Número 94 | 12 de dezembro de 2014

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Pequenas Fraternidades: um jeito participativo de ser igreja

As ações pastorais e sociais da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe são fundadas nas Pequenas Fraternidades. Grupos constituídos a partir dos Encontros de Casais com Cristo, que têm a missão levar ajuda aos que mais necessitam.

Aplanai os caminhos
O convite feito por Isaías chega mais próximo de todos na voz de João Batista, na inauguração do tempo do Novo Testamento, quando o Profeta anuncia a chegada de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.
Amar e pacificar o coração
Anajúlia Gabino
Em nossos relacionamentos, costumamos amar na medida em que somos amados, ou esperar receber para depois dar. Desse tipo de atitude, não colhemos a paz verdadeira.
Quem é este que está chegando?
Neste tempo de Advento, nos colocamos à espera daquele que vem, aquele que chega trazendo consigo a solidariedade. O grande companheiro que sofre conosco e nos compreende. O amigo que vem nos revelar o amor do seu Deus e restabelecer a dignidade do pobre, do que chora, do que sofre.

Esperança: do jeito que Deus espera
Pe. Danilo César dos Santos Lima

Em um mundo onde reina o imediato, o provisório e o descartável, esperar pode se tornar um fardo, por vez insuportável... Aquilo que se aponta como virtude para os cristãos é tido por incômodo para a cultura atual. Nesse caso, esperar gera cansaço, decepção, frustração. No caso cristão, esperar é uma virtude.

14 de Dezembro - Inauguração da Tenda Cristo Rei
Dom Walmor presidirá Missa às 16 horas e abençoará o presépio. A Tenda Cristo Rei será um novo espaço de evangelização, com toda a infraestrutura para celebrações. Terá, ainda, um mirante de onde os fiéis poderão acompanhar as obras da Catedral.
  Exposição de Presépios e Cantata de Natal no Santuário da Padroeira de Minas
A Programação de Natal do Santuário será aberta neste sábado, dia 12, na Ermida da Padroeira de Minas, com apresentação do Coral Minas Canto. Sete presépios estarão expostos para visitação.
  16 anos a serviço da Evangelização
Na Arquidiocese de BH, os recursos da Campanha são destinados aos projetos específicos de evangelização, como eventos, atividades missionárias e publicação de subsídios.
  Sínodo da família: Vaticano divulga primeiro documento
O Documento foi enviado às Conferências Episcopais, Igrejas Orientais, União dos Superiores Religiosos e Dicastérios da Cúria Romana para estudo e debate nas comunidades.
Celebração Eucarística marca aniversário de 117 anos de Belo Horizonte
Dom Walmor presidirá a Missa na noite desta sexta-feira, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
A Padroeira das Américas é celebrada no dia 12 de dezembro, data de sua última aparição no México.

Paróquias Santíssima Trindade e Santo Cura D’ars se unem para vivenciar o Natal
As comunidades de fé celebram, em comunhão, os tempos do Advento, do Natal e do Ano Novo.

Colaboradores do Tribunal Eclesiástico celebram o Advento
Durante partilha, a equipe destacou a compreensão e a caridade necessárias ao julgamento dos processos.

Arquidiocese de BH recebe diretor do Centro Aletti, de Roma, padre Marko Rupnik
O Instituto será responsável pelos painéis que integrarão os espaços litúrgicos da Catedral Cristo Rei.

Dia de Santa Luzia na Arquidiocese de BH
Paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de BH têm programação especial.

Paróquia São Luís Gonzaga arrecada alimentos para doação de cestas básicas
O objetivo é distribuir 60 cestas básicas na confraternização com famílias atendidas pela Paróquia.

Dom Walmor abençoa Presépio e Estrela de Belém e preside Novena de Natal   Funcionários e pacientes do hospital Semper participam de celebração de Natal
Papa Francisco inicia ciclo de catequeses
Na audiência geral desta semana, o Santo Padre destacou os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. Leia, ainda, a mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz.
  VIDA PLENA
De novo, Ele vem
Pe. Jorge A. Filho
De novo Ele vem com poder de salvar, mas com a simplicidade de quem sabe que a quem salvará é humano, frágil e passivo de pecado. Vem nos ajudar a seguir o caminho, a verdade e a vida.
Mentira, hábito e método
Elton Simões
De comportamento inaceitável, a mentira virou hábito. E foi depois promovida a método. Esqueceu-se que mentira não constrói. Apenas entrega ilusão travestida de realidade.
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ricardo Martins
Voltamos, agora, nossas expectativas para a retomada do crescimento econômico do Brasil, que deverá transformar o refrão "Deitado eternamente em berço esplêndido” em "conseguimos conquistar com braço forte”.