Número 111 | 10 de abril de 2015

MINHA PARÓQUIA É UM BOM EXEMPLO
Grupo de Apoio a Perdas ajuda na vivência do luto

A Paróquia Santa Efigênia dos Militares ajuda a comunidade ao acolher o Grupo de Apoio a Perdas e com o trabalho de suas pastorais. Enquanto o Gaper oferece suporte emocional a pessoas que vivenciam o luto, por meio da partilha das experiências de perda, as pastorais as ajudam nos mais diversos aspectos de suas vidas.

Em busca da alegria
É um erro entender que a alegria está na superficialidade do que dá prazer. Nesse equívoco, a humanidade se afunda numa lógica perversa de disputas e de perda do sentido da verdade e do bem.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos (Sl 18,24)
Pe. Márcio Paiva
A ressurreição de Jesus é a certeza da vitória também para todo aquele que crê. N’Ele se realiza o desejo mais profundo do ser humano à verdadeira alegria e à verdadeira vida.
Tempo pascal
Ao longo dos 50 dias subsequentes ao Domingo da Ressurreição, a Igreja vivencia o Tempo Pascal, até o Domingo de Pentecostes. Na primeira semana da Páscoa, ou Oitava da Páscoa, os textos lidos na liturgia da Palavra estão todos voltados para a reflexão sobre as aparições de Jesus. Assim como os discípulos e as mulheres de seu tempo, todos nós somos convidados a permanecer na alegria do encontro com o Ressuscitado.

Liturgia da Palavra - um rito de aliança
Pe. Márcio Pimentel

Por que e para que a Igreja tem uma Liturgia da Palavra? Queremos aprofundar estas e outras questões utilizando como caminho um método de estudo que denominamos “mistagógico”, construído a partir de cinco passos. Hoje, começaremos por apresentar uma breve descrição do rito e sua fundamentação bíblica.

12 de abril - Domingo da Divina Misericórdia na Tenda Cristo Rei
A Arquidiocese de BH, em comunhão com a Igreja em todo o mundo, celebra a Festa da Divina Misericórdia. Na Tenda Cristo Rei, uma programação especial foi preparada para os fiéis.
  Jovens são convidados a serem sinais do Reino de Deus
Com a Jornada Arquidiocesana da Juventude, a Igreja quer sensibilizar os jovens a serem solidários com iniciativas que visem à transformação social, à luz dos valores do Evangelho.
  Encontro Arquidiocesano de Catequese
“O Evangelho da Alegria do Papa Francisco” é o tema desse encontro que terá, também, estudos, partilhas e celebração. Inscrições com a coordenação forânea ou na Região Episcopal.
  Comissão de Liturgia oferece curso de Pastoral Litúrgica
O curso é organizado pela Comissão de Liturgia da Arquidiocese de BH, e destina-se a integrantes da Pastoral e das equipes de liturgia - 11 de abril, no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz.
  Terço dos Homens de Sabará celebra aniversário - 18 de abril
A programação começa às 17h, com Missa em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Às 18h, os fiéis saem em procissão até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
  Congresso Nacional de Seminaristas na PUC Minas
O evento será realizado em julho, e deve reunir cerca de 300 participantes entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.
Comissão das Comunidades Eclesiais de Base reúne-se na Rensc
Os representantes das CEBs tem como objetivo articular o próximo Encontro Regional.

Rensa oferece Formação para Pastoral do Dízimo
Podem participar agentes de pastorais e representantes das paróquias e comunidades da Região.

Encontro do Terço dos Homens na Paróquia Santa Clara e São Francisco
O evento será no domingo, na comunidade São Vicente de Paulo e Nossa Senhora de Fátima.

Projeto de Iniciativa Popular pela Reforma Política é tema de debates na PUC Minas
Entre as propostas do Projeto, está o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais.

12 de abril - Recital na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
A Basílica recebe a organista Edite Rocha, no programa "Recitais em Lourdes".

TV Horizonte: Projeto Caixa Acústica apresenta talentos da Música Mineira
As apresentações continuam no dia 14 de abril, no Teatro Santo Agostinho.

Inscrições abertas para Encontro de Secretárias e Secretários paroquiais da Rensc
O evento será na próxima terça-feira, dia 14, de 8h30 às 16h, na Igreja Nossa Senhora da Paz.

Formação para Atendentes e Secretários Paroquiais
O curso visa aprimorar a atuação desses profissionais. Inscrições de 6 de abril a 13 de julho de 2015.

ImageM da semana
Alunos e colaboradores da PUC Minas celebram a Páscoa do Senhor
Com a vida das crianças não se brinca
Na catequese da semana, o Papa Francisco disse que todos os adultos são responsáveis pelas crianças, e que cada um deve fazer o possível para mudar a situação de quem vive marginalizado.
  VOCAÇÕES
Missão na Amazônia
Irmã Ellen Carniélo Gasparelo
Viver a vida religiosa consagrada neste chão é renovar a alegria de uma vida entregue e partilhada, acreditando que o Reino que já se apresenta vai aos poucos se tornando mais visível.
O elo perdido: sobre a falácia da redução da maioridade penal
Robson Sávio Reis Souza
Embora a dor de quem perde um parente vítima da violência praticada por um menor seja legítima, há outros fatores a serem considerados.
O líder ideal
Caroline de Moraes
Muito é falado hoje em dia que uma forma eficaz de liderar é pelo exemplo. Então, se você compreende o porquê do chamado e considera-se líder, que exemplo você deveria dar?