Número 103 | 13 de fevereiro de 2015

AÇÃO SOCIAL
Rede de solidariedade inspira ação social da Arquidiocese de BH

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte passa por importante processo de reestruturação, inspirado na proposta do Papa Francisco de uma igreja mais participativa, mais aberta, disposta a assumir riscos e, acima de tudo, centrada em Cristo. A ideia é que as paróquias atuem de modo articulado, formando uma rede de solidariedade que vá além da própria comunidade.

Crise de consciência
Há crise de consciência? Essa interrogação ganha pertinência quando se constata extremismos e desequilíbrios na sociedade, em atitudes individuais e coletivas fundamentadas na irracionalidade e mesquinhez.
  CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
Servir é compromisso cristão
Dom Wilson Luís Angotti Filho
A CF-2015 é oportunidade de aprofundar o compromisso cristão, de despertar cada pessoa para o serviço e, frente aos desafios de nosso tempo, aperfeiçoar o próprio modo que toda Igreja tem de servir.
Mentiras que aparecem como verdades
Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
A primeira e maior tentação do coração humano é a “cobiça de riqueza”.
Uma vez preso à cobiça, o ser humano caminha, irremediavelmente, para a solidão.
Nossa resposta de amor a Deus
Acreditar na ressurreição de Jesus e que Ele está sentado à direita do Pai é entender que Jesus Cristo reina como o Pai, que é Deus, e que à luz do Espírito Santo, vivemos a revelação. Esse fato pede conversão, mudança de vida, novo olhar, reconhecimento e acolhimento do Cristo em nossa vida, ou seja: a presença de Deus no meio de nós nos convida a um novo modo de vida.

Espaço-martirial: lugar da coragem evangélica
Pe. Márcio Pimentel

O canto de Zacarias após o nascimento do profeta João Batista, que seria morto por seu agudo senso de justiça e conversão, bendiz a Deus que faz erguer em meio a seu povo uma força poderosa de salvação (Lc 1,69). Todas as manhãs as comunidades cristãs entoam esse mesmo canto celebrando, com o levantar-se do sol, a visita de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré.

Homenagem a frei Rosário: inaugurada a Praça que tem o nome e a imagem do frade dominicano
Na presença de fiéis e autoridades, dom Walmor abençoou a Praça Frei Rosário Joffily, religioso que se dedicou durante 51 anos ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.
  Quarta-feira de Cinzas: celebrações na Arquidiocese de BH
A Quarta-feira de Cinzas, este ano celebrada no dia 18 de fevereiro, é um convite aos fiéis para vivenciar a Quaresma - tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum.
  Espiritualidade quaresmal na Igreja de Santana - 16 e 17 de fevereiro
Com o tema “Tempo de transformação – espiritualidade quaresmal”, o encontro terá assessoria do padre Danilo Lima e da Pastoral Litúrgica da Paróquia de Santana.
  Encontro de professores católicos da Rensc - 28 de fevereiro
Os professores católicos de instituições de ensino, públicas e particulares, que estão na área de abrangência da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) são convidados a participar.
  Lideranças da Pastoral da Educação do Regional Leste 2 se reúnem em BH
O evento tem por objetivos sensibilizar para a importância da Pastoral e compartilhar suas diretrizes e experiências nas (arqui)dioceses.
Dom Luiz participa de reunião da presidência do Regional Leste II da CNBB
O objetivo foi avaliar os trabalhos das Comissões Pastorais e definir prioridades para 2015.

Curso de Animação Bíblica para multiplicadores da Palavra
O curso é direcionado a lideranças que desejam colaborar com a formação bíblica em suas comunidades.

Paróquia promove encontro com tema relacionado à Campanha da Fraternidade
As reflexões serão sobre Fraternidade e Vida, à luz do tema da CF-2015 Fraternidade: Igreja e Sociedade.

Arquidiocese de BH e vicentinos articulam participação dos jovens em projetos sociais
A ideia é criar ações conjuntas para aliviar o sofrimento daqueles que vivem em situação de risco social.

Inscrições abertas para oficinas do Projeto Vila Fátima
Para participar, é necessário ter entre 15 e 17 anos de idade e morar na região de Justinópolis.

Projeto cultural Café e Debate promove cursos e palestras
As atividades realizadas pela Paulus Livraria começam no sábado, dia 21 de fevereiro.

PUC Minas realiza Curso de Teologia Viva Jovem
A proposta é de formação sistemática no campo bíblico-teológico, visando à integração entre fé e vida.

Os filhos são dom de Deus
O Papa Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre a importância dos filhos, na catequese desta semana. O Santo Padre também pediu orações para o Consistório que será realizado no sábado.
  VIDA PLENA
A festa e a alegria
Dom Abade Felipe
Rezemos para que a saudável alegria seja vivida nos dias de carnaval, em especial pelos jovens. E para quem não vai participar da festa carnavalesca, fica o convite: “alegrai-vos no Senhor” (Fl 4,4).
Sem dúvidas?
Quanto mais se amplia o leque de escolhas em qualquer atividade da vida, menos dúvidas queremos ter. Desejamos fazer a escolha certa, para a qual não restaria dúvida alguma.
Condição indígena
Lucila Cano
A questão indígena passa ao largo do nosso dia a dia. Sabemos por alto dos conflitos decorrentes da ocupação de terras e dos protestos pelo descaso com que tribos inteiras são tratadas por autoridades governamentais.