Número 107 | 13 de março de 2015

AÇÃO PASTORAL
Arquidiocese de BH promove 60 mudanças no clero

A movimentação dos sacerdotes nas paróquias e comunidades de fé enriquece a ação pastoral na Arquidiocese de Belo Horizonte. Uma dinâmica que tem contribuído, ainda mais, para a troca de experiências e a integração da Igreja.

Rasgai o coração
Esta é uma clamorosa convocação proclamada pelo profeta Joel . É oportuno ouvi-la e compreendê-la como interpelação para enfrentar as crises que estão desarrumando o funcionamento da sociedade.
  PARÓQUIAS
Conversão pastoral e missionariedade
Dom João Justino de Medeiros Silva
A chave de compreensão da “conversão pastoral” é a missionariedade. Isso se torna cada vez mais claro com as perspectivas abertas pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
O que fazer com o domingo?
Frei José Ariovaldo da Silva, OFM
Corremos o risco de esvaziar o sentido do Domingo com o excesso de comemorações que pretendemos realçar neste dia, sem notar que não sobra espaço para celebrar o mistério pascal.
Nosso encontro com Cristo
Nos nossos encontros de catequese, a grande finalidade é propiciar o encontro com Cristo. E quem se encontra com o Mestre não tem outra escolha senão segui-lo e anunciá-lo. Somos todos chamados por Deus a essa missão. Assim, se faz necessário buscarmos as formações adequadas, de modo continuado, para bem exercer a nossa missão em resposta ao chamado de Deus.

O Sentido Espiritual da Quaresma
Pe. Márcio Pimentel

Não se pode duvidar de que o Tempo Quaresmal tenha certa “função” terapêutica. Ao ser oportunidade para a “reabilitação” da vida interior, isto é, da vida de Cristo em nós, promove-nos a saúde espiritual, reconstruindo em nós a semelhança com o Verbo da Vida, nossa origem e princípio de nossa identidade.

Missa da Unidade 2015: inscreva a sua caravana
As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de BH estão se preparando, com alegria para a Missa da Unidade, na Quinta-feira Santa, dia 2 de abril, às 9h, no Ginásio do Mineirinho.
  13 e 14 de março: Igreja, em todo o mundo, celebra 24 horas para o Senhor
Todas as paróquias e comunidades de fé, nessas datas, são convidadas a oferecerem aos fiéis o sacramento da Confissão e, também, a possibilidade de participarem da Adoração Eucarística.
  16 de março - Reforma política é tema de debates em unidades da PUC Minas
Na Unidade Coração Eucarístico, será apresentado o livro O Nobre Deputado – Relato completo (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira.
  Caec promove o 10º Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de BH
O encontro terá como palestrante o bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Joaquim Mol, membro do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, presidente da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura da CNBB e reitor da PUC Minas.
  Nesp e Centro Loyola convidam para ciclo de debates
O objetivo é aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, visando contribuir para a construção de um mundo justo e fraterno, conforme aponta a Campanha da Fraternidade deste ano.
19 de março: fiéis celebram o Dia de São José
Acompanhe a programação nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Romaria da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição ao Santuário da Padroeira de Minas
No dia 21 de março, os fiéis reunidos no Santuário participarão de Missa, catequese e celebração penitencial.

Clero da Rense se reúne em Assembleia Regional
A assembleia será no próximo dia 19, na Comunidade Missionária de Villaregia, bairro Betânia.

Paróquia Maria, Serva do Senhor: comunidades de fé celebram o dia da padroeira
Do dia 15 ao dia 25 de março, os fiéis participam de Missas, procissão e reza do Terço.

Paróquias reúnem fiéis nas Oficinas de Oração e Vida
Os encontros, realizados no mundo inteiro, prosseguem até o dia 14 de março.

22 de março: Jornada da Misericórdia no Colégio Monte Calvário
Todos estão convidados para esse momento de fé e celebração da Comunidade Aliança de Misericórdia.

Semana de São Gabriel na Paróquia do bairro Taquaril
As celebrações serão realizadas de 9 a 25 de março, na Paróquia São Gabriel – Rua Theodoro Bonfim, 85.

Mais de 80 padres e diáconos permanentes da Rensc se reúnem em importante momento de formação e partilha, durante a Assembleia Regional do Clero
Papa Francisco destaca o papel dos avós na família e na sociedade
Na catequese desta semana, o Santo Padre disse que deseja uma Igreja capaz de desafiar a cultura do descartável com a alegria de um novo abraço entre jovens e idosos.
  VOCAÇÕES
O olhar no caminho de Jerusalém
Irmã Eliamar Florência da Silva
Jesus continua olhando com ternura e amor para todos nós e nos chama para uma missão. Você já pensou qual é a sua vocação neste mundo?
  CIDADANIA
Evoluímos todos os dias
Lucila Cano
Muito já se disse sobre as crises serem oportunidades de descobertas, invenções, novos negócios. De fato, é o que ocorre com a humanidade desde que nos conhecemos por gente.
Informação nossa de cada dia
Pe. Alfredo J. Gonçalves
A Internet representa, hoje, poderoso símbolo de inclusão, a tal ponto que as pessoas impossibilitadas de acesso constituem nova categoria social: os excluídos virtuais.