Caso não visualize este documento clique aqui
Número 81 | 12 de setembro de 2014
  AÇÃO SOCIAL
Pastoral capacita voluntários para atuar junto aos presos

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de BH tem realizado importantes ações de capacitação de agentes para o serviço de apoio aos presos. Um novo curso de capacitação de líderes de pastoral será realizado no período de 13 a 17 de setembro. A expectativa é de que 25 novos agentes se juntem aos líderes da Pastoral Carcerária que já atuam na região Metropolitana.

Os pobres e as eleições
Não é nobre tentar convencer o eleitorado a partir da desconstrução da imagem do adversário. No entanto, trata-se de uma prática muito comum que revela mediocridades.
Fica conosco, Senhor
Pe. Jorge Alves Filho
O que aconteceu com os discípulos de Emaús acontece ainda hoje conosco. Muitas vezes perdemos a esperança e desanimamos de lutar contra as coisas que não nos deixam caminhar.
O processo mistagógico como desafio para a evangelização hoje
A Igreja nos orienta a resgatarmos o processo mistagógico, que é proposto como última etapa no processo de evangelização da iniciação cristã. Ele é referência para a evangelização atual, possibilitando ao cristão acolher Mistério que se revela para cada pessoa.

Gestos e posições do corpo na Missa
Pe. Danilo César dos Santos Lima

As instruções do Missal ensinam que os gestos e as posições do corpo na Missa devem se harmonizar com o espírito da liturgia romana - decoro e nobre simplicidade. O decoro remete à beleza e à respeitosa atitude que requer uma ação sagrada. A nobre simplicidade aponta para uma característica particular do rito romano, enquanto rito sóbrio, sem exageros ou floreios.

Alfabetização: Arquidiocese de BH e Ministério Público estabelecem parceria
A Arquidiocese de BH contribuirá com a mobilização de alfabetizadores e comunidades. Durante reunião com representantes do MP, dom Walmor se dispôs a colaborar pessoalmente para a redução do analfabetismo, se juntando aos educadores, nas salas de aula.
  Rensp realiza peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
Momento especial de comunhão, fé e devoção com o tema "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (salmo 122,1). A peregrinação será no sábado, dia 13 de setembro.
  20 de setembro: Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo
Será um grande momento de diálogo e capacitação sobre a Pastoral do Dízimo, reunindo representantes de paróquias de toda a Arquidiocese de BH, após os encontros realizados nas regiões episcopais.
  Pastoral Familiar: formação sobre o Sínodo das Famílias
O professor da PUC Minas Flávio Senra ministrará a palestra “Sínodo sobre as famílias: desafios para a Igreja”. O evento é dirigido a integrantes de pastorais e movimentos que trabalham na evangelização das famílias.
Capacitação para grupos de estudos bíblicos na PUC Minas
O evento é destinado a grupos que se encontram para a escuta e o diálogo a partir da Palavra de Deus.

Mês da Bíblia: Leitura Orante na Paróquia Maria, Serva do Senhor
As reuniões são realizadas às quintas-feiras, durante todo o mês de setembro.

Peregrinação do Camenc ao Santuário da Padroeira de Minas
Momento de confraternização e reflexão à luz do tema "A espiritualidade cristã na família”.

Vídeo reforça Campanha Mundial da Caritas contra a fome
O vídeo mostra que dar atenção à fome do outro é o caminho para enfrentar este grave problema mundial.

Paróquia Pai Misericordioso convida para reflexão sobre a dimensão social da fé cristã
O encontro será no domingo, dia 14 de setembro, às 9h, com assessoria da irmã Marilande Santos.

Comunidades de fé celebram o Dia de Nossa Senhora das Mercês – 15 a 24 de setembro
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Sabará, e suas comunidades de fé convidam para as celebrações.

Curso de Cuidador de Idosos na Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto
As aulas, teóricas e práticas, começam no dia 6 de outubro. Inscrições na secretaria da Paróquia.

Rense: dom Walmor e dom Joaquim Mol presidem momentos de reflexão e escuta na Assembleia do Clero   Dom João fala sobre primazia da Palavra de Deus nas comunidades, em Ciclo de Palestras
A misericórdia deve ser ato gratuito
Na catequese sobre a maternidade da Igreja, o Papa Francisco destacou que ela ensina as obras de misericórdia e lembrou que para mudar o mundo é preciso fazer o bem aos que não podem retribuir.
  VIDA PLENA
A felicidade
Solange Maria do Carmo
Não é possível fazer o encontro com Jesus e continuar o mesmo. Sua presença nos transforma, anima e restaura. Sua força nos sustenta na caminhada e uma vida nova começa para quem o acolhe.
  CIDADANIA
A saúde em primeiro lugar
Lucila Cano
Nas maiores capitais do país, a saúde está em primeiro lugar nas reclamações dos eleitores. A educação não foi excluída, mas aparece em terceiro ou quarto lugar nas listas de direitos pretendidos.
  OPINIÃO
A campanha eleitoral entre o marketing e o compromisso
Marco Antônio Eid
A cada eleição, os políticos concorrentes a cargos eletivos parecem estar mais engessados pelos roteiros e posturas estudadas do marketing eleitoral.
  A VOZ DO SACERDOTE
A Cruz de Nosso Senhor
Pe. Nivaldo Magela de Almeida Rodrigues
A Cruz, lugar do suplício de Jesus Cristo, foi pouco a pouco se traduzindo em sinal de identidade de vida e da caridade cristã. Contemplar e meditar sobre a Cruz é tornar-se Cristo.
Catedral Cristo Rei Santuário Nossa Senhora da Piedade Clique aqui para cancelar o recebimento. Ir para o site da Arquidiocese de BH