Número 120 | 12 de junho de 2015

AÇÃO PASTORAL
Pastoral da Esperança: o cuidado com aqueles que vivenciam o luto

A Arquidiocese de BH terá, a partir deste sábado, 70 novos ministros das Exéquias. Eles passarão a integrar a Pastoral da Esperança, importante trabalho de apoio a famílias que vivenciam o luto. A missão desses ministros é ser a presença consoladora da Igreja, sobretudo de Cristo, junto aos que sofrem a perda de seus entes queridos.

Princípios e ideologias
Há uma facilidade irracional para agredir, acusar e espalhar mentiras. Ações que ferem o tecido da cultura brasileira ganham amplitude nas redes sociais e nos tradicionais meios de comunicação.
Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo
Pe. Geraldo Trindade
A vida no Espírito Santo é eucarística, é entrega capaz de transbordar em amor que se traduz em caridade, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, piedade, compaixão, misericórdia... (Gl 5, 22).
Acreditar e crer em Jesus
A fé é dom de Deus; sendo dom, é graça de Deus. Ela nos é dada para que possamos desenvolvê-la, cuidar, deixar que desabroche e manifeste-se em nós. A fé é virtude pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou. É compromisso. A fé nos leva ao comprometimento com o Criador que nos ama, mas também ao comprometimento com o outro, o meu próximo, ou com aquele de quem precisamos nos aproximar. A fé tem também suas exigências.

Primeiro, celebrar
Pe. Márcio Pimentel

Hoje, é necessário crer mais ainda no poder da liturgia; confiar menos em nossos atos e em nossa vontade e mais na potência da ação litúrgica que é sempre poder de Deus na força do Espírito Santo. A nós cabe a tarefa de celebrar a liturgia na inteligência de seu significado, no humilde esplendor dos seus gestos e na simplicidade e nobre beleza de seus antigos ritos.

Regional Leste 2 da CNBB elege nova presidência
Os bispos reunidos na Casa de Retiro São José, em Belo Hrizonte, também emitiram nota sobre "Inclusão da ideologia de gênero nos Planos Municipais de Educação".
  Dia de Oração pela Santificação do Clero
O Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de BH (SAV) convida os fiéis para intensificarem suas preces e orações pelos sacerdotes de todo o mundo.
  12 de junho: programação especial no Santuário da Padroeira de Minas
Após a Celebração Eucarística, às 19 horas, os casais serão recebidos no restaurante do Santuário - Espaço Dom João Resende Costa – para a Noite da Pizza.
  Memorial da Arquidiocese de BH apresenta a exposição "Santo Antônio, uma devoção popular"
A exposição, que será no Centro de Memória do Sistema Fiemg, tem em seu acervo uma imagem de Santo, do século 18, totalmente restaurada.
  14 de junho: Celebração em Ação de Graças pelo centenário das Irmãs Paulinas
A Missa será presidida por dom João Justino, neste domingo, às 11h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
  Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra: inscrições abertas
O evento visa à reflexão sobre o espaço litúrgico de forma a congregar uma equipe multidisciplinar constituída de membros da comunidade, pároco e profissionais habilitados.
  Bíblia, a leitura infinita
No próximo dia 20 de junho, será realizada manhã de reflexão com a presença do consultor do Pontifício Conselho da Cultura, padre José Tolentino de Mendonça. A entrada é gratuita.
Ordenação presbiteral do diácono Humberto Hélvio
Fiéis e sacerdotes participam da cerimônia hoje, a partir das 20h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Celebração reúne integrantes da Faço Parte - Campanha dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade
A Missa será celebrada sempre no terceiro domingo de cada mês, no Santuário da Padroeira de Minas.

Junho: mês dedicado aos Sagrados Corações de Jesus e Maria
Confira a programação das paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Fiéis celebram o Dia de Santo Antônio de Pádua – 1º a 13 de junho
Confira a programação das paróquias na Arquidiocese de Belo Horizonte.

PUC Minas: entre as quatro universidades particulares melhor avaliadas pelos empregadores
A Universidade ocupa, ainda, o 8º lugar, quando considerados os outros critérios de classificação.

Seminário Ciências da Religião e Ensino Religioso - 15 a 17 de junho
A realização é do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas.

Inscreva-se: 2ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário da Padroeira de Minas
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho. Participe. Faça a sua inscrição ou a de seu grupo.

Vindos de diversas regiões de Minas, no primeiro domingo de cada mês, os motociclistas participam de Missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade
Rádio América 60 anos: Câmara Municipal de BH prestou homenagem especial à emissora, representada por seus colaboradores, voluntários e ouvintes
A família diante da experiência da doença
Ao destacar a necessidade de se educar os filhos valorizando a solidariedade, o Santo Padre disse que a fragilidade e o sofrimento dos nossos entes queridos podem ser uma escola de vida.
  CATEDRAL CRISTO REI
Gestos de amor e generosidade aceleram construção da Catedral dos mineiros
Os operários trabalham para erguer os novos pilares que integrarão a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, lugar de amparo aos mais pobres, que funcionará dia e noite (24h).
  VIDA PLENA
As quatro virtudes cardeais
Pe. Francisco Faus
Preservar as virtudes e ensiná-las aos filhos é um empreendimento árduo, mas decisivo; deve ser enfrentado e levado a termo pelos pais dia após dia, com a graça de Deus.
  BEM VIVER
Amar o outro como ele é
A família é um lugar extraordinário de descoberta da diferença. Essa descoberta se faz pouco a pouco, no começo da relação do casal. Progressivamente, começa a tarefa de aceitar um ao outro.