Número 129 | 14 de agosto de 2015

AÇÃO SOCIAL
Paróquia realiza Blitz Social em penitenciária

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, realiza Blitz Social na Penitenciária Dutra Ladeira, em parceria com a Pastoral Carcerária e com a PUC Minas. Além da evangelização, a iniciativa visa apoiar familiares dos presos com esclarecimentos e orientações. A ação contempla, também, os presídios José Martinho Drummond e Penitenciária Feminina José Abranches.

Reconstrução Política
É preciso convocar cada cidadão a refletir sobre o peso da crise. Não se pode correr o risco de deixar essa discussão simplesmente nas mesas dos representantes do povo, dos governos.
Despertar o olhar
Ludmila Rocha Dorella
A sensibilidade de Jesus aos sofrimentos que o cercavam manifestava o modo com que a Trindade vê o homem. E Ele nos convida a aprender a ver e a nos envolver como Ele mesmo fez.
Deus vai ao encontro das pessoas
O Deus que Jesus nos revela é uma comunhão de amor. O Pai ama o Filho, e o Filho ama o Pai no Espírito Santo, que os une pelo amor. Jesus é o Filho de Deus gerado, e não criado. Ele se coloca a serviço do Pai e recebe a força do Espírito Santo, que dá vida a toda a criação e nos leva a termos fé em Jesus.

Uma liturgia que transgride
Pe. Márcio Pimentel
Uma maneira simples de compreender a Liturgia, mas nem por isso pouco profunda, é considerá-la continuidade histórica da gestualidade de Jesus. Sabe-se que o gesto, mais do que a palavra oral ou escrita, é capaz de “falar”. Há uma eloquência no gesto. Ele vai além da ação ou da atividade por seu caráter simbólico.
  Solenidade de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte
O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem preparou programação especial que inclui a Oração do Terço no terreno da Catedral Cristo Rei.
  15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora
Católicos do mundo inteiro celebram a Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de Agosto. Confira, aqui, a programação nas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de BH.
  Livro propõe debate sobre situação caótica da segurança pública
O autor, professor Robson Sávio, coordena o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp-PUC Minas) da Arquidiocese de BH. O lançamento será na quarta-feira, 19 de agosto.
  Exposição “Rosário uma devoção popular” no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
O acervo contempla uma coleção de rosários singelos, todos italianos. A exposição poderá ser apreciada em igrejas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário.
  Casa da Paz: Rensa oferece orientações jurídicas gratuitas para a comunidade
O serviço contempla pessoas que moram na área de abrangência da Cúria Metropolitana de Contagem e que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado.
Comunicado da Santa Sé sobre o 49º Dia Mundial da Paz
Conselho Pontifício Justiça e Paz adverte que indiferença aos flagelos prejudica a paz no mundo.

Santuário da Padroeira de Minas recebe peregrinação das famílias do Colégio Santa Maria
Momento especial para agradecer a Deus por todo trabalho educacional realizado -16 de agosto.

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: início do restauro e exposição nos tapumes
A exposição realizada durante a Festa da Padroeira, apresenta a história da Paróquia.

Caeté: celebrações dos padroeiros Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano
As festividades tiveram início no dia 3 de agosto na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Terço dos Homens da Paróquia São Jorge: dois anos de devoção e fé
Toda a comunidade é convidada a participar de Missa, no domingo, dia 23 de agosto, às 9h30.

Ação de Graças pelo 108º aniversário natalício de Irmã Benigna - 16 de agosto
Os devotos da religiosa, elevada a Serva de Deus, irão se reunir no Noviciado Nossa Senhora da Piedade.

Ciclo de Palestras sobre "A Palavra de Deus” na Rensp
Os encontros são gratuitos, abertos ao público e realizados no auditório da livraria Paulinas.

Curso de Formação de Missionários na Paróquia São José e São Gabriel Passionista
O curso será nos dias 15, 16, 22 e 23 de agosto. Para participar é necessário ter mais de 15 anos.

ADCE inaugura nova sede com Missa presidida por dom João Justino
Desde 2009, a ADCE promove momentos de espiritualidade e celebrações nas empresas associadas.

Cristo Operário: paróquia celebra o Padroeiro
Momento especial de comunhão que conta com a participação de toda a comunidade.

Dom Joaquim Mol e Dom Walmor com os diretores da Rede Catedral de Comunicação Católica padre Fernando Lopes e profª. Cláudia Siqueira na solenidade de apresentação da nova grade de programação da TV Horizonte
Semana da Família: Paróquia São José promove ação social com serviços de orientação jurídica, aferição da pressão arterial, avaliação do índice glicêmico, consultas médicas, odontológicas e cortes de cabelo
Jamais escravos do trabalho
Na catequese da semana, o Papa ressaltou a importância de se festejar as conquistas e alertou sobre os ritmos desregrados que prejudicam os jovens. O Santo Padre também foi apresentado a um grupo de imigrantes.
O tráfico de pessoas
Lucila Cano
Há urgência pela conscientização e mobilização de todos no combate ao tráfico de pessoas. Ele ocorre em todos os lugares, atinge principalmente mulheres, crianças e adolescentes.
  OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO – ANO I
Um olhar sobre as pequenas fraternidades
O Observatório da Evangelização tem como objetivo fecundar a sociedade com os valores do Evangelho, divulgando ações de Paróquias e comunidades de fé. Conheça, nesta edição, o trabalho junto às Pequenas Fraternidades.
  CIDADANIA
Civilidade na Internet: dá para apostar nisso?
Marisa von Bülow
Basta passar os olhos na seção de comentários para que o estômago comece a dar voltas. É difícil digerir tanta incivilidade e grosseria.