nossas Mãos”.
  Dízimo Social Empresarial: inclusão social, cidadania e promoção humana
Por meio do Disempre - Dízimo Social Empresarial, sua empresa também pode ajudar nos projetos sociais da Arquidiocese de BH. Uma ajuda necessária aos mais pobres e vulneráveis.
  Dia Mundial das Missões 2014: gratidão pelos gestos de generosidade
No Dia Mundial das Missões, as comunidades de fé da Arquidiocese de BH doaram uma quantia significativa para ajudar os religiosos que viajam pelo mundo levando a Palavra de Deus.
  Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Um momento em que os cristãos do hemisfério sul, das mais variadas etnias, culturas e congregações, se dedicam a refletir sobre a importância da unidade na diversidade.
  Museu de Quilombos e Favelas: seminário inaugura sala dedicada à mulher negra
O Seminário Territorialidades de Carolina, inaugura a sala Carolina Maria de Jesus, escritora, cantora e catadora de material reciclável, nos anos de 1960 - dias 22 e 23 de maio.
  Revista A Turma comemora o mês de Maria, Mãe da Igreja
A edição de maio conta aos pequenos um pouco sobre os títulos de Nossa Senhora, relembra o encontro de Maria com sua prima Isabel e as origens do Pai-Nosso e da Ave-Maria.
Arquidiocese de BH celebra ordenação presbiteral do diácono Wagner Douglas
A cerimônia de ordenação será no sábado, dia 16 às 9h30, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 
Encontro Arquidiocesano de Lideranças das Cebs
Com o tema 50 anos do Concílio Vaticano II, o encontro terá a assessoria do padre Cleto Caliman, SDB.
 
5º Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação – inscrições abertas
O Encontro refletirá sobre a mensagem do Papa Francisco para o 49º dia Mundial das Comunicações Sociais.
 
Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha convida para celebração do Dia Internacional da Família
Nesta sexta-feira, dia 15, haverá Missa e bênção das famílias às 19h.
 
Rensa: Paróquia celebra o Domingo do Dízimo
A realização é dos agentes de Pastoral, com o apoio da equipe do Secretariado Arquidiocesano do Dízimo.
 
Rensc: encontro mensal de formação com coordenadores de pastorais e movimentos
Coordenadores de pastorais, grupos, movimentos e os catequistas se reúnem no sábado, dia 16 de maio.
 
12º aniversário do Santuário de Schoestatt Tabor da Liberdade
O Santuário, em Confins, prepara programação especial para celebrar seu aniversário - 17 de maio.
 
ImageM da semana
Catedral Cristo Rei: com gesto simbólico, dom Walmor dá início à nova fase dos trabalhos de edificação. A chamada superestrutura que abrange as paredes, pilares e lajes, começa a ser erguida
  MENSAGENS DO PAPA
O Papa recorda palavras-chave para a paz na família
Prosseguindo as reflexões preparatórias para o Sínodo de outubro, o Santo Padre destacou a importância da ‘boa educação’ para a paz e das palavras como “licença, obrigada e desculpas”.
  VIDA PLENA
Eis aqui a serva do Senhor
Pe. Jorge A. Filho
Maria não disse apenas Eis aqui a serva do Senhor, mas colocou-se à disposição para que nela fosse feito conforme a vontade d’Ele; totalmente aberta para acolher o projeto de Deus em sua vida.
  ATUALIDADE
Cultura em tempo de crise
Maria Ignez Mantovani Franco
Não nos restam dúvidas de que, assim como a crise político-econômica brasileira é real, também é real a crise institucional – e esse é o novo contexto em que os segmentos culturais são chamados a se reinventar.
  CIDADANIA
Desperdício de alimento mundial é de um terço
Marcus Eduardo de Oliveira
A redução de desperdício diminuiria a necessidade de aumentar a produção em 60%, a fim de atender a demanda da população em 2050.
 
CATEDRAL CRISTO REI   |   SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Para cancelar o recebimento do Opinião e notícias, clique aqui