Número 133 | 11 de setembro de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Caritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima cuida de comunidade no Morro das Pedras

Desenvolver projetos de promoção social e de incentivo ao voluntariado é a missão da Caritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, que ajuda, anualmente, 180 famílias do Aglomerado Morro das Pedras. A Caritas realiza serviços de convivência, encontros, oficinas, cursos e ações que contribuam para o desenvolvimento humano e social de adolescentes, pessoas idosas, gestantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Da rua à casa de clemência
Na base da crise econômica está uma séria crise antropológica, a desconsideração da primazia do ser humano. A situação dos moradores de rua é um retrato do desrespeito a essa primazia.
Lançar-se como semente
Pe. Ederson Iarochevski
Somos aquela semente de mostarda da qual fala Jesus: é a menor dentre as sementes, mas é a que resultará em árvore frondosa, a ponto de se tornar morada dos pássaros e lugar de descanso para os homens.
A revelação no plano da salvação
A ação de Deus vivida na experiência humana torna-se testemunha para o mundo. Quem se abre a essa experiência abre-se à Revelação, faz-se testemunha por meio de atitudes de comunhão, de gratuidade, de criatividade e misericórdia, frutos do amor trinitário.

Quando a Liturgia “transgride”
Pe. Márcio Pimentel
A Liturgia tem por finalidade gerar em nós a imagem do Filho. Essa transfiguração só é possível, se os gestos e palavras que compreendem seu complexo ritual forem memória do Verbo.
  TV Horizonte será retransmitida em Juiz de Fora pelo canal 47 (UHF)
O lançamento do canal será no próximo dia 17, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Criada em 1998, a emissora investe em produções que buscam promover a cultura e os valores do Evangelho.
  Camenc faz peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
Dom Walmor presidirá Missa na Igreja Nova das Romarias, após momento especial de reflexão dos fiéis, em torno do tema central da peregrinação: O anúncio do Evangelho no mundo atual.
  Missa da Esperança: convite da Rense para a comunidade
Dom Joaquim Mol, bispo referencial da Rense, preside a Missa, que será concelebrada pelo vigário episcopal frei Adilson Corrêa, OFM, e padres da Região.
  Dom João Justino concede entrevista sobre nulidade matrimonial
O bispo falou sobre as alterações realizadas nos documentos da Igreja que tratam dessa questão: “O objetivo do Papa não é favorecer a nulidade dos matrimônios, mas a rapidez dos processos”.
  Campanha Juntos pela Síria recebe adesão da imprensa e da comunidade
Emissoras de TV, rádio, jornal impresso e portais destacam o apoio da Arquidiocese de BH a refugiados sírios, por meio do padre George, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Siríacos Católicos).
  Em Roma, dom Edson Oriolo participa de curso para novos bispos
Participam do curso, os bispos nomeados pelo Papa Francisco nos últimos 12 meses, em todo o mundo. Ao final do curso, os novos bispos serão recebidos pelo Papa Francisco.
  ADCE promove congresso internacional em BH
O 25º Congresso Mundial da União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa (Uniapac) e o 10º Seminário Internacional da Fiemg serão realizados entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Palácio das Artes.
Abertas as inscrições para Encontro de Universitários e Fórum Brasileiro de Cultura
Os dois eventos pretendem promover o intercâmbio de experiências –10 a 12 de outubro, Colatina (ES).

19 de setembro: IX Encontro Arquidiocesano de Formação da Pastoral do Dízimo
O principal objetivo é preparar as equipes para a realização da Campanha do Dízimo, em novembro.

1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar – Inscrições abertas
Podem participar presbíteros, diáconos, religiosos, catequistas e agentes da Pastoral Familiar.

Ribeirão das Neves recebe a exposição “Rosário uma devoção popular”
A exposição já esteve em Sabará e, a partir do dia 2 de outubro, estará em Belo Horizonte.

Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz
A celebração será no dia 14 de setembro, com programação especial nas paróquias da Arquidiocese de BH.

Museu da Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da Primavera dos Museus
A iniciativa reúne instituições que irão oferecer programação especial no período de 13 a 28 de setembro.

Bazar beneficente da Evangelização – 12 e 13 de setembro
O evento, na Paróquia São José e São Gabriel Passionista, terá a renda destinada às ações missionárias.

População em situação de rua faz peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. Após presidir a Missa, dom Walmor abençoa os peregrinos e participa de confraternização
A família e a comunidade cristã
Na catequese desta semana o Papa Francisco falou sobre o reavivamento da aliança entre a família e a paróquia, “os dois lugares onde se realiza a comunhão de amor que encontra a sua fonte última no próprio Deus.”
  VOCAÇÕES
Maria, o despertar de vocações missionárias
Irmã Nicolasa Perez Bragado
A Consagração é um dom que devemos agradecer e vivê-lo na paz e na alegria. Que Jesus e Maria nos conduzam na fidelidade ao chamado.
  OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO – ANO I
Uma caminhada que provoca entusiasmo, esperança e fé
Edward Neves M. B. Guimarães
O nosso sonho maior é participar da missão da Igreja: anunciar e testemunhar a beleza transformadora do encontro de fé com Jesus.
  BEM VIVER
O valor da consulta médica
João Carlos Martins
Chamo de sedução tecnológica o fascínio que o crescimento acelerado dos equipamentos médicos vem exercendo sobre todos, destituindo a escuta e a palavra, com tudo o que podem conter de magia.