Número 124 | 10 de julho de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Oficina de Memórias ajuda no envelhecimento ativo e saudável

Moradoras do Aglomerado Morro das Pedras apresentam para a comunidade atividades da Oficina de Memórias. O trabalho integra o Programa de Amparo à Pessoa Idosa realizado pela Caritas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em parceria com o Galpão Cine Horto. A Oficina inclui exercícios cênicos, improvisação e brincadeiras, ajudando na socialização e conquista da cidadania.

Doses de altruísmo
A carência de altruísmo é um mal generalizado. Dos ocupantes de altos cargos aos responsáveis pelos afazeres mais simples, todos podem ser afetados por essa carência que inviabiliza a solução de problemas sociais.
Quando o Espírito de Deus nos arrasta
Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
Jesus escolhe a lógica da solidariedade, fruto da experiência batismal, do sentir-se Filho, sob o poder vivificador do Espírito do Pai.
Eucaristia, Sacramento que transforma
A Igreja faz a Eucaristia, a Eucaristia faz a Igreja. A circularidade desse axioma da teologia leva à compreensão mais profunda do Mistério Eucarístico. E é no Mistério Pascal que a Trindade revela-se plenamente: o Pai confirma definitivamente que Jesus é o caminho para chegar a ele e envia o Espírito Santo, que possibilita aos homens trilhar esse caminho.

Uma nova compreensão sobre a Liturgia
Pe. Márcio Pimentel

Uma análise profunda da Constituição Sacrosanctum Concilium, carta magna da Liturgia de rito romano, nos fará perceber que, em síntese, a Liturgia é Cristo. Sua vida, sua pessoa, sua palavra e suas ações podem ser contempladas, saboreadas e vividas mediante os ritos e preces da Igreja. Assim, a “Liturgia é a encarnação do Mistério Pascal em nosso corpo”.

Ordenação e início do ministério episcopal do monsenhor Edson Oriolo
Nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, monsenhor Edson receberá a Ordenação Episcopal neste sábado, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
  Formadores de seminários participam de encontro nacional na Arquidiocese de BH
Reitores de seminários, padres formadores, psicólogos e pedagogos de todo o Brasil estarão reunidos até domingo, dia 12 de julho, na Casa de Retiros São José.
  18° Semana da Juventude no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Os jovens das comunidades de fé do Santuário irão se reunir em momentos de reflexão sobre o tema “A Força do Salvador” – de 19 a 26 de julho.
  Noturno nos Museus de BH: Muquifu tem programação especial
As principais instituições museológicas da cidade abrirão durante a noite e a madrugada para oferecer ao público programação variada com exposições, dança, música e teatro.
  PUC Minas oferece especialização em Pastoral da Cultura
O curso de pós-graduação, lato sensu a distância, em Projetos Culturais, com Ênfase em Pastoral da Cultura, está com inscrições abertas até 27 de agosto. As aulas começam no dia 14 de setembro.
  Curso de Inverno para os jovens: “Juventude, Igreja e Sociedade”
Podem participar jovens de 17 a 25 anos, das (arqui)dioceses do Regional Leste 2, que atuem na liderança dos grupos de jovens e nas coordenações paroquiais e diocesanas.
Rensp: Apostolado da Oração convida para encontro de grupos da Forania São Geraldo
O encontro será neste domingo, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, bairro Boa Vista.

Colégio Santa Maria: comunidade escolar participa de campanha solidária
As doações beneficiarão pessoas atendidos pela Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição.

Dia de Nossa Senhora do Carmo: celebrações nas paróquias - 16 de julho
A Virgem do Escapulário é celebrada com devoção na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Camargos, realiza Ciclo de Palestras
Os temas são relacionados ao direito de família, à prevenção ao abuso de drogas, educação financeira e outros.

Comunidade Villaregia convida jovens para retiro: 15 e 16 de agosto
O Retiro #UpWay, para jovens entre 16 e 26 anos, será realizado na Casa de Missão da Comunidade.

Seminaristas de todo o país reúnem-se no 2º Congresso Missionário Nacional realizado na Arquidiocese de Belo Horizonte
Alunos dos cursos técnicos em Edificações e Desenho de Construção Civil participam de visita guiada às obras da Catedral Cristo Rei
Papa pede uma economia a serviço dos Povos
O Santo Padre ressaltou que os 3 Ts vão além do que representam (Terra, Teto e Trabalho). “Devem compreender o acesso à educação e à saúde”, em uma democracia participativa.
  VOCAÇÕES
Discipulado, dom e tarefa
Ir. Andréa dos Santos Lourenço
Diante da constatação de que Judas se tornou traidor, sinto-me interpelada a lançar-me um sério questionamento: No que estou me tornando? Tenho me empenhado em me tornar discípula?
Comunicação integrada ou estragada?
Luiz Antônio Gaulia
Uma comunicação realmente integrada exige equipes sem barreiras, sem disputas de poder, de egos e de vaidades. Exige um processo no qual todos se sintam ganhadores quando o trabalho sair bem feito.
  CIDADANIA
O consumo e a formação das crianças
Marici Ferreira
Não é fácil educar as crianças para o consumo. Além de questões de ética e moral, hoje é preciso pensar em questões ambientais e de responsabilidade social.